quinta-feira, 29 de março de 2012

Vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara homenageiam entidades que participaram do Carnaval dos 200 anos




Será realizada nesta sexta-feira (30/03/12), a Sessão solene, às 19h30, proposta pelas Vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara em homenagem às entidades carnavalescas que participaram do carnaval 200 anos de Bagé.

Segundo uma das vereadoras proponentes da sessão Jussara Carpes esta sessão é para homenagear todos que fizeram parte desse segmento da cultura.

- É a maior festa popular e cultural do Brasil e estamos prestando homenagem para os que fizeram isso acontecer no carnaval dos 200 anos de Bagé.

Jussara ainda ressalta que esta sessão vêm ao encontro de contar mais uma página de história.

- Nestes 200 anos do município nada mais justo homenagear estes trabalhadores da cultura popular.

A também proponente vereadora Adriana Lara ainda salienta que a intenção é valorizar as pessoas que trabalharam para a comunidade ter um carnaval bonito e alegre.

- Os carnavalescos responsáveis de todas essas entidades representam a expressão cultural desta festa que levou para todos os bageenses alegrias e boas vibrações para começar o ano, por este motivo estamos homenageando esses profissionais.

Histórico do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século dezenove, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos vinte. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século vinte, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.


Fotos: Antonio Rocha e Rochele Barbosa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Jussara Carpes participa de reunião com a Associação de Catadores e Secretaria de Meio Ambiente

Na manhã de hoje (16/03), a vereadora do PSD, Jussara Carpes participou a convite da Associação de Catadores e Recicladores de Bagé (ACERBA) de reunião com o Secretário Luiz Parodes da Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura de Bagé.

Entre os temas tratados estavam as emendas do Deputado Afonso Hamm, que visam a construção de um galpão para reciclagem e equipamentos para os catadores, local para armazenamento de resíduos classe 1, que são equipamentos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e temas referentes a melhoria das condições dos trabalhadores da reciclagem.

Uma das preocupações da Vereadora é que pela terceira vez acompanha os dirigentes da associação e não avançam nas pautas devido a troca de secretários, a pasta do Meio Ambiente criada no inicio do governo Dudu dos Santos, em 3 anos da gestão trocou 3 vezes de titular.

- Temos entendimento que a Secretaria foi criada para dar conta das políticas públicas de Meio ambiente e só vimos foi uma permanente troca de Cargos não mostrando ainda a que veio a referida secretaria.

Participaram da reunião, o secretário Parodes e o assessor Ricardo Cougo que demonstraram interesse em atender as reivindicações da associação que estava representada pelo Presidente Clóvis e o vice presidente Nestor Rodrigues.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Jussara Carpes obtêm parecer favorável do Procurador Regional Eleitoral do MP

O Partido dos Trabalhadores (PT) impetrou processo de pedido de mandato da Vereadora Jussara Carpes em 2011, quando a parlamentar trocou de partido e entrou nas fileiras do Partido Social Democrático (PSD).

De acordo com o Advogado de defesa da edil, Jerri Brum a ação de pedido de mandato obteve parecer favorável a vereadora Jussara Carpes pelo Procurador Regional Eleitoral do Ministério Público.

- O procurador julgou improcedência do pedido do partido dos trabalhadores no que tange ao pedido de mandado da Vereadora Jussara Carpes por troca de partido. Jussara fez a mudança para um partido novo o Partido Social Democrático (PSD).

Brum ainda informa que o parecer do procurador agora vai para o julgamento que provavelmente será favorável a vereadora.

- Geralmente é acatada a decisão do procurador e a defesa foi justificada.

O advogado ainda ressalta que outros processos no qual foi pedido os mandatos de vereadores que se filiaram no PSD tiveram a decisão no mesmo sentido.

- O Partido Social Democrático é novo e na constituição há essa cláusula, todos obtiveram êxito.

A vereadora Jussara Carpes comemora o parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público.

- Estou muito confiante, pois estamos dentro da lei. Soube deste parecer durante a sessão de hoje (15/03), é motivo para comemorar.

Construção de um guia para estudantes

Na reunião da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude na manhã de hoje (15/03), que tem como integrantes os edis, Jussara Carpes, Divaldo Lara e Paulo Antônio Parera foi relatado a construção de um Guia informativo para estudantes universitários.

De acordo com a Vereadora Jussara Carpes esse projeto é importante para os novos universitários que estão chegando a cidade.

- Com a Unipampa, Urcamp, Uergs e Faculdade Anglo-Americano, Bagé está se tornando uma cidade com vários estudantes universitários que chegam de outras cidades e precisam de informações sobre os locais de comércio, cultura, esporte, serviços e lazer.

Jussara ainda salienta que a ideia do vereador Divaldo Lara vem ao encontro de uma política para a juventude.

- Os nossos estudantes precisam de informação essa alternativa de construção de um guia é muito importante.

Ficou deliberado na reunião da comissão que seria feito um ofício demonstrando a ideia para a mesa diretora da Câmara de Vereadores para a construção deste guia.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Grande homenagem às mulheres

Na noite de ontem, 8 de março - Dia Internacional da Mulher, foi realizada na Câmara de Vereadores de Bagé, uma Sessão Solene de proposição das vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara, em comemoração a data. Na oportunidade, foram homenageadas mulheres importantes e atuantes na sua comunidade.

Na noite de festa o plenário Ligia Almeida ficou lotado de familiares, convidados e amigos além da presença de todas as homenageadas.

De acordo com a Vereadora Jussara Carpes do PSD, o evento marcou uma data importante onde todos foram prestigiar e homenagear 33 mulheres que constroem a história do município.

- Essas mulheres que escrevem a nossa história devem ser sempre homenageadas e através delas cumprimentar e parabenizar todas mulheres no Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião foram entregues certificados em homenagem a mulheres de vários setores, como serviços, engenharia civil, cultura, advogadas, juíza, procuradoras, religiosas, defensoras, professoras, lideres comunitárias, recicladoras, jornalista e reitoras.

O evento contou com a exposição Sob Olhar da moda, os 200 anos de Bagé, além da apresentação artística da aluna de canto do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), Flávia Antunes e um vídeo sobre a data produzido pela TV Câmara.

Para Jussara Carpes, esta distinta homenagem é para sinalizar a importância das mulheres na comunidade e em seus campos de atuação.

terça-feira, 6 de março de 2012

Sessão solene em homenagem ao dia da mulher

De proposição das vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara acontece nesta quinta-feira (08/03), às 19h30 uma sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher.

De acordo com a vereadora Jussara Carpes do Partido Social Democrático é o momento de homenagear mulheres que fazem a história de Bagé.

- Iremos homenagear 33 mulheres que representam toda a comunidade bageense.

Jussara ainda elucida que os vereadores indicaram uma mulher por gabinete e as demais são representantes de entidades.

História

Uma data de muitas histórias e lutas

As comemorações do 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. Essa luta é antiga e contou com a força de inúmeras mulheres que nos vários momentos da história da humanidade resistiram ao machismo e à discriminação.

É a partir da Revolução francesa, em 1789, que as mulheres passam a atuar na sociedade de forma mais significativa, reivindicando a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos.

É nessa época que surge o nome da francesa Olympe de Gouges. Em 1791, ela lança a "Declaração dos Direitos da Cidadã", onde reivindicava o "direito feminino a todas as dignidades, lugares e empregos públicos segundo suas capacidades". Afirmava também que "se a mulher tem o direito de subir ao cadafalso, ela deve poder subir também à tribuna". Olympe de Gouges foi julgada, condenada à morte e guilhotinada em 3 de março de 1793, por "ter querido ser um homem de estado e Ter esquecido as virtudes próprias do seu sexo". Nesse mesmo ano, as associações femininas foram proibidas na França.

Revolução Industrial

Na Segunda metade do século XVIII, as grandes transformações ocorridas no processo produtivo e que resultaram na Revolução Industrial, trouxeram consigo uma série de reivindicações até então inexistentes. A absorção do trabalho feminino pelas indústrias, como forma de baratear os salários, inseriu definitivamente a mulher no mundo da produção. Ela passou a ser obrigada a conviver com jornadas de trabalho que chegavam até 17 horas diárias, em condições insalubres, submetidas a espancamentos e ameaças sexuais constantes, além de receber salários que chegavam a ser 60% menores que os dos homens.

Em exemplo típico do ambiente fabril na época era a tecelagem Tydesley, em Manchester, na Inglaterra, onde se trabalhava 14 horas diárias a uma temperatura de 29º, num local úmido, com portas e janelas fechadas e, na parede, um cartaz afixado proibia, entre outras coisas, ir ao banheiro, beber água, abrir janelas ou acender as luzes.

Luta Operária

Não tardaram a surgir, na Europa e nos Estados Unidos, manifestações operárias contrárias ao terrível cotidiano vivenciado e os enfrentamentos com o patronato e a polícia se tornaram cada vez mais freqüentes. A redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias passou a ser a grande bandeira dos trabalhadores industriais.

Em 1819, depois de um enfrentamento em que a polícia atirou com canhões contra os trabalhadores, a Inglaterra aprovou a lei que reduzia para 12 horas o trabalho das mulheres e dos menores entre 9 e 16 anos. Foi também a Inglaterra o primeiro país a reconhecer, legalmente, o direito de organização dos trabalhadores. O parlamento inglês aprovou, em 1824, o direito de livre associação e os sindicatos se organizaram em todo o país.

Foi no bojo das manifestações pela redução da jornada de trabalho que 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas.

Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa. A partir daí, essa data começou a ser comemorada no mundo inteiro.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aumento de representação no legislativo

Na sessão de hoje (05/03) os 9 vereadores presente aprovaram por unanimidade para o próximo mandato o aumento de representatividade no legislativo.

A vereadora Jussara Carpes do Partido Social Democrático (PSD) defendeu o aumento para 17 parlamentares por observar uma melhor representatividade para a comunidade bageense.

- Há muito tempo estamos discutindo e verificamos que ampliando a representação é melhor para todos pois tínhamos 21 vereadores antigamente e as discussões se aprimoravam.

Jussara ainda ressalta que os legisladores são os homens e mulheres que aprimoram a política para a sociedade.

- Ampliando a representação teremos mais opiniões para realizar uma boa política.

A parlamentar ainda acrescentou que o partido social democrático deseja uma maior representação.

- Somos um partido pequeno queremos uma maior bancada.

Dia Internacional da Mulher

Sendo uma das proponentes da sessão solene em homenagem a mulher no dia 8 de março de 2012, a vereadora Jussara elucida a importância das mulheres na sociedade.

- Vamos homenagear 33 mulheres com representação em entidades e em todos os setores da sociedade.

Orçamento Participativo

A parlamentar do PSD ainda pede a coerência do Governo municipal em falar sobre orçamento participativo que as demandas votadas todas estão paradas.

- Este governo apenas ouve a comunidade e nada faz, fico indignada, o orçamento não está sendo cumprido.

Jussara também afirma que fizeram diversas reuniões com a comunidade dos bairros só para ouvir e não efetivar.

-Assim como tudo, eles somente falam e nada fazem, o posto do Bairro Ivone desde 2009 está votado no OP e nada foi feito assim como a barragem que já tem verba e não começam a fazer.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Jussara pede atenção às escolas e ao orçamento participativo

Na sessão da manhã de hoje (01/03), a vereadora do Partido Social Democrático, Jussara Carpes ressaltou a importância de uma boa manutenção nas escolas municipais e que a atual administração deve primar pelo orçamento participativo.

Jussara salienta que o orçamento participativo é a marca do governo do PT e está esquecido e o prefeito não mostra o que está sendo feito.

- Quando a câmara quer ajudar, o prefeito veta, várias emendas enviadas por esta vereadora e pela vereadora Adriana Lara foram vetadas ele deveria deixar os legisladores participar.

A parlamentar ainda ressalta que cada vereador representa a comunidade.

- Representamos toda a população e devemos ser ouvidos pela administração, queremos colaborar para que tudo melhore para a comunidade.

Escolas

O ano letivo começou este ano no dia 27 de fevereiro e várias escolas ainda estão necessitando de manutenção e limpeza.

A legisladora do PSD relata que os alunos devem ser acolhidos por um ambiente saudável que prima por higiene e manutenção para boas condições.

-Recebi em meu gabinete diversos pais de alunos da escola Tupi Silveira reclamando da falta de manutenção neste colégio, me relataram o corte de grama que não foi feito e pintura da escola.

A vereadora avalia que o gestor de educação que deve ser responsabilizado, pois é a administração que deve fazer a manutenção de suas escolas.

- As nossas crianças estão sendo acolhidas por insetos e vegetação é um absurdo pois tiveram 2 meses para fazer a limpeza.

Carnaval

O sambódromo de Bagé esteve repleto de pessoas para prestigiar o carnaval das entidades e de suas ligas e associações.

Jussara carpes parabenizou na manhã de hoje ( 01/03) as entidades carnavalescas que participaram do carnaval neste ano de 2012.

- Esta data é muito importante para a comunidade, pois é onde mostramos a energia e a responsabilidade de seus gestores em mostrar um ótimo espetáculo.

As entidades campeãs foram descritas uma a uma pela vereadora do PSD.

Blocos Burlescos: 2º Grupo: Campeão: Aqui Agora

Vice-Campeão: Goela Seca e Brasa Viva

1º Grupo: Campeão: Se colar, Colou

Vice-Campeão: Panteras do Lagoão

Blocos Carnavalescos: 2º Grupo: Campeão: Stangucha

Vice-Campeão: Tropicaliente

1º Grupo: Campeão: Deixa Acontecer e Acadêmicos do Alcides Almeida

Vice-Campeão: Doce União

Escolas de Samba da ACESB – Associação Carnavalesca de Escolas de Samba de Bagé.

Campeã: Escola de Samba Aliança

Vice-Campeão: Escola de Samba Estrela Dalva

Escola de Samba da LIBES – Liga Bageense de Escolas de Samba

Campeã: Escola de Samba Águia da BX

Vice-Campeã: Escola de Samba Bairro Bonito

Campeonato Geral de Escolas de Samba – Taça Bicentenário de Bagé

- Campeã: Escola de Samba Aliança