sábado, 3 de setembro de 2011

4º Congresso Nacional do PT discute Reforma Política como bandeira do partido

A vereadora Jussara Carpes está participando, de sexta à domingo, do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília. Um dos assuntos mais debatidos foi a Reforma Política. Todos os setores do partido, inclusive a juventude, apoiam o debate. Ministros, deputados, lideranças estaduais e os militantes defenderam a reforma como uma bandeira história do PT. “O Partido abre uma discussão que nunca antes na história dos partidos políticos tinha tido. E nós estamos debatendo novos rumos para o processo de crescimento e integração do PT”, afirmou a deputada federal Benedita da Silva.
Ainda segundo Benedita, o PT busca um o financiamento público de campanhas e o voto em lista com direito a dois votos, além da equidade com alteração dos gêneros. Sobre a questão política a deputada diz que o Partido tem que levantar a bandeira e ir para as ruas, pois o PT é referência nas lutas e nos movimentos sociais.
Na quinta-feira, num encontro histórico, o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores reuniu representantes da esquerda mundial. O encontro intitulado “Seminário Internacional: a conjuntura mundial e as próximas eleições presidenciais na América Latina” contou com representantes dos principais governos e partidos da esquerda mundial.
O evento foi iniciado logo cedo pela secretária de Relações Internacionais do PT, Iole Ilíada, seguido de painel sobre a crise e seus impactos no mundo. Depois do debate, os temas foram sobre as eleições em 2011 e 2012: Falou sobre a Argentina (Oscar Laborde), México (Julio César Tinoco), Nicarágua (Padre Miguel D’Escoto), Venezuela (Rodrigo Cabezas), Colômbia (Jaime Dussan) e El Salvador (Nidia Díaz). Por fim foi discutida a situação latino-americana, com exposição realizada por Marco Aurélio Garcia, da direção nacional do PT e assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais.

Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati,
e vereadora Jussara

Nenhum comentário: