quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Jussara Carpes: paixão por Bagé

Em quase um ano de mandato como vereadora de Bagé, Jussara Carpes honrou os 2.386 votos obtidos nas eleições municipais de 2008, atuando com muito trabalho e competência. A parlamentar conseguiu conciliar um trabalho extremamente técnico na produção de leis com um trabalho de base política, dialogando com as diversas comunidades de Bagé. Devido a esta preocupação com os bairros da Rainha da Fronteira, foi chama de vereadora “vileira” em reportagem de um jornal regional. Claro que a expressão acima referida tem uma conotação positiva, pois Jussara sempre esteve nas comunidades, atenta às demandas da população.

Participação nas comissões

Jussara participa de nove comissões. A vereadora preside as Comissões de Orçamento, Finanças e Contas, Legislação Participativa, Bi-Centenário e Patrimônio. A parlamentar integra, ainda, a Comissões de Educação, Cultura e Direitos Humanos, Comissão Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Comissão Especial da Juventude, Comissão de Agricultura e Pecuária e Comissão Temporária da Barragem Arvorezinha. Nestas inúmeras comissões, Jussara atuou de forma incansável na produção de legislações e promoção de atividades em áreas que necessitavam de uma intervenção do Legislativo bageense. Vale lembrar as atividades em defesa dos portadores de DST’s Aids, as caminhadas no combate a violência sofrida pelas mulheres, a conquista de cartões de transporte coletivo para os portadores de HIV, a participação no grupo de trabalho que reformulou o plano de carreira dos professores municipais, a garantia de aumento do vale alimentação dos servidores do município, de verba no orçamento de 2010 para a construção de uma ponte no bairro Castro Alves, a inclusão no Plano Plurianual de abertura de rubrica para o Fundo Municipal do Patrimônio e Fundo Municipal de Cultura, além de inúmeras outras ações pontuais que beneficiaram a população de Bagé.
Requerimentos

Devido à estreita relação com as comunidades de Bagé estabelecidas e cultivadas neste primeiro ano de mandato, Jussara protocolou dezenas de requerimento com o intuito de combater mazelas nos quatro cantos desta cidade. Nestas solicitações, a edil pontuou o patrolamento de várias vias de Bagé, a limpeza de áreas, a manutenção de bocas de lobo, a colocação de abrigos de ônibus, a colocação de lixeiras, manutenção da iluminação pública, limpeza de valetas, entre outras. Um requerimento produzido pela parlamentar que merece destaque, foi a solicitação do cumprimento de lei no que se refere a existência de vagas de estacionamento para portadores de deficiência. Tal solicitação foi atendida pelo Poder Executivo Municipal. No que tange a fiscalização, uma das principais atribuições de um vereador, a parlamentar requereu informações sobre as verbas investidas no Programa Fome Zero e os novos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. Jussara trabalhou em defesa da população desta cidade de várias outras formas, sempre com muita dedicação e respeito.

Projetos de Lei

No que se refere a legislações, Jussara propôs inúmeros Projetos de Lei que visam atender as demandas da sociedade bageense. Ganha destaque o projeto que institui, nos logradouros de Bagé, Estacionamento Rotativo Pago, o projeto de Consolidação das Leis municipais, projeto que instituiu o Memorial do Legislativo, o Portal da Transparência no Legislativo, Combate ao enriquecimento ilícito, emenda na lei do Conselho Municipal do Patrimônio de Bagé (Compreb), Projeto de Resolução que instituiu a Comenda Bagé 200 anos, entre outros de igual importância. Outra ação, que não foi criada através de lei, mas que está dando uma eficaz resposta aos anseios culturais do Rio Grande do Sul, foi o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultura, a qual Jussara foi propositora. Jussara realizou bastante neste primeiro ano atuando como vereadora de Bagé. Mas no ano que se inicia, a vereadora quer fazer mais e melhor. Só trabalha desta forma quem ama o que faz. E Jussara tem paixão por Bagé.

Nenhum comentário: