terça-feira, 31 de maio de 2011

Vereadoras acompanham Mainardi em agenda na cidade

Santa Casa de Caridade de Bagé, Oncologia e Centro de referencia da Saúde da Mulher


alunos do curso técnico em informática do IFSul









Durante a tarde de hoje (31), as vereadoras Jussara Carpes, Adriana Lara e Teia Pereira acompanharam o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em algumas agendas pela cidade. Na Santa Casa, o coordenador do Centro de Referência da Saúde da Mulher, Mário Menna, que também representava o provedor Luis Alberto Vargas, fez alguns pleitos ao secretário. Pediu que Mainardi interceda junto ao secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, solicitando alguns repasses de verbas. Menna agradeceu o secretário pela visita e disse que a gestão dele à frente da prefeitura sempre foi comprometida com a saúde da população de Bagé e região, inclusive sendo responsável por recursos que mudaram a cara do complexo Santa Casa e da própria população. Menna também disse que atualmente a prefeitura de Bagé repassa 25 mil dos 40 que eram repassados anteriormente à Santa Casa, na gestão do então prefeito Mainardi. No IFsul, Mainardi conheceu, depois de prontas, as instalações que abrigam os cursos técnicos oferecidos pela insitituição, que hoje atende a cerca de 140 alunos, grande maioria de Bagé e moradora das regiões próximas ao local.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeitura será governada por uma mulher, diz Jussara



A presidente em exercício da Câmara, vereadora Jussara Carpes, fez hoje (30) um discurso forte sobre as possibilidades eleitorais para o ano que vem em Bagé.




Na tribuna, foi taxativa: “A cidade será governada por uma mulher a partir de 2013 e ela sairá daqui da Câmara de Vereadores”. Daremos continuidade ao projeto do PT que, desde 2001, mudou a cara da nossa cidade”.




Pra isso, afirmou, serão necessários planejamento e sustentabilidade. Bagé, segundo ela, será asfaltada sim, mas como parte de um processo de investimento em infra-estrutura urbana, a exemplo do que tem ocorrido ao longo dos últimos dez anos.




A vereadora, porém, rechaçou discursos que afirmam que a cidade será asfaltada em apenas um mandato, considerando-os totalmente mentirosos e eleitoreiros.







terça-feira, 24 de maio de 2011

Vereadoras participam do 54º Congresso da UVERGS



A vereadora Jussara Carpes está em Porto Alegre, desde terça-feira, cumprindo agenda pelo mandato. Desde ontem (24), ela participa, junto com a vereadora Adriana Lara, do 54º Congresso Estadual de Vereadores, que acontece no auditório da AIAMU. Estão sendo debatidos a importância do TCE nas ações no controle da gestão pública, a imunidade parlamentar do vereador, políticas de segurança pública no RS, o fim das coligações nas eleições proporcionais e o voto distrital, dentre outros assuntos.


O evento vai até o dia 27. Ainda na Capital, Jussara, em visita ao Memorial do Rio Grande do Sul, reuniu com a coordenadora Liana para acertar detalhes da exposição. Cumpriu agenda no IGAM juntamente com a contadora da Câmara, Adriana Kisata dentre outras agendas articulando a abertura da exposição.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vereador precisa ocupar mídia para população conhecer leis e seus direitos

A vereadora Jussara Carpes, que interinamente ocupa a presidência da Câmara – o presidente está de licença médica – falou hoje (23), da tribuna do Legislativo, sobre importância para a população dos vereadores ocuparem os espaços públicos de divulgação.
Quantas leis e direitos do cidadão, afirmou, não são conhecidos pelas pessoas e, às vezes, até pelos próprios vereadores. “Devemos ocupar os meios de comunicação. Mostrar às pessoas as leis que nos governam”.
Um dos mais importantes instrumentos de transparência e acompanhamento do que se faz no Legislativo, segundo a vereadora, tem sido a TV Câmara. Mesmo em tevê a cabo, o veículo, que transmite ao vivo as sessões, já chega a milhares de lares bajeenses. “Precisamos dar visibilidade à Câmara, ao trabalho feito pelos vereadores.
Além de fiscalizarmos e encaminharmos as demandas da população, ela precisa ter conhecimento do que se faz aqui. O trabalho bem feito do vereador se traduz em qualidade de vida para as pessoas”.


Criar associação regional pra potencializar carnavais

A vereadora esteve domingo (22) em Dom Pedrito participando de evento que discutia a criação de associação que pense o carnaval de forma regionalizada.

Como em Uruguaiana, comenta Jussara, cujo município já tem um dos carnavais mais prestigiados do Estado. “É preciso somar esforços para alavancar o carnaval na região. Avançar nesse ponto, levar conhecimento e cultura à população. Estamos à disposição para ajudar a construir uma liga regional”, disse.

sábado, 21 de maio de 2011

Vereadora é entrevistada na Rádio Comunitária Sintonia FM

Jussara Carpes ao lado do secretário de Trabalho e Assistência Social, Omar Ghani, que antecedeu a vereadora concedendo entrevista à rádio comunitária


Na manhã de hoje (21) a vereadora Jussara Carpes voltou a realizar agenda em rádios comunitárias. Desta vez, a partir das 10h, a parlamentar concedeu entrevista à Rádio Comunitária Sintonia FM, localizada no bairro Camilo Gomes, Zona Norte da cidade. Jussara explanou, durante aproximadamente duas horas, sobre várias ações desenvolvidas através de seu mandato, entre outros temas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jussara reuniu com o historiador Claudio Boucinha




Na tarde de hoje (20), no Gabinete Térreo da Presidência, a vereadora Jussara Carpes reuniu-se com o historiador Cláudio Boucinha para debater mais uma ação em homenagem aos 200 anos de Bagé, que será comemorado em 17 de julho deste ano. Esta ação da parlamentar visa à produção e 35 banners relatando os principais fatos históricos ocorridos no bicentenário da Rainha da Fronteira. A formatação deste material ainda em fase inicial. Este material futuramente poderá ser exposto em várias instituições de Bagé, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Parlamentar participa de reunião no GGI-M




A vereadora Jussara Carpes participou, no início da tarde de hoje (20), nas dependências do GGI – M, de reunião visando formatar um seminário para debater a violência sofrida pelas crianças e adolescentes.



Participaram deste encontro integrantes do segmento educacional, da segurança, da Câmara de Vereadores de Bagé, entre outros. A reunião foi presidida pelo coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Bagé, Marcio Garcia.



A parlamentar fez várias sugestões para a melhor formatação do seminário que ainda não tem data definida.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vereadores reunem com Agentes de Campo da Saúde


Os agentes de campo da Prefeitura de Bagé estiveram na Câmara de Vereadores, nesta quinta feira (19), para reivindicar a troca da nomenclatura de suas profissões para “agente de combate de endemias”. A alteração, de acordo com o agente Geraldo Gomes, é necessária para que Bagé se enquadre à Proposta de Emenda à Constituição 391/09, que está por ser promulgada, e prevê a criação de um piso salarial e um plano de carreira para os agentes de saúde e agentes de combate a endemias. “Com o ajuste legal da nomenclatura do cargo, a classe gozaria de todas as prerrogativas do Ministério da Saúde, possibilitaria a participação no Sindicato Nacional dos agentes e teria sua natureza de prestação de serviços reconhecida pela população”, disse Gomes.

A vereadora Jussara Carpes juntamente com os vereadores Edegar Franco, Adriana Lara, Auraestela Pereira, Gustavo Morais e Sonia Leite concordaram com a reivindicação dos agentes e informaram que o projeto de lei deve partir do Poder Executivo. “Para isso encaminharemos, com a assinatura de todos os vereadores, uma indicação ao Prefeito para que se realize esta adequação”, disse a vereadora Jussara. Ficou marcada uma nova reunião para dia 23 do corrente com a presença confirmada da Secretária de Saúde Valéria Rodrigues.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vereadora participa de reunião na SMC


Na tarde de ontem (17), a vereadora Jussara Carpes participou de reunião em um dos segmentos da Curadoria dos 200 anos de Bagé – Arte, Cultura e Memória na Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Representantes de vários setores integram este grupo. Jussara falou sobre várias ações realizadas pelo Poder Legislativo relacionadas ao Bicentenário da cidade – Comenda dos 200 anos, Diário da Rainha, entre outras.

A parlamentar declarou-se preocupada com a incompatibilidade de agenda entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Lembrou que há algum tempo a Câmara de Vereadores vem promovendo ações em homenagem ao Bicentenário de Bagé e que quando encerrar as comemorações por parte do Legislativo, estará começando o calendário comemorativo promovido pela Prefeitura.

Jussara informou sobre um projeto que visa à confecção de banners contando os principais fatos ocorridos nestas quase duas décadas de história da cidade. “São muitos fatos e agente não pode deixar de contemplar os fatos mais importantes”, pensa. Ela informou aos presentes que está estudando a viabilidade da Câmara publicar, anualmente, livros.

Vereadora participa de audiência pública na Câmara de Santa Maria



Acompanhando os vereadores da Comissão de Agricultura, a vereadora Jussara Carpes, cumprindo agenda em Santa Maria, participou, à tarde, de audiência publica na Câmara de Vereadores que discutia o fechamento dos escritórios do IBAMA em Bagé, Rio Grande e Santa Maria.


Ao se manifestar, Jussara garantiu que o legislativo de Bagé fará o esforço necessário na cidade e região para construir moções embasadas tanto na manutenção dos órgãos nestes municípios como também na sua qualificação de pessoal e infra-estrutura.


“Vamos fazer uma mobilização solidária e coletiva para manter nessas regiões esse órgão fundamental no controle e preservação das questões ligadas ao meio-ambiente, como o nosso Bioma Pampa”. A exemplo de Santa Maria, Bage fará sua audiência no dia 26 deste mês, lembra a vereadora. “Temos de somar esforços, não só em Bagé, mas em todas regiões, levando moções dos cerca de 100 municípios que compõem essas localidades”.


A vereadora esteve na audiência junto com os vereadores Edegar Franco, Téia Pereira e Claudia Sousa, integrantes da comissão.

Câmara de Vereadores poderá ter resolução para permitir publicações que falem da cidade

ver. Jussara e presidente da Câmara de
Santa Maria

A vereadora Jussara Carpes reuniu-se hoje (18) de manhã, em Santa Maria, com a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, para buscar informações sobre resolução que permite ao legislativo daquele município custear publicações. A iniciativa, segundo a vereadora, é implantar o mesmo processo no legislativo de Bagé. A ideia partiu da carência que o município tem para com a sua história e com o resgate dela.


“A publicação de obras que falem da cidade é uma forma de popularizar e, em certa medida, eternizar a história de Bagé, sobretudo agora que completa seus 200 anos”, diz ela.


Chamada de Lei do Livro em Santa Maria, embora não se trate de lei, a resolução, criada por ato administrativo em 2004, prevê a publicação de no mínimo uma obra por ano. Em seis anos, pra se ter uma ideia, 10 já foram publicadas, numa tiragem total estimada de 7000 exemplares.


A escolha é feita por uma comissão externa, formada por integrantes da Casa do Poeta, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Santamariense de Letras. Devem tratar de temas pertinentes à cidade, não importando o gênero literário: crônica, poesia, romance ou histórico.


Além dos livros, a Câmara também consegue, por meio da resolução, criar material de divulgação institucional, diz a vereadora—presidente. Uma delas é uma cartilha. Em formato de gibi, tem conteúdo didático e é distribuída em todas as escolas municipais e em visitas à Câmara. Em 2011, por exemplo, uma revista foi confeccionada.


Vereadora participa de reunião com direção da Câmara de Vereadores de Santa Maria

















A vereadora Jussara Carpes está participando na manhã de hoje (18) de uma reunião com a direção da Câmara de Vereadores de Santa Maria, para tratar sobre a publicação de livros e periódicos por parte do Poder Legislativo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretário de Meio Ambiente explica na Câmara situação do aterro sanitário



A vereadora Jussara Carpes, em primeiro lugar, parabenizou os garis ou catadores pelo seu dia, já perguntando ao secretário como ficará a questão destes trabalhadores que deverão perder sua forma de sobrevivência a partir da implantação, por parte da prefeitura, de coletores e, em seguida, da coleta seletiva. Alexandre respondeu afirmando que eles serão incluídos no processo, na medida em que poderão trabalhar, como já fazem alguns, na Usina de Triagem, via associação.
Quarenta e duas famílias, segundo o secretário, já atuam na usina, todos eles que, antigamente, catavam lixo na rua. A iniciativa, lembrou Melo, acontece desde a gestão do então prefeito Luiz Fernando Mainardi, período em o lixão foi transformado em aterro, inclusive sendo escolhido nacionalmente como modelo e um dos três melhores do Brasil.

Umas preocupações da vereadora, no que se refere ao aterro, é o possível esgotamento da quarta célula. O excesso lixo já estaria, segundo os vereadores, causando a derramada no solo do chorume - substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas. Em forma líquida, é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

A respeito da quinta célula, anseio de praticamente todos os vereadores, o secretário disse que a Fepan (órgão de licenciamento ambiental do RS) estaria demorando demais para liberar a licença.

Por isso, afirma ele, o Ministério Público deu aval para que Candiota, a partir de convênio firmado entre diversas prefeituras da região, receba parte do lixo da cidade até que seja liberada a implantação da nova célula. Um problema, porem, levantado pela vereadora é de que o local em Candiota que receberá os resíduos de Bagé é privado, o que demandará custos à Prefeitura de Bagé.
Ao longo da conversa entre o secretário e os vereadores, a pedido da vereadora Adriana Lara, a TV Câmara exibiu imagens de visita que o legislativo fez ao aterro sanitário, em que foram constatadas, dentre outras coisas, pessoas trabalhando sem proteção, alguns animais, por exemplo, numa situação não semelhante, mas que fizeram os vereadores lembrar de como era o antigo lixão.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jussara defende novamente a pavimentação nos bairros da cidade



Jussara abordou na tribuna as várias ações alavancadas pelo Poder Legislativo durante a atual legislatura. “Nós não faremos diferente nos 200 anos”, adianta. Registrou a bibliografia já existente no Memorial do Legislativo e a Caixa a Memória. Ressaltou também as ações do novo secretário de Cultura, Sapiran Brito. A vereadora demonstrou toda sua preocupação com o tempo exíguo para o Bicentenário de Bagé. “Julho já se avizinha”, alertou.
A parlamentar destacou a importância a TV Câmara para as informações dos cidadãos sobre as ações da Câmara e Vereadores e Bagé. Informou ter recebido um telefonema de Rodrigo Tavares, ex-funcionário da Secretária Municipal e Atividades Urbanas (SMAU), denunciando o furto e árvores plantadas na área central a cidade. Segundo Jussara, mais e 5 mil mudas foram plantadas na gestão do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi. “O município teve sim o cuidado de realizar o plantio de árvores no centro a cidade”.


Sobre o asfaltamento, Jussara disse ter recebido várias ligações de populares para se manifestarem sobre o tema. Informou ter recebido a visita do presidente da União Bageense das Associações de Moradores (UBAM), Emílio Martins, em apoio à posição de Jussara que defendeu o asfaltamento nos bairros da cidade. Conforme a edil, os presidentes e vice-presidentes das associações e moradores têm a tarefe de trabalhar pelo asfaltamento nos bairros. “Que ao invés de colocar o asfalto em cima da pedra asfáltica, se coloque asfalto nos locais que não tem pavimentação”, sugere.


Lembrou que no governo do ex-prefeito Mainardi foram asfaltadas as vias de acesso de vários bairros. Pensa que quando se esgotar o asfaltamento nos bairros, pode-se pensar no asfaltamento em áreas mais centrais da Rainha da Fronteira. Encerrou dizendo que falta manutenção para a boa conservação da pavimentação de pedra.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Palestra no Justino Quintana aborda patrimônio histórico de Bagé

Dentro das comemorações do bicentenário de Bagé, a vereadora Jussara Carpes deu uma palestra ontem (09) sobre patrimônio histórico da cidade a alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Justino Quintana.


De uma forma didática, utilizando-se de data-show, banners e cartões postais, abordou a relação dos patrimônios – materiais e imateriais – com a identidade cultural , preservação (consciência), investimento financeiro, por exemplo. Além disso, também falou sobre as zonas de preservação contidas no novo Plano Diretor e o inventário cultural.


Comentou sobre a falta de proteção aos casarios antigos da cidade, que são cerca de 600. Ao final da palestra, os estudantes mostraram-se interessados no assunto, especialmente no que se refere à Fábrica de Sabão e ao complexo Santa Tereza.


As professoras que convidaram a vereadora disseram que a palestra "é uma ação pedagógica com o objetivo de despertar a atenção para os temas relevantes que envolvem a cultura dos bageenses, para uma consequente valorização de suas identidades como agentes do ambiente em que estão inseridos”.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vereadora diz que calçamento experimental da prefeitura não privilegia população

Contundente em suas críticas ao governo municipal, a vereadora Jussara Carpes disse hoje (09), na tribuna da Câmara Municipal, que apenas um terço da população de Bagé tem acesso a algum tipo de pavimentação e dois terços “têm pó e barro”.

Afirmou não ser contra a nenhuma forma de desenvolvimento, como dizem por aí: “Mas a prioridade tem de ser as pessoas e não os carros”, desferiu, ao referir-se ao projeto experimental da prefeitura que está colocando asfalto em cima de ruas já calçadas.

Contrária à medida, Jussara prega, em primeiro lugar, o desenvolvimento dos bairros. “O centro da cidade já conta com todos os equipamentos públicos. E os moradores, grande parte que vive na periferia, precisa ter vontade de ficar onde está, sentir-se confortável na região em que vive, em vez de, no verão, comer pó, e, no inverno, andar na lama”.

Em relação ao calçamento já existente no centro, a vereadora disse que as “pedras são maravilhosas e contam a história da nossa cidade”. Não dá mais, afirma ela, pra ver quase todos os dias algum prédio sendo derrubado e construído em seu lugar verdadeiras “caixas de fósforo”. “É preciso, mais do que nunca, ter respeito à população, aos lugares onde as pessoas vivem, criam seus filhos, têm a sua vida cotidiana”.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agenda política na Capital articula benefícios para Bagé


Na tribuna da Câmara, a vereadora Jussara Carpes relatou hoje (05) pela manhã o saldo da visita que fez a órgãos do governo do Estado na busca por ações que beneficiem o município. Na Casa de Cultura Mário Quinta, por exemplo, ela disse ter conseguido para Bagé, dentro das comemorações de seus 200 anos em julho, um espaço no Memorial do Rio Grande do Sul a ser destinado a exposições alusivas à data. Na Secretaria de Saúde, Jussara conversou com o assessor Ricardo Charão a respeito da Ong Reluvida, que atende pacientes com DST e Aids. A ideia era, segundo a vereadora, obter do Estado apoio para que a Ong consiga não só manter o trabalho como também criar uma instância melhor de diálogo com o governo municipal, o que não tem acontecido. Charão garantiu à vereadora que a SES dará o suporte necessário à Ong. Ainda sem data definida, ele também se comprometeu em fazer uma visita ao município para aprofundar a questão.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vereadora participa da assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

ministra Iriny Lopes (centro), da Secretaria Nacional
de Políticas Públicas para Mulheres participou do ato

A vereadora Jussara Carpes (PT) participou ontem (03), em Canoas, da assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O ato aconteceu no bairro Guajuviras, onde funciona o programa Território da Paz.

A secretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana, disse que o governo Federal, a partir do pacto, compromete-se com o Rio Grande do Sul tanto na liberação de recursos quanto na participação e construção de políticas e ações que amparem as mulheres vitimas de violência.

O pacto irá possibilitar um avanço nas articulações entre a sociedade gaúcha e os órgãos públicos de áreas como assistência social, segurança pública, educação, justiça, cultura, saúde e as organizações não-governamentais em prol da execução de políticas de enfrentamento à violência.

Dentre as iniciativas estão, por exemplo, a construção de casas abrigo, centros de referência, como também a capacitação dos agentes que irão trabalhar atendendo as mulheres.

O governador Tarso Genro, em tom sério, criticou o governo anterior ao dizer que foi preciso assumir um homem para assinar um pacto que dá assistência às mulheres, o que não fora feito pela governadora.

Também participaram do ato a ministra da Secretaria Nacional de Políticas Publicas para Mulheres, Iriny Lopes, o prefeito Jairo Jorge e outras autoridades. A vereadora Adriana Lara (PT) também participou do ato.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vereadora cumpre agenda política em Porto Alegre

A vereadora Jussara Carpes está em Porto Alegre a serviço de seu mandato. Ela cumpre agenda política na capital gaúcha amanhã (03) e quarta-feira (04).
A parlamentar vai participar de reuniões no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), no Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), para tratar o inventário cultural, recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores de Bagé, no Memorial do Rio Grande do Sul (RS), na Casa de Cultura Mário Quintana, pela representação da Comissão Especial do Bicentenário, para articular futuras exposições do Memorial do Legislativo bageense neste local, e na Secretaria Estadual de Saúde, para tratar de temas relacionados à ONG Reluvida.

Vereadora defende asfaltamento nos bairros

A vereadora Jussara Carpes ressaltou a passagem do Dia do Trabalhador ocorrida no último domingo. A vereadora declarou estar preocupada com a infra-estrutura do município de Bagé. “O município tem que melhorar a qualidade de vida da população”, pensa. Sobre a política de asfaltamento da cidade, a parlamentar crê que o Poder Executivo Municipal deve colocar asfalto nas áreas onde não há nenhuma pavimentação. “Fazer asfaltamento onde já há pavimento é duplicar o investimento”. A edil sugeriu que os presidentes das associações de moradores devem reivindicar a colocação de asfalto nos bairros “onde as pessoas comem pó o dia inteiro”. “Eu sou a que mais defende asfaltamento onde não há pavimentação”. Para Jussara, o problema não é o tipo de pavimentação colocada, mas sim a manutenção do pavimento.
Informou que segue recebendo em seu gabinete reclamações sobre problemas referentes a hidrometria. Ela se posicionou contrária o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB) somente parcelar e não retirar completamente o excesso de água de contribuintes que historicamente não consumiram além do limite. Declarou pensar necessário que o diretor do DAEB, Kiwal Parera, compareça novamente a Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a pasta. Informou que o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Paulo Parera, até o momento não acatou a solicitação do Poder Legislativo de comparecer a Câmara e prestar alguns esclarecimentos aos vereadores e a população de Bagé. “Por que para mim não está claro o que ele tratou na tribuna da rua”, referindo-se a declaração feita pelo secretário, no final do ano passado, na esquina da Caixa Econômica Federal, ofendendo os vereadores.
Encerrou declarando que a saúde de Bagé melhorou muito, mas que tem muito que avançar. Ela deseja que tais avanços aconteçam para que os usuários usufruam de um sistema público de saúde de qualidade.