quinta-feira, 9 de julho de 2009

Comissão Especial do Bi-Centenário inicia a discutir os 200 de Bagé


Jussara pensa que os 200 anos de Bagé devem ser comemorados o ano inteiro
A Comissão Especial do Bi-Centenário de Bagé, presidida pela vereadora Jussara Carpes e composta pelos vereadores Ivan Casartelli e Adriana Lara, se reuniu ontem, dia oito de junho, às 10h, na Câmara de Vereadores, juntamente com o jornalista e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Orlando Carlos Brasil e o pesquisador, Cláudio de Leão Lemieszek, para dar início às discussões da formatação das comemorações dos 200 anos da Rainha da Fronteira, que se dará em 17 de julho de 2011. Tanto Orlando, quanto Claudio, possuem projetos para tal evento. O intuito desta comissão é sistematizar os projetos destas e de outras personalidades e realizar uma discussão coletiva com os diversos segmentos sociais e culturais de Bagé para montar a estrutura das atividades do Bi-Centenário deste município.
Jussara salientou a importância desta sistematização. “Nós temos que tentar sistematizar estes projetos, estas linhas de trabalho, para realizar, de uma forma efetiva, as comemorações dos 200 anos de Bagé”, enfatizou a vereadora. Orlando, em sua explanação, sugeriu que o Poder Legislativo seja parceiro de um concurso literário, a nível nacional, encampado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Este concurso será dividido em 10 eixos temáticos. O vencedor terá sua obra publicada. Dos 1000 exemplares que serão publicados para o melhor autor, 500 serão doados para escolas da rede pública, 250 para entidades parceiras e 250 ficarão em posse do autor.
Brasil irá encaminhar oficialmente, para esta comissão, um documento com os custos do concurso e outro documento com o projeto específico para as comemorações dos 200 anos de Bagé. Lemieszek declarou perceber boas intenções de várias pessoas com relação a esta comemoração, mas pensa que para o sucesso deste evento deve haver uma sistematização de ações. Ele disse também, que este projeto deve ter como intenção o resgate do orgulho de ser bajeense. “O bajeense deve ter orgulho de sua terra, o orgulho do que aqui foi feito... o orgulho das pessoas que construíram esta cidade e dos que estão construindo esta cidade. Os 200 anos é um bom momento para que se regenere este sentimento”, argumentou o pesquisador. Jussara encerrou dizendo que esta comemoração será a dos 200 anos de Bagé e que por isso, não se pode pensar apenas na semana, mas sim no ano inteiro. “Será o ano de Bagé”, reforçou a vereadora.
A próxima reunião desta comissão especial ficou agendada para o dia 15 deste mês, às 10h, na Câmara de Vereadores. Este encontro contará com a presença de Orlando Carlos Brasil, Claudio de Leão Lemieszek, Heloisa Morgado e Claudio Boucinha. Estes dois últimos irão apresentar seus projetos para as festividades do Bi-Centenário de Bagé.

Nenhum comentário: