quarta-feira, 1 de junho de 2011

Poder Legislativo constrói sua memória

Por iniciativa da vereadora Jussara Carpes, Bagé hoje conta com o Memorial do Legislativo. Instituído em 8 de outubro de 2009, foi acolhido pelo vereador Silvio Machado, a partir das resolução 005.
FRANCISCO RODRIGUES


O Memorial, logo de início de sua implantação recebeu o apoio da Câmara de Porto Alegre, através da assinatura de um convênio de cooperação técnica, científica e cultural.
A funcionária da Câmara de Vereadores, Carmem Macedo Costa conta que o projeto foi criado para diversos fins, como elaborar e produzir documentos a partir da pesquisa de documentação histórica. Também para instruir processos, auxiliar na pesquisa da documentação histórica, viabilizando o acesso de acordo com as diretrizes superiores. Também informar e visar informações e documentos considerados históricos, opinando sobre a veracidade e autenticidade, se for o caso. Carmem diz que é, ainda, função do memorial organizar, controlar, guardar e conservar documentos históricos como atas e anais da Câmara Municipal de Vereadores. Para tanto, ela deve providenciar a encadernação e restauração de atas e anais da Câmara Municipal de Vereadores, bem como a conservação dos demais documentos do acervo histórico. O departamento se encarrega de implantar e implementar o sistema de registro e controle dos demais documentos do acervo histórico de modo que permita o levantamento de consultas e consulentes do Setor de Memorial, além de coligir dados estatísticos para elaboração de relatórios mensais e anuais. Ainda segundo Carmem, é função do setor promover eventos de cunho histórico, objetivando divulgar a história da Câmara de Vereadores de Bagé e do município. A partir de agosto de 2010 a vereadora Adriana Lara nomeou Carmem, que é funcionária estatutária, para coordenar as atividades do Memorial. Nesse período foi realizada a Mostra Itinerante sobre Patrimônio Construído e Restaurado, constituída de dez “banners” com a representação dos prédios históricos. Os expositores foram instalados no Banco do Brasil, na Caixa Federal, no Banrisul, na Estação Rodoviária, no Aeroporto Comandante Kraemer, nos hotéis Fenícia, Obinotel, Cassino, Medronha e Pizarro. Outra ação marcante foi no dia em 16 de agosto de 2010, na Sessão Solene em homenagem ao Dia do Patrimônio. Nessa data o Setor de Memorial recebeu do arquiteto bajeense radicado em Porto Alegre, Wagner Brasil, as plantas da Catedral de São Sebastião. Nelas o arquiteto se baseou para o restauro iniciado em 1990. A coordenadora acrescenta que é frequente a participação dela e da vereadora Jussara Carpes em palestras e eventos, onde explicam as funções e ações do setor. Ainda em 2010, foi solicitada ao Memorial, pela vereadora Jussara Carpes, que se fizesse uma pesquisa com as denominações femininas das vias da cidade. Com o apoio dos funcionários Matheus Campos e Vera Marisa Costa dos Santos, o levantamento foi feito dando conta de 48 mulheres homenageadas, na sua maioria bajeenses. A pesquisa foi lançada no “site” da Casa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Matéria reproduzida do Jornal Minuano do dia 27/05/2011

Nenhum comentário: