quarta-feira, 3 de março de 2010

Arquitetas de Cruz Alta visitam prédios revitalizados em Bagé

Jussara apresentando alguns projetos para as arquitetas de Cruz Alta em seu gabinete


Conhecer de perto a experiência exitosa de Bagé no que se refere a revitalização de seus patrimônios históricos e aprender as formas de conseguir verbas para o restauro destes prédios. Estas foram as principais motivações que fizeram com que as arquitetas da Secretaria do Planejamento de Cruz Alta, Joseane Pillar Hinning e Bárbara Vieira Nogueira entrassem em contato com a vereadora Jussara Carpes e articulassem um visita á Rainha da Fronteira segunda-feira e ontem.
Na tarde de segunda-feira, Jussara realizou um passeio com as arquitetas por vários prédios históricos e lugares de destaque da cidade – Casa de Pedra, Catedral de São Sebastião, Centro Administrativo, Cemitério, Museu Dom Diogo de Souza, Palacete Pedro Osório, Praça dos Desportos, entre outros -, além de contar um pouco da história destes locais. Já na manhã de ontem, a vereadora acompanhou estas profissionais em visitas ao Complexo Santa Thereza, ao Espaço Cultural Maya e a Hidráulica. Joseane revelou que a experiência vitoriosa de revitalização de vários prédios históricos de Bagé ocorrida na gestão da então secretária de Cultural do Município, Jussara Carpes (gestão 2005/2008), motivou as arquitetas a realizarem tal viagem à Bagé. “Tem muitos municípios que possuem arquitetura, mas que não tem ação nesse sentido”, comparou. No início da tarde, as profissionais foram conhecer o prédio da Prefeitura de Bagé e o projeto de revitalização deste. Esta visita foi acompanhada pela também arquiteta, Magali Collares, que foi uma das autoras deste projeto.

Primeiro desafio

Bárbara e Joseane ficaram maravilhadas com a exuberância dos prédios históricos, tanto no âmbito público quanto no privado que Bagé possui. Outra motivação para esta visita está no fato do prédio da Prefeitura de Cruz Alta ser o primeiro alvo de revitalização das arquitetas. “O prédio da Prefeitura de Cruz Alta, em 2014, completa 100 anos e nós queremos que nesta data ele já esteja revitalizado”, projeta Bárbara. Para a vereadora Jussara, que mostrou vários projetos para a dupla em seu gabinete, foi um enorme prazer ter podido contribuir com estas profissionais que visam preservar a memória e a história daquele município.

Nenhum comentário: