quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jussara Carpes ressalta inventário cultural e respeito à Câmara de vereadores


Na última reunião da comissão representativa (16/02), a vereadora do Partido Social Democrático (PSD) Jussara Carpes destacou sua viagem a Porto Alegre, onde teve encontros no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) para ressaltar a importância do inventário cultural de Bagé.

Segundo Jussara o inventário cultural serve para resgatar e preservar a história de um povo e potencializar a cultura.

- Há no inventário do IPHAN e do IPHAE 600 prédios históricos de Bagé arrolados.

A parlamentar destaca que o moderno e contemporâneo é preservar é mostrar o desenvolvimento mesmo com as edificações novas preservando as fachadas.

- O município deve motivar também a comunidade a preservar, pois nossas casas antigas devem ser mantidas para contar a nossa história.

Memorial

Jussara também destacou que o memorial em comemoração dos 200 anos de Bagé estará exposto a partir do início do ano letivo no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) em Bagé.

- Acho importante que alunos que estão buscando a qualificação técnica no IFSUL irão conhecer a história de Bagé.

Casa de Acolhimento

Foi lançada em Bagé nesta semana a Casa do acolhimento para pessoas dependentes químicas pela Prefeitura de Bagé.

De acordo com a vereadora do PSD, a ideia inicial foi da Vereadora Adriana Lara e que busca um lar para tratar de pacientes dependentes de entorpecentes.

- O prefeito municipal é o gestor, mas tem que dizer que a ideia partiu da Câmara de vereadores, se não quer falar que foi da Vereadora Adriana Lara têm que dizer que foi ideia do legislativo e não pegar para si.

Jussara exige também respeito pelo poder executivo, pois várias ideias de projetos são propostas pelos legisladores.

- O estacionamento rotativo, casa de acolhimento e vários outros projetos como os impostos reduzidos para quem preserva a história são do poder legislativo, queremos respeito do prefeito e que ele diga que as ideias são daqui desta casa, que é um poder constituído pela sociedade.

Sambódromo e Barragem

A poucos meses de findar o prazo de 18 meses da construção da barragem da arvorezinha, a parlamentar visitou as obras e ressalta que não está nem no início.

-Temos que priorizar o nosso abastecimento de água, a nossa terra sofre com a estiagem, somos fiscalizadores e como tais devemos ver se está sendo cumprido, o que não vejo, estaremos pedindo o boletim de medição para a prefeitura em breve para saber por que etapa anda a obra.

A vereadora também explana sobre o sambódromo que foi visitado na manhã de hoje (16) e que só tem algumas arquibancadas e não tem a estrutura necessária para o evento da grandeza do carnaval.

- Fico preocupada pois já fui gestora da Secretaria de Cultura e em 10 dias antes já estava com toda estrutura organizada, hoje vejo que faltam 2 dias para o carnaval e temos somente algumas arquibancadas.

Nenhum comentário: