segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jussara Carpes prestigia início da gravações do filme O Tempo e o Vento


Na noite deste domingo, dia 22, a vereadora do PSD Jussara Carpes junto com a vereadora do PTB Adriana Lara, prestigiaram o coquetel de início das gravações do filme O Tempo e o Vento.

Para Jussara a participação vêm ao encontro de seus pensamentos e

m difundir a cultura para toda a comunidade bageense e da região.

- Este filme irá trazer turismo, desenvolvimento e fomento à cultura para toda a comunidade da região da campanha, fico feliz em ter participado das tratativas.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do estado, Luis Fernando Mainardi ressaltou a importância da Vereadora Jussara Carpes, quando foi secretária de cultura do municipio e ajudou a hoje ter este projeto concretizado.

- Me lembro a uns 7 anos atrás com as tratativas e a Jussara me ajudou e muito para trazer esse filme para Bagé.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jussara Carpes continua com seu mandato

- Vitória no TRE foi na tarde de ontem (19/04) -


Na tarde de ontem após decisão dos desembargadores que julgaram improcedente a ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que pedia o mandato da vereadora Jussara Carpes a parlamentar do Partido Social Democrático teve seu momento de tranquilidade.

De acordo com a legisladora a matéria e a sua defesa eram procedente pois havia se filiado dentro do prazo legal e em um partido novo.

- Mesmo assim quando soube da notícia fiquei mais tranquila e poderei tocar meu mandato com muita

disposição.

Os desembargadores levaram em consideração o fato de Jussara ter se filiado ao partido.

A defesa da parlamentar foi feita por Jerri Brum que sempre se demonstrou confiante. recém criado dentro do prazo de 30 dias em que o PSD recém-fundado recebeu o deferimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- Temo a plena convicção que estávamos no caminho certo e minha defesa foi baseada na lei, afirmou o advogado de Jussara.

A vereadora Jussara saiu e fez sua desfiliação no PT em outubro de 2011 e depois de alguns dias, entrou com sua filiação no PSD.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Unidos pela Saúde e pela preservação do patrimônio histórico de Bagé

No discurso da tribuna na sessão de hoje (16/04), a Vereadora do PSD Jussara Carpes enfatizou o pedido de união pela qualidade em saúde.

Jussara ressaltou a coluna do radialista Edegar Muza que elucida que somente unidos venceremos a luta pela saúde.

- Só vencemos quando unimos esforços pois assim conseguimos mais recursos .

A vereadora anuncia ainda que primar pela saúde é primar pela vida.

- Eu passei por um problema sério de saúde e sempre lutei pela qualidade e hoje luto mais ainda para que todos tenham condições de tratamento.

Jussara Carpes parabenizou o presidente da ABEC e toda a associação pelos 25 anos de trabalho no carnaval e agradeceu a Dona Olga Coronel pelo cartão e também as flores enviadas pela luta para denominação da rua.

História da Hidráulica

A Hidráulica de Bagé "foi oficialmente recebida em 26 de junho de 1913", como obra do Intendente Municipal José Otávio Goncalves que faleceu em 7 de abril de 1913, portanto, dois meses antes da entrega oficial da hidráulica.

Foi elaborada uma lei, para assembléia dos representantes do Estado que autorizasse o Município a contrair o empréstimo de três mil contos de réis à rede hidráulica da cidade para completar o serviço de água, bem como instalar filtros, pois a água, com suas impurezas, era um "atentado à saúde pública". Foi concedida a autorização para o empréstimo; com a concorrência pública, feita pelo Estado, para o valor de 2.500 contos de réis. Foi aceita a proposta de empréstimo de J. G. White and Company Incorporated, da cidade de Nova York, com juros de 7% ao ano, em vinte anos. O empréstimo foi assinado em 9 de julho de 1927.

Com o empréstimo conseguido, a municipalidade chamou concorrência para ampliação da rede hidráulida, cujo projeto teria sido executado na Secretaria de Obras Públicas do Estado, pelo engenheiro Antônio Siqueira, chefe da Comissão de Saneamento, que constava do seguinte, entre outros: aumento da rede pública de água, colocação de registros, hidrantes e hidrômetros,casa para guarda da barragem, filtros rápidos e aparelhos de tratamento e esterilização da água. A Companhia Construtora Sul Brasil, com sede em Bagé venceu a concorrência para execução do projeto, e a do engenheiro Gildo Guizardo; as propostas ficaram em estudos na Secretaria de Obras Públicas do Estado. Consideradas as duas propostas, foi vencedora a Companhia Construtora Sul Brasil. Existiam funcionando 1954 penas d'água. A água era oferecida praticamente de graça para a população, embora com impurezas, pois a taxa de R$ 1.230 réis diários, paga pela população, era considerada baixa (Relatório do Intendente Munucipal, Carlos Cavalcante Mangabeira).

Possuía dois depósitos de 1.700.000 litros, fornecendo diariamente 6.800.000 litros, e 3.000 em instalações em domicílio; a distribuição da água era feita por declive natural.

A Hidráulica, com filtros cujas telas estavam completamente deterioradas e onde a água era deficientemente cuidada, mereceu atenção. Sem a utilização de "filtros particulares", era perigoso o uso do líquido. Dentro das "casa dos filtros" foi construída uma peça, para "Laboratório de análises". O laboratório foi dotado de aparelhagem para exames, sendo encarregado o "bacteriologista" Átilla Taborda, que estabeleceu um "sistema" no tratamento que foi muito considerado pelo doutor Arno Bernhradt, da Diretoria Geral de Saneamento, Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, em ofício de 30 de junho de 1938. O tratamento da água era feito com alumínio e cal, em doses "proporcionadas". As análises eram realizadas diariamente e encaminhadas, mensalmente, à Diretoria de Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul, com boletins dos exames.

O abastecimento de água feito pela prefeitura contava com 9 mil quilômetros de linhas adutoras e 52.032 km de linhas distribuidoras. Existiam 1462 hidrômetros e 2.137 torneiras d'água. O líquido, na época, fornecido para a população, seria toda tratada e filtrada, com uso de sulfato de alumínio, cal e cloro. Nas vilas de Seival e Hulha Negra, foram construídos, respectivamente, 4 e 5 poços, suprindo do hídrico os moradores dessas vilas.

Conservação do patrimônio

Sempre ligada a questões de patrímonio histórico a vereadora do PSD ressaltou a luta pela restauração da antiga hidráulica de Bagé.

Ela afirma que esta obra ficou assegurada desde que ela saiu da gestão da Secretaria Municipal de Cultura, há mais de três anos. A vereadora continua acompanhando os trâmites da obra.

A parlamentar salienta que a antiga hidráulica representa mais do que a recuperação da estrutura física, mas, principalmente, um resgate histórico do município e a valorização do seu patrimônio cultural.

- Ali será permanentemente contada a história da água e os cuidados que devemos ter em relação a ela.

O projeto foi elaborado pelos arquitetos Marcelo David Pereira, Maria Fátima Schmidt Barbosa, Núbia Margot Menezes Jardim e Diane Penha Machado. A meta é retomar a ideia de parque público e criar no local um espaço para atividades de lazer, cultura e educação ambiental.

- Não queremos perder esses recursos e até agora não vejo a continuação das obras, estarei acompanhando e vendo se irão dar continuidade, finaliza Jussara Carpes.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jussara Carpes busca a construção de um Bunker em Bagé


A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
A vereadora Jussara Carpes do PSD falou na manhã de hoje (12/04) na tribuna da sessão ordinária sobre ter uma diálogo com os vereadores e com os deputados que os representam e apóiam para a construção de um Bunker, popularmente conhecido como casamata, que é a estrutura física onde será instalado o novo acelerador linear – aparelho utilizado no tratamento do câncer por radioterapia.
- Com já passei por este processo de tratamento por ter sido portadora de um tumor acho importante a luta para trazer este recurso para toda comunidade.ra este aparelho de radioterapia é importante pois várias pessoas que fazem tratamento químico e radioterápico tem que sair do domicilio para consultar e se tratar fora.
Jussara ressalta que fará uma busca incessante pois é um tratamento que é necessário e compreende a situação de pacientes que tem que se deslocar para poder ter este serviço.
- É um tratamento necessário para os portadores de tumores e vou lutar para a concretização deste serviço.
Sessão especial

A sessão foi transformada em especial para ouvir a palestra do Professor da Unipampa PHD em Engenharia Química, Sérgio Meth que explanou sobre a Carboquímica.
O professor, Sérgio Meth desenvolveu um projeto para a criação de um Pólo Carboquímico em Candiota e foi na Câmara de Vereadores de Bagé apresentar seu projeto pois visa crescimento em toda a região pela geração de emprego e renda.
Segundo o educador idéia é trazer mais investimento e desenvolvimento para a região, pois é uma proposta viável.
- Temos tecnologia disponível, grande produção da matéria prima, o carvão e o apoio logístico de estudos da Unipampa. É um projeto que traz muitos benefícios financeiros para a região da campanha.
A Vereadora Jussara Carpes elucidou a importância de professores e da universidade ter se instalado em Bagé pelo desenvolvimento e pesquisa que traz para a comunidade.
- Esta é uma grande forma de ampliar e viabilizar o crescimento da região, ficamos felizes pela Unipampa ter trazido esses grandes profissionais e que trazem cada vez mais desenvolvimento para nossa região.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reunião trata sobre relações do PSD de Bagé com o PTB

Na manhã de hoje (09/04) em Porto Alegre a Vereadora Jussara Carpes (PSD) e a Vereadora Adriana Lara (PTB) e o dirigente da comissão provisória do PSD de Bagé, Gerson Oliveira participaram de uma reunião com o presidente estadual do Partido Social Democrático – PSD, Danrlei de Deus e o secretário geral estadual do partido, Henrique Valério.

O encontro tem o objetivo de tratar sobre as relações do PSD de Bagé com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Segundo a vereadora Jussara Carpes este encontro teve o intuito de uma possível aliança e também para deliberar algumas questões partidárias.

- Este foi o primeiro encontro e também iremos realizar um outro encontro com a comissão provisória de Bagé para saber a posição do partido.

O secretário geral do PSD estadual, Henrique Valério afirma que há uma proximidade e uma afinidade entre os partidos.

- Temos uma origem forte no PTB e uma boa relação esperamos a reunião da comissão municipal ai de Bagé para depois externar um provável e possível apoio.

Valério ressalta que o PSD estadual tem uma agenda em Bagé, onde o Deputado Federal Danrlei de Deus irá visitar os municípios da fronteira oeste e campanha.

- No dia 10 de maio começaremos as visitas na região da campanha e fronteira oeste do Rio grande do Sul, começando por Bagé, onde estaremos externando a nossa posição quanto ao pleito deste ano.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Carnavalescos homenageados

Na noite de sexta-feira (30/03) foram homenageados os blocos burlescos e carnavalescos, escolas de samba e associações e ligas de Bagé que fizeram o Carnaval dos 200 anos.

A homenagem partiu da proposição das vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara que organizaram uma cerimônia solene que contou com a presença de mais de 200 pessoas ligadas ao carnaval de Bagé.

De acordo com a vereadora Jussara Carpes que discursou em nome das proponentes, o carnaval é a cultura do povo brasileiro e nada mais justo que homenagear nestes 200 anos de Bagé.

- Fico feliz em fazer essa homenagem para este seguimento da cultura e do entretenimento da comunidade.

Na ocasião os carnavalescos foram presenteados com uma placa em nome da entidade e cada participante de diversos quesitos também receberam um certificado.