quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reitoria da Urcamp comparece à Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos

Na manhã de quarta-feira, dia sete de julho, na Câmara de Vereadores, ocorreu mais uma reunião da Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Silvio Machado, Jussara Carpes e Sônia Leite - essa última não compareceu por estar licenciada. Na oportunidade, a comissão recebeu a reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Virgínia Brancatto de Brum e sua reitoria. O objetivo desta agenda foi tratar da atual situação que a Urcamp enfrenta.
O presidente da Comissão, vereador Silvio Machado, abriu a reunião comentando que é de suma importância esta instituição para Bagé e região, e esta comissão “está à disposição da Urcamp para buscar alternativas”. Este encontro também serviu para esclarecer as críticas realizadas pelo presidente da Associação de Professores da Fundação Átila Taborda (Aprofat), Ricardo Cougo, no dia 14 de junho. A reitora Virgínia Brum, em seu pronunciamento, afirmou que o salário dos servidores está atrasado em dois meses e meio e que a universidade enfrenta sérios problemas financeiros e inclusive com número inferior de alunos.
A vereadora Jussara Carpes reconhece a contribuição da universidade para com a sociedade bageense e região. “Sabemos o quanto a universidade contribui para o desenvolvimento de Bagé. Nós temos que pegar o problema que está dado e somar esforços”, opina a vereadora.

Reivindicações da ONG Reluvida
Na mesma data a comissão ouviu representantes da ONG Reluvida e o presidente na organização, Bertoldo Soares, que solicitou a elaboração de projeto de lei do passe livre para os portadores de HIV. Jussara pensa que esta demanda deva ser estudada para que esta parcela da sociedade seja realmente contemplada com este benefício. “Não dá para tratar desiguais de uma forma igual”, declarou a vereadora afirmando que este problema é muito mais de cunho social. Bertoldo relatou a enorme dificuldade do Poder Executivo em atender as necessidades da ONG. “Está muito difícil. Por isso nós queremos realizar outras parcerias”.
No próximo dia 20 a comissão irá receber o coordenador Regional da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com AIDS, Jaime Quiroga Berdias para explanar sobre o projeto reivindicado pela ONG. A assessoria legislativa da Câmara de Vereadores também agendará reunião da comissão com a secretária de Saúde, Valéria Rodrigues, para esclarecer a situação do atendimento do Poder Executivo para com os portadores de HIV.

Nenhum comentário: