terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sessão Solene homenageia o Dia do Patrimônio

Vereadora Jussara durante o seu pronunciamento

Dra. Luciana Casarotto, promotora pública

Wagner Brasil no memento da entrega das plantas


Ao termino da sessão de 16 de agosto, foi realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Patrimônio, proposta pela vereadora Jussara Carpes, data comemorada dia 17 de agosto. Fizeram parte da mesa dos trabalhos a Presidenta do Legislativo, Vereadora Adriana Lara, representando a Presidenta do Núcleo de Pesquisas Tarcísio Costa Taborda, José Otávio Gonçalves, a Promotora Pública, Dra Luciana Casarotto, o General da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Samuel da Silva Ricordi, representando o Prefeito Municipal, a Secretária de Cultura, Roseli do Couto, o arquiteto responsável pela primeira etapa de restauro da Catedral de São Sebastião, iniciada em 1991, Valter Martins Brasil e a Vereadora Jussara. Prestigiaram a solenidade, o historiador Cláudio de Leão Liemeseck, o jornalista Mario Lopes, Conselheiros do COMPREB, representante da OAB, Dirce Zago, presidente do Conselho de Cultura, Orlando Brasil e comunidade cultural.
Foi apresentado um vídeo, produzido pela Empresa Stratégia Publicidade e Propaganda, que relata e retrata as características e potencialidades culturais da Rainha da Fronteira. Jussara acredita ser dever dos legisladores e gestores públicos criar instrumentos de salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais. A Vereadora relembrou as diversas ações realizadas por ela, enquanto Secretária de Cultural e atualmente enquanto Vereadora, no que se refere a defesa dos patrimônios culturais de Bagé. A parlamentar criticou a derrubada de vários prédios de Bagé. “Não podemos assistir impassíveis num curto período de tempo a derrubada, no sentido literal da palavra, de tantos exemplares construídos, que podem não ser os mais significativos exemplares, mas são os que compõem a paisagem urbana de Bagé”, criticou.
A promotora Luciana Casarotto posicionou-se contra a implantação de asfalto em vias centrais da cidade por motivos, segundo ela, de preservação ambiental e histórica. “É inacreditável que um município tão abençoado se deixe levar por interesses econômicos”. “Bagé é dotada de um patrimônio incrível”.
O arquiteto Vagner Brasil também elogiou o patrimônio existente em Bagé. “O patrimônio de Bagé, e eu conheço vários estados do Brasil, é um dos mais expressivos”. Relatou algumas passagens da primeira etapa do restauro da Catedral de São Sebastião e apresentou um vídeo sobre a obra. Doou ao Memorial da Câmara as plantas da Catedral que baseou o restauro iniciado nos anos 1990. Também fez doações ao Museu Dom Diogo de Souza.

Nenhum comentário: