domingo, 18 de outubro de 2009

Lançada Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural

Jussara, ao centro, conduziu o lançamento da frente
Às 10h30min, de quinta-feira, dia 1º de outubro, no auditório da AIAMU, em Porto Alegre, foi lançada a “Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural”. O evento aconteceu durante o 52º Encontro Estadual de Vereadores, Diretores, Assessores, Servidores e Técnicos Legislativos de Câmaras do Rio Grande do Sul (RS), que ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro, 1º e dois de outubro.
Este evento concretizou-se devido a uma articulação política feita pela vereadora Jussara Carpes com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) e Legislativos de Porto Alegre e Bagé, parceiros deste lançamento.
Na oficina do Plano de Ações das Cidades Históricas, ocorrida em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto, Jussara lançou esta ideia com um caráter nacional, que foi aprovada por vários vereadores do RS. Desde então, a vereadora discutiu com vários parlamentares ligados ao setor cultural sobre a criação deste instrumento de defesa do patrimônio cultural. O RS foi o primeiro Estado do Brasil a formar a frente.
O lançamento contou com a palestra do presidente do IPHAN, Luis Fernando Almeida, a presença do presidente da Uvergs, Antônio Inácio Baccarin, do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo, do Vice- Presidente da Câmara de Porto Alegre, Adeli Sell, da Vice-Presidente da Câmara de Bagé, Adriana Lara, da superintendente do IPHAN - RS, arquiteta Ana Lucia Meira, representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o arquiteto Roberto Sawitzki, do ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, da vereadora Jussara Carpes, proponente desta Frente e demais vereadores do Estado, autoridades e militantes defensores do patrimônio cultural gaúcho. No Estado, 13 cidades são consideradas históricas. Já no Brasil, este número aumenta para 130 municípios. Entre estas cidades, estão incluidas as 27 capitais, municípios situados na Costa do Descobrimento, na Chapada Diamantina, na rota do ouro em Minas Gerais e em Goiás, 18 localidades na Bacia do Rio São Francisco, Bagé, Pelotas, Santo Amaro, Jaguarão Piratini, além das demais localidades tombadas pelo IPHAN.
A vereadora Adriana Lara relacionou o lançamento desta frente parlamentar com o resgate e valorização do patrimônio cultural. “O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural tem um importante significado no resgate e valorização do patrimônio das cidades, mantendo acessa a cultura de um povo. O envolvimento dos parlamentares municipais é fundamental para o sucesso da frente”, acredita a vereadora.
Jussara, em sua explanação, lembrou o trabalho realizado por ela, enquanto secretaria de Cultura de Bagé na gestão (2005/2008) e ressaltou as ações parlamentares que vem desenvolvendo como vereadora. “Nós, em Bagé, fizemos o dever de casa quando estivemos no executivo, a frente da Secretaria de Cultura. Restauramos 10 prédios e investimos mais de 10 milhões. E, ao tornarmo-nos vereadora, levamos este acumulo e este aprendizado para o legislativo e compreendemos que podemos contribuir desde o lugar que estamos e já fizemos muitos avanços na legislação, na articulação com a sociedade e queremos socializar e contagiar nossos municípios como fizemos em Bagé”, disse a vereadora.

Nenhum comentário: