quarta-feira, 15 de julho de 2009

Legislativo debate o Plano de Carreira do Funcionalismo Público Estadual

Audiência Pública contou com ótima participação popular

A baixa temperatura da manhã de ontem, dia 15 de julho, não impediu que o plenário da Câmara de Vereadores ficasse completamente lotado com a Audiência Pública que debateu o Plano de Carreira do Funcionalismo Público Estadual proposto pela governadora do Estado. Esta audiência, proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos, que tem como integrantes as vereadoras Jussara Carpes, Adriana Lara e Sonia Leite, teve seu inicio às 9h e se estendeu até as 10h30min. Cerca de 160 pessoas, entre professores, alunos e integrantes de outros segmentos da sociedade, participaram deste evento. A 13ª Coordenadoria Regional de Ensino foi convidada a participar desta audiência porém, não enviou nenhum representante. A vereadora Adriana Lara não pode comparecer na atividade, mas encaminhou um documento explicando os motivos da sua ausência. Este documento foi lido pela vereadora Jussara, que coordenou os trabalhos desta atividade.
Jussara iniciou sua explanação dizendo que este plano pretende retirar conquistas adquiridas há anos pelo funcionalismo público estadual. “Este Plano retira direitos que ao longo do tempo foram conquistados pela categoria arduamente. O Estado tem que prover melhorias na qualidade de vida das pessoas e o déficit zero está tirando esta qualidade. Não existe outra profissão que não passe pela educação”, argumentou a parlamentar.
O diretor do CPERS – Sindicato, Orlando Marcelino da Silva Filho, manifestou que este plano de carreira não significa apenas redução de salários e de férias. Para ele, estão embutidos também, vários indícios de privatização do ensino público do Rio Grande do Sul.
A presidente do 17º Núcleo do CPERS, Ana Lucia Cabral, disse que o atual governo abriu precedente para que a categoria fique a mercê de futuros governos.

A importância de um canal de debate
Orlando ressaltou a importância do Poder Legislativo ter oportunizado a população de Bagé a possibilidade de debater sobre este tema tão polêmico. “Para nós é importante fazer este debate com a base parlamentar e desta forma atingir a base dos partidos e da comunidade”, pensa o diretor sindical. Ana Lucia Cabral disse que o legislativo cumpriu com a sua função. “Acho que a Câmara de Vereadores exerceu seu princípio de democracia, abrindo o debate para ambos os lados. Foi de extrema importância”, declarou Ana Lucia.
Logo após estas manifestações, a palavra foi aberta ao público. Às 11h de hoje, dia 16 de julho, haverá uma manifestação na cidade de Porto Alegre, em frente ao Palácio Piratini. A orientação é que todos manifestantes estejam vestidos com roupas pretas.

Nenhum comentário: