quarta-feira, 23 de junho de 2010

Presidente da Aprofat presta esclarecimentos à Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos

Vereadores atentos a explanação do presidente da Aprofat



A Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Jussara Carpes, Silvio Machado e Sonia Leite, recebeu na manhã de ontem, dia 22 de junho, o presidente da Associação de Professores da Fundação Átila Taborda (Aprofat), Ricardo Cougo, que explanou sobre a atual situação financeira da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). No dia 14 deste mês, Ricardo já havia, durante a sessão ordinária deste dia, utilizado a tribuna da Câmara de Vereadores para explanar sobre tal tema.
O vereador Silvio Machado, presidente desta comissão, disse que o interesse da comissão é ajudar a universidade a solucionar este problema financeiro enfrentado. Cougo declarou que a Urcamp possui uma divida (passivo descoberto) de R$ 100 milhões. “Fizemos todos os esforços para mediar à situação, sem que agravasse os problemas enfrentados pela universidade”, informou. Conforme ele, o problema da instituição é institucional e administrativo, por tanto tem várias variáveis.

Compromissos

Segundo o presidente da Aprofat, a Urcamp fez alguns compromissos como, por exemplo, pagar uma folha salarial para os funcionários ao mês, informar a Associação sobre os funcionários, cargos ocupados, funções de cada funcionário e salários, entre outros compromissos. Tudo isso para que a Aprofat consiga ter uma real visão da situação administrativa que se encontra a universidade. “Existe uma necessidade de ações e ações que mexam com a situação institucional e administrativa da universidade”, pensa o professor, que também questionou as condições da Urcamp seguir sendo um universidade e informou que foi criado um fórum para debater a situação da instituição.

Pagando em dia

O professor informou que cerca de 80% dos alunos da universidade estão pagando em dia suas mensalidades e que programas federais como o Proesc, dão significativa ajuda para a Urcamp. Para a vereadora Jussara Carpes, a primeira atitude a ser tomada é cortar despesas. “Não adianta ficar jogando com barriga e pensando em uma solução”, declarou. A edil pensa que a universidade deve ter a responsabilidade de se auto-avaliar. “Se for preciso dar um passo atrás, que o façamos”, disse a vereadora, sugerindo que, se necessário, a Urcamp retroceda do status de universidade para o de faculdade. Depois de suas colocações, Ricardo respondeu a vários questionamentos feitos pelos vereadores.
A assessoria legislativa da Câmara de Vereadores vai entrar em contato com a reitora da Urcamp e agendar uma data para que esta compareça em uma reunião da comissão para expor a versão da instituição.

Nenhum comentário: