terça-feira, 29 de maio de 2012

Cultura estagnada e problemas com o meio ambiente são questionados por Jussara Carpes


 Na sessão ordinária de ontem, dia 28, a Vereadora Jussara Carpes do PSD ressaltou que o legislativo tem pautado as ações da prefeitura.
Segundo a parlamentar após os vereadores terem discutidos sobre a pavimentação da rua Homero da Rosa Fagundes em frente ao Residencial Charrua, o executivo foi ao local restaurar a rua e agora depois de terem cobrado sobre o Projeto Florescer, a prefeitura começa os trabalhos.
- Estamos pautando as ações do executivo, espero que agora eles comecem a dar atenção a cultura também, pelo que sei está estagnada.
Jussara salienta que em prol da cultura nada têm sido feito além da divulgação das gravações do filme O Tempo e O Vento.
- E a hidráulica que até agora não restauraram, e a Catedral? Não houve mais reuniões dos conselhos de cultura e do patrimônio, não há evolução na cultura.
Em relação ao meio ambiente, a edil ressaltou a questão do aterro sanitário que já foi e é um grande problema em Bagé.
- Pedimos que os recicladores tenham acento no Conselho de Meio Ambiente e o prefeito não quer, veta a participação das pessoas que querem fazer um trabalho em prol do meio ambiente.
Valorização dos trabalhadores
Jussara em seu discurso também apóia a luta dos arquitetos e engenheiros que muito contribuem nas obras públicas e privadas do município.
- Ainda lembro dos trabalhos realizados como os restauros e obras nos patrimônios quando eu era secretária de cultura e também o trabalho de acessibilidade nas calçadas do centro de Bagé, os arquitetos e engenheiros merecem uma valorização. 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vereadora Jussara Carpes discursa sobre Orçamento Participativo


Na sessão de hoje, dia 17, a Vereadora Jussara Carpes do PSD ressaltou o problema que é a participação popular.
Segundo a parlamentar o orçamento participativo realizado desde 2009 não há nenhuma obra concluída.
- Não sou eu quem digo, chegou para nós o documento informando que nenhuma obra de 2009 estava sendo realizada.
Na última sessão, no dia 14 a coordenadora do orçamento participativo da prefeitura de Bagé, Rosiane Oliveira explanou na câmara de vereadores a pedido da vereadora Jussara Carpes sobre as obras.
Jussara ainda avalia que a nova coordenadora foi grosseira em descaracterizar o papel dos vereadores, que é de fiscalização e legislação.
- Acredito que os gestores têm que vir aqui informar e esclarecer as duvidas dos parlamentares e infelizmente fomos atacados com grosserias.
Obras
A edil ainda ressaltou em seu discurso da tribuna que as obras que estão sendo feitas deixam a desejar como foi o caso da rua Homero da Rosa Fagundes.
- Se em 4 meses o calçamento já levantou, como vai ser a Leonel de Moura Brizola, que o trânsito será mais intenso e pesado, acredito que o governo está fazendo obras eleitoreiras.
Jussara ainda avalia que os gestores tem que se responsabilizar pelas obras.
- Quando pedimos informações e está com defeitos eles passam o problema para o DAEB e lá do departamento dizem que é com a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas, ficam no jogo de “empurra” e ninguém faz o que é necessário.
Barragem
A vereadora do PSD realizou uma visita na obra da Barragem da Arvorezinha e lá se deparou com uma obra com apenas 10% construída.
- Na verdade enxerguei apenas o nosso belo pampa gaúcho, é uma obra no papel, é uma mentira, não estará pronta em 18 meses, é uma obra de placas.
Jussara finaliza dizendo que irá acompanhar toda a obra, pois faz parte da comissão de avaliação da barragem e também quer fiscalizar se o trabalho está sendo feito nos turnos, manhã, tarde e noite.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Danrlei de Deus dá apoio a pré-candidata Adriana Lara e se compromete em ajudar a melhoria da saúde em Bagé




 Na noite de quinta-feira, dia 10, em plenária com a executiva estadual e municipal do Partido Social Democrático (PSD) em Bagé o deputado federal Danrlei de Deus confirmou o apoio a pré-candidatura de Adriana Lara do PTB.
Danrlei veio acompanhado de integrantes da executiva estadual do PSD e de membros da juventude do partido.
A vereadora Jussara Carpes do PSD recebeu o seu correligionário do partido para a plenária e abriu os trabalhos enfatizando a importância de Bagé para o partido.
A recepção pelo presidente municipal do partido, Henrique Portela e também pelos presidentes de outros partidos foi calorosa na câmara de vereadores.
O deputado manifestou apoio a pré-candidata Adriana Lara e afirmou que acredita na garra e na sensibilidade das mulheres.
- Venho a público dizer que o partido e eu estamos apoiando a pré-candidata Adriana Lara e vamos trabalhar muito por ela e por Bagé.
Danrlei relatou ainda que seu trabalho é em prol da inclusão social e que ele tem uma grande preocupação com a saúde.
- Estamos lutando pela implementação da radioterapia junto com a vereadora Jussara Carpes pois é uma demanda necessária para Bagé e região.
Santa Casa e Unidade de Oncologia

Na manhã de ontem, dia 11, o parlamentar do PSD e a Vereadora Jussara Carpes realizaram uma reunião com o provedor da Santa Casa de Bagé, Luiz Alberto Vargas e o responsável pela Unidade de Oncologia de Bagé, Dionísio Becker .
A pauta da reunião foi trazer a radioterapia para a comunidade bageense fazer o tratamento no domícilio.
Segundo a vereadora Jussara essa é uma demanda necessária e importante para a comunidade que é carente deste serviço.
- Sabemos que é um tratamento difícil e sei também que é necessário ficar em casa e ter os cuidados da família.
O médico oncologista e radioterapeuta, Dionísio Becker informa que o local necessário e os equipamentos são muito importantes para a região.
- Pedimos o apoio do deputado federal e da vereadora que lutem por esta causa, pois os pacientes precisam e é importante ter o contato com a família.
Becker acrescenta que na unidade de oncologia de Bagé é realizado o procedimento de quimioterapia e já conta com cerca de 300 pacientes em tratamento.
- Queremos também implementar a radioterapia, sabemos que é um projeto a longo prazo mas esperamos o apoio de todos pois é importante.
O deputado federal se comprometeu em ajudar Bagé e visitou as dependências da Santa Casa.
De acordo com o provedor Luiz Alberto Vargas a saúde de Bagé e a Santa Casa precisam de atenção e apoio.
- Sempre é bom ver os deputados lutando pela saúde pois é uma demanda que corresponde a vida de todos.
Vargas mostrou a unidade de tratamento intensivo adulto e CTI pediátrica, leitos e bloco cirúrgicos para o parlamentar do PSD e após foram conhecer as dependências da Unidade de Oncologia de Bagé (Unacon).
Para Danrlei a saúde é importante e colocará as questões em pauta com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados para que Bagé seja contemplada com o centro de tratamento em radioterapia.
- Podem contar com a minha ajuda por que sei que a demanda de uma Santa Casa de Caridade é grande e atende toda a região, me comprometo em buscar alternativas e verbas para contemplar Bagé. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Começa as tratativas para a Radioterapia


Com o intuito de trazer o tratamento de Radioterapia para Bagé, a Vereadora Jussara Carpes do PSD reuniu-se ontem, dia 5 com o provedor da Santa Casa Luiz Alberto Vargas e com o responsável pela Unidade de Oncologia de Bagé (UNACON), o médico Dionísio Becker para começar as tratativas para a implantação do tratamento no município.
Segundo a parlamentar o tratamento de radioterapia é algo que irá beneficiar a comunidade de Bagé e região.
- Se tivermos o tratamento em Bagé diversos pacientes que passam pela necessidade de fazer a radioterapia poderão fazer no domicilio.
A vereadora explica que é projeto de médio a longo prazo, pois depende de tratativas e estudos necessários.
- A unidade oncológica da Santa Casa de Bagé demorou 11 anos para a concretização então vamos começar a tratar para trazer a radioterapia.
A ideia principal é ter o Bunker, conhecido como casamata em Bagé para realizar os procedimentos médicos necessários para a radioterapia. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vereadora Jussara afirma que não é solidária com o nepotismo



 Na sessão de ontem, dia 3, a vereadora Jussara Carpes (PSD) manifestou na tribuna repúdio à justificativa feita na imprensa pelo presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Machado (PT).
Em nota, o presidente afirmou a desconformidade com o ato da vice-presidente do Legislativo, Jussara Carpes, por ter exonerado os cargos de confiança de Assessor Jurídico e Diretor Geral e também ter “devolvido” os funcionários cedidos pelo Poder Executivo.
Na tribuna, a parlamentar do PSD começou seu discurso dizendo que o presidente foi à imprensa justificar os atos, que ela como presidente em exercício tinha feito exonerações e tomado decisões políticas e afirmou que foram decisões políticas mesmo.
- As minhas decisões foram tão políticas como as do presidente, de não cumprir acordo político da mesa diretora desta casa, acordo não somente comigo e sim com vários vereadores.
Jussara ainda relatou que o que foi feito pelo vereador Silvio Machado foi uma negociação com o prefeito Luis Eduardo dos Santos por ser conveniente voltar para o Partido dos Trabalhadores e não perder o mandato.


- A negociação também foi para empregar mais seus familiares e aumentar sua renda familiar e assim ele busca explicações para justificar seus atos políticos.
A vereadora do PSD elucidou que o pagamento de 100% de vantagens para seus familiares, pago pela casa legislativa pode ser legal ou ilegal, mas é imoral.
- Além do mais, dar uma Função Gratificada para familiares é nepotismo e isso eu não tenho nenhuma dúvida.
Em seu discurso a parlamentar relata ainda que recebeu um documento assinado pelo vereador Silvio Machado querendo intimidá-la.
- No memorando diz que sou responsável solidária e como tal no exercício da presidência tomei a responsabilidade dos meus atos. Não sou responsável pelo nepotismo, não tenho medo de ameaças. A decisão dele foi política. Eu respondo pelas minhas decisões, eu tenho posição.

No discurso, ela ainda informou que tem vergonha que no dia do parlamento (03 de maio) ver esse tipo de política.
- Não vou me calar, não sou responsável e nem solidária com o nepotismo, não tenho medo e tenho certeza que a população que me elegeu sabe as minhas posições e espero estar defendendo e honrando os meus votos.




Fotos Calvin Furtado