sábado, 26 de setembro de 2009

Jussara palestra sobre patrimônio Cultural e defende uma cidade com menos poluição visual

Ao final da palestra, Jussara foi muito aplaudida pelos presentes no evento
A vereadora e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Jussara Carpes, palestrou às 16h de sexta-feira, dia 25 de setembro, no Teatro da Escola Estadual Justino Quintana, sobre Patrimônio Cultural. Esta palestra integrou as atividades do Seminário Regional de Educação Ambiental do Bioma Pampa – ocorrido dias 25 e 26 deste mês.
A apresentação da vereadora teve enfoque na poluição visual de Bagé. Jussara mostrou o quanto às placas publicitárias escondem a beleza dos patrimônios edificados da cidade. “É possível fazer publicidade sem ferir e ser tirar a beleza de nossos patrimônios edificados”, pensa a vereadora. A parlamentar também pontuou, durante sua explanação, sobre a Lei Cidade Limpa, que foi adotada em grandes centros urbanos como São Paulo, entre outros. Esta lei vai de encontro à palestra de Jussara, pois visa despoluir visualmente as cidades. “Nós temos que mudar o nosso olhar sobre os patrimônios”, opinou.
A parlamentar argumentou sobre a insegurança que a população esta sujeita devido ao uso de algumas destas placas publicitárias. “Estando vereadora, quero melhorar o visual da nossa cidade e dar segurança aos pedestres”, afirmou Jussara, que também falou sobre a preservação das paisagens e da memória cultural de Bagé.
A vereadora também apresentou, de forma sucinta, o trabalho realizado, há cerca de dois anos, pela publicitária Denise Aristimunha de Lima e pela arquiteta Juliana de Oliveira. Neste trabalho, estas duas profissionais mostram como é possível usar a publicidade de uma forma que esta não agrida o patrimônio edificado localizado no centro de Bagé. Jussara encerrou sua explanação agradecendo a oportunidade. “Foi mais um aprendizado estar aqui dialogando com vocês”.
Integrou a mesa dos trabalhos, além de Jussara, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Melo e a secretária de Cultura, Roseli Safons do Couto. Segundo Alexandre, a idéia é que este seminário tenha outras edições nos anos seguintes.

Nenhum comentário: