sexta-feira, 9 de abril de 2010

Comissão defende a inclusão de municípios da Região da Campanha na Ferrosul

No início da tarde de quarta-feira, dia sete de abril, a vereadora Jussara Carpes recebeu a Comissão Regional em Defesa da Ferrosul, formada pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Sérgio Moreira (PDT), pelo vereador de Dom Pedrito, Jarbas De Matteo (PT), pelo senhor Sérgio Roberto, pelo integrante do Grupo Gente da Comunidade (GGCom), Gilberto Munhoz de Macedo, pelo também integrante do GGCom, José Dalísio Marchese e pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dom Pedrito e integrante do GGCom, Jorge Omar, para tratar sobre a implantação da Ferrosul no sul do Estado. O presidente do Legislativo de Dom Pedrito, Lídio Bastos (PMDB) e o vereador de Dom Pedrito, Dionil Pereira (PT), também integram tal comissão. Esta comissão foi formada no dia 26 de março, quando ocorreu uma Audiência Pública, para debater este tema, na cidade de Dom Pedrito.

Este grupo defende a inclusão de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento na atual ligação ferroviária que vem de Santa Catarina, passa por Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e vai até Rio Grande. Segundo o vereador Sérgio Moreira, dá para aproveitar as pontes no trecho, o leito já existente e utilizar o setor de engenharia do exército com recursos do PAC. “Trata-se de uma ferrovia estatal que visa o desenvolvimento regional com uma ligação bi oceânica entre o Porto de Rio Grande e o de Antofagasta, no Chile.

Estes quatro municípios realizaram um diagnóstico da produção local, o que é importado e o que é exportado, para se ter um parâmetro do volume econômico que movimenta esta região. Bagé fará tal pesquisa. “Pode mudar o quadro da nossa região”, supõe Moreira. Segundo Gilberto Munhoz, a idéia inicial de ampliação do sistema ferroviário do Rio Grande do Sul (RS) era contemplar o norte do Estado, o que aumentaria em 17 vezes o trajeto pretendido pelo Governo Federal.

A reunião

O vereador Sérgio Moreira explanou sobre as potencialidades desta região, a logística favorável – por esta região localizar-se no centro do Mercado Comum do da América do Sul (Mercosul) -, além da segurança deste tipo de transporte, da preservação ambiental da economia que resultará para os cofres públicos, e o desenvolvimento que a implantação deste transporte, tanto para produtos como para passageiros, significará para a Metade Sul do RS. A vereadora Jussara Carpes considerou muito importante os dados expostos na reunião. “É muito importante para que agente possa projetar o que isso significa para o município”. A parlamentar declarou-se muito feliz pela comissão estar realizando um debate regional. “É muito positivo uma discussão regional, pois se consegue entender o conjunto das coisas”, relatou. Além dos nomes anteriormente citados, participaram deste encontro o chefe de gabinete da Prefeitura de Bagé, Antonio Kiwal Parera, representando o prefeito Luis Eduardo Colombo dos Santos, e o assessor parlamentar do deputado estadual Adão Villaverde, Jorge Noble.

A defesa desta idéia

No próximo dia 22 deste mês, a partir das 9h30min, na Assembléia Legislativa, vai haver uma Audiência Pública para debater este assunto, com a presença do presidente da Ferroeste, Samuel Cardoso e possivelmente com a presença de um integrante do Ministério dos Transportes. Neste dia a comissão terá que defender a inclusão destas cidades da Região da Campanha neste sistema ferroviário. Para que este grupo vá embasado em dados regionais consistentes, a vereadora Jussara sugeriu que na próxima quarta-feira, dia 14, às 15h, em Dom Pedrito, esta comissão, acrescida de vereadores e prefeitos de outros municípios vizinhos, debatam o tema e formulem um documento oficial. Tal sugestão foi acolhida pelos demais participantes deste encontro.

Dados pesquisados e abordados neste encontro

- O transporte rodoviário (caminhões) tem um custo de mais de R$ 3, enquanto o transporte rodoviário custa em média 0,73 centavos por Km rodado;

- Cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de madeira são importados, por ano, pelo Brasil do Uruguai;

- Somente do município de Santana do Livramento são exportadas, por ano, mais de 100 mil cabeças de gado, além das enormes potencialidades na produção de leite e do agronegócio.

Nenhum comentário: