sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comissão buscará recursos para a criação de clínica de dependentes químicos

Representantes de Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Santana do Livramento participaram, na manhã do dia 13 de maio, do 1º Fórum Regional de Combate ao Crack. O evento foi uma proposição da presidente do Legislativo bageense e buscou alternativas e ações regionais para o enfrentamento ao avanço do consumo de entorpecentes e constituição de uma Comissão Regional para a mobilização e instalação de uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Participaram da mesa de debates, autoridades Militares, Civis e da área da S a ú d e .
Durante o evento foi apresentado um vídeo sobre o crack, disponibilizado pela Polícia Civil e que será reproduzido para escolas e entidades interessadas. O áudio visual mostrou a realidade dos usuários desta droga que combina entre seus componentes, folha de coca, cimento, soda caustica, ácido sulfúrico, amônia, gasolina, cal virgem, entre outras substâncias. Foi palestrante o Dr. Ronaldo Carvalho, responsável pelo Centro Atenção Psicosocial Álcool e Drogas.
A vereadora proponente avaliou o fórum extremamente positivo, uma vez que reuniu as forças da região em prol da luta pela erradicação do Crack. “Precisamos nos basear em três eixos: prevenção, repressão e uma capacitação para o tratamento através da implantação da clinica especializada e pública. Os dados apresentados sobre o crack são assustadores" .
A vereadora Jussara Carpes salientou que regionalizar a discussão é uma das formas de agilizar soluções para o problema do Crack. Ela afirmou que é preciso aumentar o conjunto de ações públicas, através de políticas de atendimento. "Hoje todas as camadas sociais estão expostas a essa epidemia. Precisamos discutir com a sociedade e apontar alternativas para enfrentar o problema", sugeriu a parlamentar.
No final do evento foi formada a comissão que irá tratar da instalação de uma clínica para dependentes de droga e buscará recursos para a concretização desta unidade de tratamento. Também ficou definido que será enviado para os legislativos e Executivos de cidades da região o pedido de assinatura de moção de apoio que será encaminhada para a Conferência Estadual de Saúde Mental.

Nenhum comentário: