quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Manifestantes abraçam prédio histórico que estava sendo demolido na área central da cidade


Jussara durante a manifestação




Manifestantes realizando o abraço simbólico no prédio

Os manifestantes abraçando o entorno do prédio


Cerca de 30 manifestantes, aos sons de “Demolir Não” e “Viva o patrimônio”, abraçaram de forma simbólica um prédio histórico de Bagé, localizado na esquina entre a avenida Presidente Vargas e a rua Marechal Floriano. A fachada deste prédio estava sendo demolida. A vereadora Jussara Carpes, juntamente com vários integrantes do segmento cultural da cidade, participou desta atividade. O ato aconteceu por volta de 15h e se estendeu até as 16h.
A vereadora ligou para o secretário municipal de Habitação, Luiz Augusto Nadal, informando sobre o que estava ocorrendo. O secretário disse que a obra não estava liberada legalmente. Há alguns meses atrás a edil já havia denunciado a demolição de aproximadamente 18 prédios históricos situados no centro da Rainha da Fronteira. Jussara pensa que deve haver uma maior conscientização na sociedade sobre este tema. “Deve haver uma educação patrimonial. As pessoas têm que conviverem com a modernidade e com os prédios históricos”, argumentou.

Promotora vai ao local


A parlamentar ligou para a promotora Luciana Casarotto e explicou o que estava acontecendo. Em alguns minutos a promotora já estava no local. Dentro do prédio, Luciana conversou com os manifestantes. Ela irá entrar, ainda hoje, com um pedido ao juiz para suspender a obra, baseado em relatos referentes à importância histórica do prédio. Casarotto disse ainda que o Ministério Público (MP) irá intensificar a fiscalização na cidade para que casos com este não se repitam. A vereadora Jussara, juntamente com quatro personalidades ligadas ao setor cultural, foi ao MP relatar um pouco da história desta edificação, que já abrigou a Escola de Artes Odessa Macedo e a 2ª Delegacia de Polícia.

Nenhum comentário: