segunda-feira, 20 de julho de 2009

Criada nova associação para lidar com os resíduos de Bagé

A diretoria da associação, juntamente com Jussara Carpes e Alexandre Mello, no momento da posse


Tomou posse, na noite de quinta-feira, dia 16 de julho, a diretoria da Associação dos Catadores e Recicladores de Bagé (Acerba). A posse da associação aconteceu ao final de uma reunião com o secretário de Meio Ambiente Alexandre Mello e com a vereadora Jussara Carpes, ocorrida nas dependências da Câmara de Vereadores. A eleição desta diretoria ocorreu na noite anterior, no mesmo local, em uma reunião de catadores e recicladores de lixo com a vereadora Jussara e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM).
Desde o final do mês de abril, Jussara vem intermediando reuniões entre a SMAM e um grupo de catadores e recicladores, com o intuito de qualificar a coleta de resíduos realizada em Bagé e defender esta atividade que sustenta muitas pessoas e desempenha enorme contribuição para o município. Desde o princípio, o Poder Executivo Municipal se mostrou interessado em contribuir com esta iniciativa.
Nestes dois encontros, o grupo reivindicou um local apropriado para o armazenamento de resíduos contagiosos, uma ajuda periódica para catadores e recicladores e apresentaram um projeto que visa reduzir drasticamente a quantidade de lixo na cidade. Alexandre se comprometeu de estudar, juntamente com um corpo técnico, a viabilidade da prefeitura encampar estas reivindicações.
A idéia da prefeitura é qualificar esta atividade, dando melhores condições para catadores e recicladores trabalharem – aquisição de luvas, botas de borracha, capas de chuva, carrinhos, entre outros equipamentos. Antes de quarta-feira, dia 15 de julho, a Asmar, associação que trabalha no lixão, era a única entidade deste segmento que atuava na Rainha da Fronteira.
A próxima reunião da SMAM com este grupo esta agendada para seis de agosto, às 19h, na Câmara de Vereadores. Este encontro poderá contar com a presença do prefeito Luis Eduardo Colombo dos Santos.

Nenhum comentário: