quinta-feira, 29 de março de 2012

Vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara homenageiam entidades que participaram do Carnaval dos 200 anos




Será realizada nesta sexta-feira (30/03/12), a Sessão solene, às 19h30, proposta pelas Vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara em homenagem às entidades carnavalescas que participaram do carnaval 200 anos de Bagé.

Segundo uma das vereadoras proponentes da sessão Jussara Carpes esta sessão é para homenagear todos que fizeram parte desse segmento da cultura.

- É a maior festa popular e cultural do Brasil e estamos prestando homenagem para os que fizeram isso acontecer no carnaval dos 200 anos de Bagé.

Jussara ainda ressalta que esta sessão vêm ao encontro de contar mais uma página de história.

- Nestes 200 anos do município nada mais justo homenagear estes trabalhadores da cultura popular.

A também proponente vereadora Adriana Lara ainda salienta que a intenção é valorizar as pessoas que trabalharam para a comunidade ter um carnaval bonito e alegre.

- Os carnavalescos responsáveis de todas essas entidades representam a expressão cultural desta festa que levou para todos os bageenses alegrias e boas vibrações para começar o ano, por este motivo estamos homenageando esses profissionais.

Histórico do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século dezenove, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos vinte. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século vinte, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.


Fotos: Antonio Rocha e Rochele Barbosa

Nenhum comentário: