terça-feira, 26 de abril de 2011

Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos reúne com ONG Reluvida




Na manhã de hoje (26), a Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos recebeu o presidente da ONG Reluvida, Bertoldo Soares, para tratar de alguns assuntos pertinentes a esta instituição. Vários integrantes da ONG estavam presentes. A vereadora Sônia Leite também prestigiou a reunião. Bertoldo explanou para os vereadores que a ONG Reluvida não está contemplada no Plano de Ações e Metas do Poder Executivo Municipal, que esta instituição não está mais recebendo uma ajuda de alimentação (sacolão) por parte da Prefeitura de Bagé e que uma máquina de fazer estampas em camisetas, que pertence a ONG e deveria estar na sede do Sistema de Atenção Integrada a Sexualidade (SAIS), não está em posse dos mesmos.


A vereadora Jussara Carpes, em seu pronunciamento, relembrou a parceria firmada entre a Câmara de Vereadores de Bagé, através desta comissão, com as empresas que realizam o Transporte Coletivo em Bagé Anversa e Stadtbus, que concederam cartões de passagens de ônibus para os portadores do Vírus HIV/Aids em tratamento e questionou o presidente da ONG se esta ação ainda estava ocorrendo. Bertoldo disse que a parceria não estava mais em vigor. Devido a esta negativa, a vereadora Jussara sugeriu que a comissão marque uma reunião com os gerentes das empresas de transporte coletivo para tentar retomar tal parceria. A vereadora relembrou também outra ação desencadeada pela Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos em benefício dos portadores do Vírus HIV/Aids – emenda a Projeto de Lei (PL) que concede passe livre no transporte coletivo municipal aos portadores de HIV/Aids em tratamento. “O que mais me preocupa é que estas coisas são repetidas. Penso que é uma questão para o Ministério Público. Ninguém está pedindo favor”, desabafou a edil.
Adriana Lara pensa que os integrantes da ONG devem se qualificar. “Nós temos direitos e temos deveres. Um desses deveres é participar dos cursos oferecidos pela prefeitura”.


A vereadora também informou que a emenda ao PL que isenta os portadores do Vírus HIV/Aids, que estão em tratamento, de pagarem a tarifa cobrada pelas empresas que realizam o transporte coletivo em Bagé está tramitando na Câmara de Vereadores de Bagé e com grandes chances de ser aprovada. Jussara sugeriu que seja realizada uma parceria entre a ONG e a prefeitura no que se refere à compra das camisetas produzidas pela organização.
Ficou definido que a assessoria dos vereadores irá marcar agendas com a secretária Municipal de Saúde, Valéria Rodrigues, com os gerentes das empresas que realizam o transporte coletivo em Bagé e com a coordenadora de programas da Secretaria Estadual de Saúde, Sandra Fagundes, em datas a serem confirmadas.

Nenhum comentário: