sexta-feira, 19 de junho de 2009

Apoio aos ex-funcionários da Comercial de Alimentos Piratini

A vereadora e líder da bancada do PT no legislativo municipal, Jussara Carpes, juntamente com o vereador Divaldo Lara, participou, no final da tarde do dia cinco de maio, no plenário da Câmara de Vereadores de Bagé, de uma reunião com 25 ex-funcionários da antiga Comercial de Alimentos Piratini, um abatedor que funcionava nas dependências do antigo Frigorífico de São Domingos. Desde 1996, quando esta empresa decretou falência, cerca de 150 funcionários ficaram sem receber direitos trabalhistas e alguns meses trabalhados. Muitos destes trabalhadores acionaram a justiça contra o abatedouro. Segundo Orlando Menezes Madeira, que desempenhava a função de supervisor do frigorífico, muitos destes processos estão arquivados. Devido à situação de desinformação sobre este processo, Orlando, no início do mês de maio, procurou estes dois parlamentares para que eles ajudassem os trabalhadores a elucidar este caso. Os edis aceitaram o desafio. “Agora nós estamos confiando que a Jussara e o Divaldo possam ajudar a resolver este problema”, declarou confiante Orlando.
Breve histórico do abatedouro
A Comercial de Alimentos Piratini iniciou suas atividades no dia 1º de dezembro de 1992. Quase 11 meses de sua inauguração, dia 21 de outubro de 1993, o estabelecimento fechou suas portas pela primeira vez. Três anos depois disto, dia 26 de novembro de 1996, o abatedouro abriu suas portas novamente. Cerca de dois meses depois encerrou definitivamente suas atividades.
A reunião
Durante a reunião, que durou cerca de uma hora, os funcionários explicaram, de umaforma mais detalhada, a situação aos parlamentares, além de debaterem possíveis soluções. Jussara comentou que tanto ela quanto Divaldo, cultivam uma enorme vontade de ajudar estes trabalhadores. “Nós temos a maior boa vontade de ajudar a resolver este caso. Mas o Poder legislativo tem um limitador. Nós, enquanto representantes deste poder, vamos ajudar o máximo possível”, afirmou a parlamentar. Foi formada uma comissão que, a partir daquele momento, começou pesquisar e encaminhar estas demandas. Esta comissão é composta pelos dois edis, além dos ex-funcionários João Antonio Barbosa Moreira, Adalberto Jardim Melo, Zulamar Rodrigues Moreira e Leonita Oliveira Alves. A próxima reunião possivelmente acontecerá na comunidade de São Domingos, possibilitando maior participação dos trabalhadores. Esta agenda contará com a presença dos dois vereadores que disponibilizaram dois advogados para amparar os trabalhadores. O processo de pesquisa se encontra em andamento.

Nenhum comentário: