quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Estacionamento Rotativo Pago

Em março deste ano, a vereadora Jussara Carpes protocolou Projeto de Lei (PL) que autoriza o Poder Executivo a criar, nas ruas e logradouros públicos Municipais de Bagé, áreas de estacionamento rotativo pago e dá outras providências. A parlamentar proporcionou um amplo debate sobre o tema em programas de rádio, com a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), com o Poder Executivo Municipal, com outras entidades e com a população em geral. Tal projeto entrou na pauta das discussões da sessão ordinária do dia 17 de dezembro, em caráter de urgência. Esta matéria seria votada em caráter extraordinário, juntamente com mais 12 projetos, dia 21 deste mês. Mas o vereador Divaldo Lara, integrante da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas, pediu a retirada deste PL da pauta desta votação extraordinária. Esta matéria prevê que o Poder Executivo Municipal destine áreas especiais para o estacionamento de veículos automotores de passageiros, por tempo limitado. Este estacionamento será mediante pagamento de tarifa para sua ocupação, fixada, através de decreto, pelo Executivo Municipal.
Serão instituídos locais, denominados “área branca”, onde os veículos poderão estacionar, por tempo limitado, sem o devido pagamento de taxa. O sistema de estacionamento rotativo pago de veículos denomina-se “área azul”. Estas são algumas proposições desta lei que incide em uma gama de outras áreas. Jussara acredita que Bagé não foi planejada para comportar a atual frota. Outro fator que legitima esta proposição, segundo a parlamentar, é a histórica concentração de serviços, recursos e atividades humanas na região central da cidade.
Sobre o adiamento da votação deste projeto para 2010, Jussara respeita o posicionamento do vereador Divaldo, mas pensa que este processo poderia ter sido encaminhado de uma outra forma. “Poderíamos ter emendado este projeto e atendido as melhorias necessárias. Mas respeito o posicionamento do vereador Divaldo Lara em querer discutir mais esta matéria e produzir melhorias. Nós já estamos com isso maturado e gostaríamos que a população já estivesse se adaptando a este novo modelo”, posicionou-se a vereadora.

Nenhum comentário: