quarta-feira, 18 de maio de 2011

Câmara de Vereadores poderá ter resolução para permitir publicações que falem da cidade

ver. Jussara e presidente da Câmara de
Santa Maria

A vereadora Jussara Carpes reuniu-se hoje (18) de manhã, em Santa Maria, com a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, para buscar informações sobre resolução que permite ao legislativo daquele município custear publicações. A iniciativa, segundo a vereadora, é implantar o mesmo processo no legislativo de Bagé. A ideia partiu da carência que o município tem para com a sua história e com o resgate dela.


“A publicação de obras que falem da cidade é uma forma de popularizar e, em certa medida, eternizar a história de Bagé, sobretudo agora que completa seus 200 anos”, diz ela.


Chamada de Lei do Livro em Santa Maria, embora não se trate de lei, a resolução, criada por ato administrativo em 2004, prevê a publicação de no mínimo uma obra por ano. Em seis anos, pra se ter uma ideia, 10 já foram publicadas, numa tiragem total estimada de 7000 exemplares.


A escolha é feita por uma comissão externa, formada por integrantes da Casa do Poeta, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Santamariense de Letras. Devem tratar de temas pertinentes à cidade, não importando o gênero literário: crônica, poesia, romance ou histórico.


Além dos livros, a Câmara também consegue, por meio da resolução, criar material de divulgação institucional, diz a vereadora—presidente. Uma delas é uma cartilha. Em formato de gibi, tem conteúdo didático e é distribuída em todas as escolas municipais e em visitas à Câmara. Em 2011, por exemplo, uma revista foi confeccionada.


Nenhum comentário: