quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jussara participa de reunião da Comissão Regional de Apoio à Implantação da Casa de Acolhida para Dependentes Químicos

Em reunião realizada na Sala das Comissões Técnicas, Vereador Remídio Garcia, na tarde de segunda-feira (19), a presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, vereadora Adriana Lara, agradeceu os integrantes da Comissão Regional de Apoio à Implantação da Casa de Acolhida para Dependentes Químicos. A vereadora Jussara Carpes integra esta comissão e participou deste encontro. A comitiva de Bagé, que na semana passada visitou Brasília, teve êxito e garantiu a viabilização da Casa pelo Ministério da Saúde.
A mobilização partiu do gabinete da presidência, que organizou em maio passado o 1º Fórum Regional de Combate ao Crack. No evento, a vereadora recolheu uma moção de apoio dos prefeitos da região, o que foi primordial para o sucesso da ação. Conforme Adriana, o coordenador nacional de Políticas Públicas da Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado, Bagé será a sede de um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.
A iniciativa prevê que a Casa acolha somente usuários voluntários, com trânsito no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e com internação limitada de no máximo 90 dias. O Sistema Único de Saúde apóia projeto semelhante em Sergipe.
Adriana lembra que o custeio estrutural da futura casa de passagem será bancado pelo Ministério, restando à Prefeitura de Bagé estabelecer o convênio, e viabilizar um local para abrigar o prédio. A estimativa é que em cerca de cinco meses a casa já esteja em funcionamento.
A comitiva que visitou Brasília foi formada pelos vereadores Adriana Lara, Divaldo Lara, Aura Stella Pereira, Sílvio Machado, o prefeito Luis Eduardo Colombo, os coordenadores do CAPS AD, Rosiclei Machado e o médico Ronaldo Carvalho e a Secretária de Saúde, Luísa Valéria Rodrigues.

Nenhum comentário: