quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vereadora Jussara Carpes pede coerência




Na primeira sessão ordinária da Câmara de vereadores, na manhã de hoje (23), a Vereadora Jussara Carpes do Partido Social Democrático (PSD) explanou sobre o regimento interno e pediu coerência ao se utilizar das leis.

Segundo Jussara o regimento e todas as outras leis devem ser respeitadas principalmente por parlamentares, que são os responsáveis pelas legislaturas.

- Há vereadores que se utilizam do regimento interno e falam que deve ser cumprido e não o fazem, pedem o cumprimento e descumprem as leis, é uma falta de coerência não é mesmo?

Jussara ainda ressalta a ausência do Prefeito Luis Eduardo dos Santos na primeira sessão ordinária do ano de 2012.

- É uma falta grave mesmo com justificativa é ruim, pois é de praxe a presença do administrador municipal.

A parlamentar do PSD ainda argumenta que neste ano eleitoral tudo deve ser cuidadoso e acrescenta que todos devem ser na vida o que são na política.

- Temos que ter sempre a mesma coerência, manter nossas posições.

Praças Danificadas

Em notícia na imprensa há vários relatos de moradores sobre o descaso da atual administração com as praças públicas. De acordo com a Vereadora Jussara é necessário fiscalizar e dar valor a bens conquistados com a luta da comunidade.

- A praça Dr. Jorge Deibler existe desde 1998 e deve ser cuidada pois a população e principalmente as crianças utilizam aquele espaço, temos que sempre manter bem os locais públicos.


Hemocentro

Jussara também destaca que o prefeito Dudu vetou o projeto de autoria dela e da Vereadora Adriana Lara do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que aumentava a verba para o hemocentro.

- Teremos que ficar apenas com R$ 7 mil para o tratamento do sangue, o que é um desrespeito com a comunidade.

A vereadora ainda pede fiscalização de todos os legisladores e pede que sempre tem que ter vistas a recursos para a saúde.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jussara Carpes ressalta inventário cultural e respeito à Câmara de vereadores


Na última reunião da comissão representativa (16/02), a vereadora do Partido Social Democrático (PSD) Jussara Carpes destacou sua viagem a Porto Alegre, onde teve encontros no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) para ressaltar a importância do inventário cultural de Bagé.

Segundo Jussara o inventário cultural serve para resgatar e preservar a história de um povo e potencializar a cultura.

- Há no inventário do IPHAN e do IPHAE 600 prédios históricos de Bagé arrolados.

A parlamentar destaca que o moderno e contemporâneo é preservar é mostrar o desenvolvimento mesmo com as edificações novas preservando as fachadas.

- O município deve motivar também a comunidade a preservar, pois nossas casas antigas devem ser mantidas para contar a nossa história.

Memorial

Jussara também destacou que o memorial em comemoração dos 200 anos de Bagé estará exposto a partir do início do ano letivo no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) em Bagé.

- Acho importante que alunos que estão buscando a qualificação técnica no IFSUL irão conhecer a história de Bagé.

Casa de Acolhimento

Foi lançada em Bagé nesta semana a Casa do acolhimento para pessoas dependentes químicas pela Prefeitura de Bagé.

De acordo com a vereadora do PSD, a ideia inicial foi da Vereadora Adriana Lara e que busca um lar para tratar de pacientes dependentes de entorpecentes.

- O prefeito municipal é o gestor, mas tem que dizer que a ideia partiu da Câmara de vereadores, se não quer falar que foi da Vereadora Adriana Lara têm que dizer que foi ideia do legislativo e não pegar para si.

Jussara exige também respeito pelo poder executivo, pois várias ideias de projetos são propostas pelos legisladores.

- O estacionamento rotativo, casa de acolhimento e vários outros projetos como os impostos reduzidos para quem preserva a história são do poder legislativo, queremos respeito do prefeito e que ele diga que as ideias são daqui desta casa, que é um poder constituído pela sociedade.

Sambódromo e Barragem

A poucos meses de findar o prazo de 18 meses da construção da barragem da arvorezinha, a parlamentar visitou as obras e ressalta que não está nem no início.

-Temos que priorizar o nosso abastecimento de água, a nossa terra sofre com a estiagem, somos fiscalizadores e como tais devemos ver se está sendo cumprido, o que não vejo, estaremos pedindo o boletim de medição para a prefeitura em breve para saber por que etapa anda a obra.

A vereadora também explana sobre o sambódromo que foi visitado na manhã de hoje (16) e que só tem algumas arquibancadas e não tem a estrutura necessária para o evento da grandeza do carnaval.

- Fico preocupada pois já fui gestora da Secretaria de Cultura e em 10 dias antes já estava com toda estrutura organizada, hoje vejo que faltam 2 dias para o carnaval e temos somente algumas arquibancadas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vereadora Jussara Carpes visita comunidade da Zona Leste

Neste final de semana a Vereadora do Partido Social Democrático (PSD) Jussara Carpes realizou visitas a comunidade da Zona Leste para ver os anseios da população.

A parlamentar ressaltou seu projeto político, demonstrou alguns trabalhos realizados e conversou com a comunidade local.

- Somos eleitas para ouvir, fiscalizar e legislar, temos que estar na rua, ouvindo a população de Bagé.

Jussara foi acompanhada pela Vereadora Adriana Lara que também está interessada nas reinvidicações.

Segundo a parlamentar do Partido Trabalhista Brasileiro, Adriana Lara, a principal atividade é ouvir a comunidade.

- Queremos sempre construir leis melhores, novas alternativas e um projeto político para Bagé ouvindo a opinião dos moradores da nossa cidade.

CD Galponeira

A vereadora Jussara também participou no sábado (11) do lançamento do CD da GALPONEIRA no Galpão do Parque do Gaú0cho.

De acordo com ela, na ocasião o coordenador do evento, Jorge Luiz Braga Abott se referiu a Jussara o que a deixou muito feliz.

- Fiquei lisonjeada pelas palavras e emocionada com que o coordenador do Parque, carinhosamente chamado de Liquinho relatou sobre o nosso trabalho na gestão da Cultura e da Galponeira de Bagé.

Rainha do Carnaval

Em mais uma edição do RAINHA DO CARNAVAL DE BAGÉ, grande festa popular prestigiada por centenas de pessoas, a vereadora Jussara Carpes ressaltou a importância do Lazer.

- Apesar de ser uma estrutura inadequada onde a comunidade carnavalesca permaneceu horas no Largo do Centro administrativo para assistirem as representantes de suas entidades , eu parabenizo pelo evento que mesmo com as adversidades e dificuldades fizeram a festa.

Encontro da Juventude Gaúcha

Jussara carpes também prestigiou o 2º Encontro da Juventude Gaúcha que ocorreu no Parque do Gaúcho neste domingo (12), onde encontrou a comunidade do CTG Prenda Minha, GAN Campo Aberto e demais entidades que compõe o MTG.

- Fiquei contente de ver a juventude integrada na cultura gaúcha. Eles estão muito interessados em manter a tradição, o que demonstra o amor pela nossa Bagé e pelo nosso estado.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jussara Carpes parabeniza o poder legislativo de Bagé pelos seus 165 anos




A vereadora do Partido Social Democrático (PSD), parabenizou a câmara de Vereadores de Bagé pelos seus 165 anos na reunião da comissão representativa de hoje (02).

Na ocasião a parlamentar elucidou a importância do poder legislativo em uma comunidade.

- Os vereadores têm o papel importante de fiscalizar, melhorar as condições de vida dos cidadãos e legislar.

Jussara Carpes ainda relatou que é um privilégio estar ocupando uma cadeira nesta casa legislativa durante os 200 anos de Bagé e os 165 anos da Câmara.

- Tenho orgulho e o privilégio de ser uma das mulheres que estão hoje nesta casa.

No Brasil apenas 3 cidades têm paridade entre homens e mulheres na Câmara de Vereadores e Bagé é uma delas, destaca Jussara.

A Vereadora Adriana Lara (PTB) em um aparte na fala de Jussara destacou que o nome do plenário da Câmara leva o nome de uma mulher que foi a primeira vereadora de Bagé, Lígia Almeida, destacando que o município e a comunidade sempre deu valor as parlamentares.

Tarcísio da Costa Taborda

A vereadora Jussara salientou o livro produzido em 1987 por Tarcisio Costa Taborda, que conta os 140 anos de história da Câmara de Vereadores, intitulado: Câmara Municipal de Bagé, 140 anos de história.

Jussara pretende dar continuidade para este livro, contando estes 25 anos mais.

- Quero fazer isso, pois povo que não preserva sua história não terá o que mostrar para gerações futuras.

A intenção da edil é de atualizar a literatura e dividir com todos a importância deste poder legislativo.

Solidariedade

Na sessão representativa a vereadora também prestou solidariedade a família Silva Tavares que perdeu na noite de ontem Rodrigo Silva Tavares, o Ximango.