terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dia do Patrimônio é comemorado através de sessão solene

Elvira Nascimento entregando o documento para Jussara


Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 31 de agosto, após a sessão ordinária, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Patrimônio. Esta sessão foi uma proposição da vereadora Jussara Carpes, realizada no início de agosto. Participaram desta atividade o secretário de Habitação, Augusto Nadal, a secretária de Cultura, Roseli Safons, a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio de Bagé e do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, Heloisa Morgado, a presidente da ONG Pró Santa Thereza, Maria Teixeira da Luz, a presidente do Ecoarte, Elvira Nascimento, o major Sérgio, a coordenadora do curso de Arquitetura da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Vera Maria Ramos, vários professores e Alunos do curso de Arquitetura da Urcamp, entre outros representantes da sociedade bageense.
Em sua explanação, Jussara realizou um resgate histórico de vários patrimônios edificados de Bagé e contextualizou estes com o desenvolvimento da Rainha da Fronteira. Esta verbalização histórica foi enriquecida com imagens (fotos antigas) destes patrimônios. Nesta explanação, a vereadora homenageou a senhora Ierece Belmonte Moglia, conhecida popularmente como Cêcê, por seu trabalho e dedicação na área cultural e da preservação patrimonial.
Heloisa Morgado parabenizou o legislativo bageense pelo olhar sensível que esta tendo para com o patrimônio desta cidade. Já Maria Teixeira da Luz disse que Jussara foi muito feliz em homenagear, em seu discurso, a senhora Ierece Belmonte Moglia.
Elvira do Nascimento entregou para os vereadores presentes na sessão, um documento com várias reivindicações que visam alavancar a cultura de Bagé e a preservação dos patrimônios desta cidade. Tal documento foi lido por Jussara. O presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Machado, parabenizou Jussara pela proposição da realização desta sessão solene e disse que a parlamentar, enquanto secretária de Cultura (gestão 2005/2008), revolucionou na questão de preservação patrimonial e que segue desempenhando tal ação enquanto vereadora de Bagé.

Nenhum comentário: