quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bagé perde uma grande artista

Jussara entregando a homenagem à poeta, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em março deste ano



Faleceu na tarde de ontem (30), no Hospital Militar de Porto Alegre, aos 93 anos, a escritora, poeta e patronesse da 13ª edição da Feira do Livro, Sara Ramirez Vicencio, por falência múltipla dos órgãos. Desde ontem, o corpo da artista é velado no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Hoje, às 14h, segue para a cidade de São Leopoldo, onde será cremado.

Reconhecimento

A vereadora Jussara Carpes homenageou a poeta pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Esta atividade ocorreu no início de março deste ano, no Plenário Lígia Almeida, na Câmara de Vereadores de Bagé. Em agosto deste ano, a parlamentar protocolou Projeto de Lei (PL) dando o título de Cidadã Bageense à poeta. Jussara, que está na capital gaúcha tratando de assuntos referentes ao seu mandato, participou do velório da artista. A edil considerou o falecimento de Sara Ramires Vicencio uma enorme perda para a cultura e para a sociedade bageense.

Histórico

Sara Ramirez Vicencio nasceu em Santana do Livramento. Aos cinco anos foi para Rivera, no Uruguai, onde estudou desenho, corte e costura na Escola Industrial de Montevidéu. Poetisa por vocação e opção, adotou Bagé. Entre os destaques de sua atuação como profissional está a participação no grupo de Poetas Cultura Sul. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Pegadas” e o CD “Senhoras”.Logo que veio morar em Bagé, residiu com o marido e os filhos no bairro Estrela D’alva, onde distribuía produtos homeopáticos para a vizinhança menos favorecida, ao mesmo tempo em que produzia poemas, que estiveram nas páginas de diversos jornais da região, principalmente do extinto Correio do Sul. Lançou seu primeiro livro em 1999, sob o título “Pegadas” - uma coletânea de seus poemas publicados nos jornais. Envolveu-se nas atividades do grupo Cultura Sul. Com isso, seu trabalho ganhou mais visibilidade. Sara Ramirez Vicencio foi eleita com 26, dos 59 votos depositados em uma urna no SESC, na eleição que a consagrou patrona desta edição da Feira do Livro.

Nenhum comentário: