sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comissão irá buscar recursos para implantar clínica de recuperação de dependentes químicos na região

Jussara defendeu a regionalização deste debate
Representantes de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Santana do Livramento e Bagé, participaram, na manhã de quinta-feira, dia 13 de maio, do 1º Fórum Regional de Combate ao Crack. O evento foi uma proposição da presidente do Legislativo bageense, vereadora Adriana Lara, e buscou alternativas e ações regionais para o enfrentamento ao avanço do consumo deste entorpecente e implantação de uma Comissão Regional para a instalação de uma clinica de recuperação para dependentes químicos.
Participaram da mesa de debates o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Samuel da Silva Ricordi, o delegado Regional de Polícia, Sezefredo Lopes, a secretária de Saúde de Bagé, Luisa Valéria Rodrigues, a representante do comando do 6º regimento de Policia Montada, Capitã Sulenir Abreu da Rosa, o médico Ronaldo Carvalho e a vereadora proponente do fórum.
Durante o evento foi apresentado um vídeo sobre o crack, disponibilizado pela Polícia Civil e que será reproduzido para escolas e entidades interessadas. O áudio visual mostrou a realidade dos usuários desta droga que combina entre seus componentes, folha de coca, cimento, soda caustica, ácido sulfúrico, amônia, gasolina, cal virgem, entre outras substâncias.
Adriana avaliou o fórum como extremamente positivo, uma vez que reuniu as forças da região em prol da luta pela instalação da clinica. “Precisamos nos basear em três eixos: prevenção, repressão e uma capacitação para o tratamento através da implantação da clinica especializada e pública. Os dados apresentados sobre o crack são assustadores”.
A vereadora Jussara Carpes salientou que regionalizar a discussão é uma das formas de agilizar soluções para o problema do Crack. Ela afirmou que é preciso aumentar o conjunto de ações públicas, através de políticas de atendimento. "Hoje todas as camadas sociais estão expostas a essa epidemia. Precisamos discutir com a sociedade e apontar alternativas para enfrentar o problema.", sugeriu a parlamentar.
No final do evento foi formada a comissão que irá tratar da instalação de uma clínica para dependentes de droga e buscará recursos para a concretização desta unidade de tratamento. Também ficou definido que será enviado para os legislativos e Executivos de cidades da região o pedido de assinatura de moção de apoio que será encaminhada para a Conferência Estadual de Saúde Mental.

Nenhum comentário: