quinta-feira, 31 de março de 2011

Vereadora comemora aniversário de um ano da falta de informações por parte do Poder Executivo Municipal

Jussara Carpes no momento em que ascendeu o isqueiro como forma de criticar o Poder Executivo Municipal

A vereadora Jussara Carpes iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária de hoje (31) lendo documento produzido pelo Núcleo de Pesquisas Tarcisio Taborda, Culturasul, Associação Santa Theresa e pelo Ecoarte que visa sensibilizar os vereadores para não aprovarem as emendas proposta pelo vereador Gustavo Moraes, que trata sobre o Inventário Cultural. Segundo a parlamentar, vários debates sobre este tema foram realizados. A parlamentar também explanou sobre um pedido de informações feito por ela, ao Poder Executivo Municipal, no dia 14 deste mês. Neste documento Jussara solicitou uma cópia da ata da reunião do Conselho Municipal de Transito, onde foi aprovado o aumento da tarifa do transporte coletivo de Bagé. Até o momento a Prefeitura de Bagé não atendeu ao pedido feito pela vereadora. A parlamentar foi mais além. Com um isqueiro em punho, fazendo alusão a uma vela de aniversário, declarou que tem requerimentos produzidos há mais de um ano, através de seu mandato, que até o presente momento estão sem resposta do Poder Executivo. “Eu tenho requerimentos com mais de um ano e ainda não recebemos nenhuma resposta”, afirmou. A edil disse querer informações do Executivo para os vereadores seguirem legislando. Jussara encerrou seu pronunciamento abordando o falecimento do ex-vice-presidente da República, José de Alencar. Parabenizou o ex-vice-presidente pela sua luta contra o câncer. Ela se solidarizou a José de Alencar, pois há poucos meses descobriu um câncer, tratou e está recuperada.

quarta-feira, 30 de março de 2011

IPHAE é parceiro para trabalhar os patrimônios de Bagé


A vereadora Jussara Carpes, juntamente com a vereadora Adriana Lara, reuniu-se, na manhã de ontem (29), nas dependências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), com o diretor do IPHAE, Eduardo Hamm. Neste encontro as parlamentares dialogaram com o diretor sobre o inventário de Bagé e a parceria em um projeto de qualificação de mulheres na construção civil, com o viés do restauro de prédios históricos.

Qualificação de mulheres é tema de reunião no IPHAN



Em reunião ocorrida na manhã de ontem (29), nas dependências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a vereadora Jussara Carpes reuniu com a superintendente do IPHAN no RS, Ana Meira e equipe, onde foi tratado a possibilidade de parceria do Instituto para a qualificação de mulheres para restaurar bens patrimoniais. Na conversa foi incluído o IFSUL, antigo CEFET, para a realização de uma conversa com a professora Gisela, que coordenou, em Pelotas, cursos técnicos em restauro. Conforme a vereadora, a intenção deste encontro é dar um novo viés para a qualificação profissional deste gênero.

Vereadoras recebidas pelo Presidente da Assembleia, Deputado Vilaverde


segunda-feira, 28 de março de 2011

Vereadora sugere leitura de poesias antes do início das sessões ordinárias

Jussara Carpes: mais uma ação em homenagem aos 200 anos de Bagé

Na manhã de hoje (28) a vereadora Jussara Carpes protocolou requerimento sugerindo que no período de 04/04 a 18/07, no início das sessões ordinárias - antes da leitura da ata - seja realizada a leitura de uma poesia com tema específico que enalteça o Patrimônio Material e Imaterial de Bagé em comemoração ao Bicentenário da cidade. Segundo a vereadora, esta atitude será mais uma ferramenta da Câmara de Vereadores para homenagear Bagé em seus 200 anos. “Esta sugestão se justifica devido a esta parlamentar atuar, participar, prestigiar e divulgar os órgãos de cultura, os produtores culturais de Bagé. Se esta sugestão for aprovada pelo Parlamento, estaremos levando a arte poética à sociedade, através da leitura dos textos selecionados. Também será mais uma ferramenta que a Câmara de Vereadores de Bagé estará usando para assinalar e homenagear o Bicentenário da cidade”, acredita a parlamentar. A seleção das poesias ficará a cargo da Mesa Diretora

Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos




Vereadora participa de reunião com ONG e 7ª CRS

A vereadora Jussara Carpes, juntamente com o presidente da ONG Reluvida, Bertoldo Soares, reuniu-se com o Coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gilson Machado e membros da referida coordenadoria para organizarem a visita da equipe de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Estado. Na reunião de 15 de março da Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos, Bertoldo relatou ter participado de reuniões em Porto Alegre, onde tratou assuntos referentes a projetos de apoio aos portadores do vírus HIV, bem como uma plenária regional para debater os temas relevantes deste setor da sociedade. A Vereadora Jussara propôs inclusão da Coordenadoria na organização do evento, que reuniu no dia 24/03, onde saíram indicativos e desdobramentos para a plenária que realizar-se-á dia 28 de abril e contará com a mobilização da 7ªCRS.

Pesquisa aponta Jussara Carpes entre os três vereadores mais atuantes de Bagé

Em recente pesquisa de opinião realizada em Bagé, pelo Instituto Tiradentes, a Vereadora Jussara Carpes foi eleita entre os três vereadores mais atuantes da Rainha da Fronteira. Ela receberá no dia 09 de abril, em Porto Alegre, a “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Prata”. A medalha é conferida mediante criteriosa seleção de políticos com aprovação popular na mencionada pesquisa e que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade. A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do 40° Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, que terá duração de dois dias – 08 e 09 de abril.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parlamentar defende algumas alterações no atual sistema de Estacionamento Rotativo


A vereadora Jussara Carpes iniciou seu pronunciamento, durante a sessão ordinária de ontem (24), manifestando apoio à proposição do vereador Divaldo Lara em relação ao Estacionamento Rotativo. A parlamentar considera que esta lei precisa de alguns ajustes. A situação comentada pelo vereador das pessoas não poderem estacionar para comprar o tíquete de estacionamento aconteceu também com a edil. Ela revelou que não chegou a ser multada, mas orientada. A parlamentar acredita que 15 minutos é tempo de tolerância suficiente para resolver este tipo de situação. Destacou também que o mês de março é o mês da poesia e findou seu discurso lendo um trecho de uma publicação produzida pelo Ecoarte que tem como tema principal os 200 anos de Bagé.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vereadora questiona a veracidade de produção jornalística


Durante o seu pronunciamento na sessão ordinária de 21/03 a vereadora Jussara Carpes comentou sobre o fato de uma jornalista do Jornal Minuano, na semana passada, ter feito um texto onde afirma que no núcleo do Bagé Tênis Clube, do Programa Segundo Tempo, havia cerca de 100 alunos sendo beneficiados com este programa. Segundo a vereadora, esta matéria é tendenciosa por que ela é esposa de assessor do secretário de Juventude, Esporte e Lazer e pelo fato de no mesmo dia desta produção textual a vereadora Jussara, juntamente com outros edis, visitaram dois núcleos deste programa – no Clube Cantegril e no Militão. No primeiro havia sete alunos e no segundo havia somente um aluno desfrutando deste programa. “Pasmem, a jornalista é esposa de um funcionário do Paulinho Parera. Esta casa não recebeu, até agora, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer para prestar esclarecimentos. Isso aqui (com uma cópia do jornal em punho) é uma mentira. Nós fomos ver ¨"in loco". Eu não tenho medo de dizer que isso é uma mentira”. A parlamentar ressaltou também que os monitores, durante a visita dos vereadores, não tinha nem a lista de chamada dos alunos.
A vereadora também comentou sobre a audiência pública ocorrida na noite de 18/03, na Câmara de Vereadores de Bagé, que iniciou os debates sobre a possibilidade da criação de uma Fundação Municipal de Saúde. Encerrou seu discurso parabenizando o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pela abertura de uma coordenadoria de sua pasta em Bagé no final da tarde de 18/03.

Vereadores reúnem com funcionários do Controle Interno da Prefeitura de Bagé


Vereadores debatendo sobre o tema



A sessão ordinária de hoje (24) foi interrompida para haver uma reunião entre os vereadores e funcionários do setor de Controle Interno da Prefeitura de Bagé. A vereadora Jussara Carpes, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas (CFO) pediu vistas no projeto que concede imcorporação de vantagens a servidores do Controle Interno que tramita na casa. No encontro de hoje, após discussão e esclarecimentos entre os vereadores, foi redigida uma emenda que será apreciada na próxima reunião da Comissão de Finanças e Orçamento.

Vereadores reúnem com conselheiros tutelares

A vereadora Jussara Carpes, juntamente com os demais vereadores, participou de reunião com conselheiros tutelares de Bagé no final da manhã de hoje (24). Os conselheiros procuraram os edis para conversarem sobre a legislação vigente e propuseram alterações para o próximo processo eleitoral que se avisinha. A unanimidade dos vereadores presentes acolheram o pleito e será produzida uma emenda coletiva. Os Conselheiros alegam não terem sido procurados e pensam que nas eleições para o cargo de conselheiro tutelar não pode haver prova seletiva, pois se trata de um mandato eletivo.

Vereadora relata ação parlamentar


Parlamentar considerou a reportagem tendenciosa


No inicio da tarde de ontem a vereadora Jussara Carpes concedeu uma entrevista ao Programa Conversas da Semana, da TV Câmara de Bagé. Na ocasião, a parlamentar relatou a visita que ela, juntamente com outros vereadores, fez a dois núcleos do Programa Segundo Tempo, localizados no Clube Cantegril e no Ginásio Militão. Nestas visitas, para a surpresa dos edis, estavam sendo contemplados com o programa somente sete alunos no núcleo do Cantegril e somente um aluno no núcleo do Ginásio Militão. Jussara também fez um link com a reportagem feita por uma jornalista do Jornal Minuano, que informou em seu texto que no núcleo do Bagé Tênis Clube, onde funciona outro núcleo do Programa Segundo Tempo, 100 alunos estavam sendo contemplados com o projeto. A vereadora pensa que esta matéria é tendenciosa, já que a jornalista é esposa de assessor diretor do secretário de Juventude, Esporte e Lazer. “No mínimo esta reportagem é tendenciosa”.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bancada do PT pede providencias ao Executivo no caso de Omar Ghani

Os vereadores, juntamente com o secretário, durante a reunião


Na manhã de hoje (21), a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) chamou o Secretário do Trabalho e Assistência Social, Omar Ghani, para pedir esclarecimentos sobre um fato ocorrido na semana passada em que o mesmo vem recebendo ameaças contra sua integridade física. Ghani já registrou ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-atendimento (DPPA).
Conforme o registro, o acusado seria um cargo de confiança da prefeitura. Informações extra-oficiais afirmam que o homem atuaria como motorista da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. A bancada do PT se solidarizou com o secretário e pediu providencias ao Chefe do Executivo. Participaram da reunião os vereadores Jussara Carpes, Adriana Lara Edgar Franco e Teia Pereira.
A bancada reconhece no secretário uma das maiores lideranças no Partido dos Trabalhadores.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Voto com coerência

Na sessão extraordinária que apreciou vários vetos do Poder Executivo Municipal, as galerias da Câmara de Vereadores estavam lotadas por funcionários públicos acompanhando a posição dos vereadores. O veto do Executivo a emenda coletiva reajustado em R$ 4,50 até junho e a partir de julho, R$ 5,00 o vale-alimentação foi derrubado pela unanimidade dos vereadores presentes. A vereadora Jussara entende que a bancada do PT foi coerente e votou pela derrubada de vetos do Executivo. A edil “afirma que este momento é impar e de grande significado para o funcionalismo público municipal”. Na mesma sessão foi votado reajuste que beneficiaria o prefeito, vice-prefeito, chefe de gabinete do prefeito, diretor do DAEB, procurador do município, secretários e os 11 vereadores que foi rejeitado pelos vereadores, não autorizando aumento dos salários dos dirigentes políticos, o que gera uma economia de aproximadamente 250 mil por ano. A Vereadora declarou voto dizendo que estes valores economizados ajudariam para o aumento do vale aos funcionários.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Vereadora recebe visita de prefeito


Jussara e Folador durante a reunião


No início da manhã de hoje (17), por volta de 8h, à vereadora Jussara Carpes recebeu, em seu gabinete, a visita do prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador. O encontro teve como pauta tratar sobre projetos culturais que beneficiarão Candiota e a região.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto do Plano de Carreira do Magistério Municipal é motivo de pedido de vistas de vereadora

Após pedir vista do Projeto do Plano de Carreira do Magistério Municipal na Comissão de Contas, Finanças e Orçamentos (CFO) realizada em 15 de março, a vereadora Jussara Carpes participou de reunião no SIMPROFEM, hoje (16) pela manhão, propondo audiência pública para a discussão deste projeto que esta tramitando na Câmara de Vereadores. As vereadoras Jussara Carpes e Adriana Lara participaram da comissão que juntamente com o Executivo elaboraram as alterações do Plano de Carreira e estão propondo a ampla discussão e divulgação do tema para a sociedade de Bagé.

Vereadores visitam núcleos do Programa Segundo Tempo







Parlamentares ficaram surpresos com a pouca quantidade de alunos nestes dois núcleos



Na manhã de ontem (16) os vereadores Jussara Carpes, Adriana Lara, Silvio Machado, Edgar Franco, Gustavo Morais e Sonia Leite visitaram dois núcleos do Programa Federal Segundo Tempo que estão funcionando nas dependências do Militão e do Clube Cantegril. O projeto de renovação deste programa foi aprovado na Câmara de Vereadores de Bagé no final do ano passado e os parlamentares foram conferir o andamento destas atividades.
Nesta oportunidade os edis conversaram com os coordenadores destes núcleos. No Clube Cantegril estavam em atividade somente sete alunos e no Militão estavam em atividades apenas um aluno, sendo que a meta deste programa para cada núcleo é de 100 alunos por turno. A vereadora Jussara Carpes declarou que este programa tem um alto investimento do Governo Federal para estar atendendo poucos alunos. “Estou surpresa pela falta de alunos nos dois núcleos visitados”, opinou.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Os bustos e as placas devem ser devolvidos a população

As constantes reclamações, por parte da população, de cobranças indevidas de excesso de água por parte do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB) foi o tema inicial abordado pela vereadora Jussara Capes em sua explanação durante a sessão ordinária de hoje (14). A vereadora destacou a situação de uma pessoa que dela foi cobrado R$ 7 mil de excesso. “Já encaminhamos este assunto ao DAEB, por que isso não existe no cotidiano de Bagé”, pensa a edil. Afirmou também que assinou o requerimento proposto pela vereadora Adriana Lara em que a taxa de água, neste período de racionamento, é cobrada somente em 50%. “Nem uma escola tem esse valor de excesso”, acredita.
A parlamentar abordou também o fato de no ano passado ter solicitado que o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Paulo Parera, comparecesse na Câmara de Vereadores para prestar alguns esclarecimentos sobre a sua pasta e que até o momento esta solicitação não tinha ocorrido. Jussara declarou ter ficado surpresa devido ao fato do Projeto de Lei que trata sobre o Programa Esporte e Lazer ter chegado a esta Casa Legislativa para apreciação da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas (CFO) antes do secretário da referida secretaria comparecer na Câmara para prestar alguns esclarecimentos sobre a SMJEL.
Jussara disse que há muito tempo vem solicitando ao Poder Executivo que os bustos e placas sejam devolvidos as praças da cidade. “Os bustos e as placas têm que estarem nas praças. Nós queremos que o Poder Executivo devolva estes bens públicos a população de Bagé”, encerrou a parlamentar.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Legislativo realiza homenagem às mulheres


Jussara entregando a homenagem à carnavalesca Naná


A promotora Luciana Casarotto representou as mulheres em sua explanação




Jussara assume a presidência do Legislativo durante a explanação do presidênte da Câmara de Vereadores, vereador Silvio Machado















Os vereadores juntamente com as homenageadas








A Câmara de Vereadores de Bagé realizou na noite de ontem (10/03) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data esta comemorada anualmente dia oito de março. 35 mulheres, de diversos segmentos, foram homenageadas. A atividade contou com a apresentação da cantora Deise Veiga e da violinista Melissa Gonçalves. A vereadora Jussara Carpes homenageou as carnavalescas Maria Anari Gomes, conhecida popularmente como Naná, e Vanda Saurí Rosa. No final da sessão as vereadoras também receberam uma homenagem do Poder Legislativo.

Confira a lista completa das homenageadas

- Maria Anari Gomes - carnavalesca;
- Vanda Saurí Rosa - carnavalescas;
- Elda Blois – médica;
- Patrícia Aléssio – defensora pública;
- Luciana Casarotto – promotora pública;
- Tarciane Tebalde – cantora nativista;
- Elisângela Lamadril Silveira – cabeleireira;
- Irmã Maria Ana Klein – diretora do Colégio Franciscano Espírito Santo;
- Carmem Lúcia Moreira Silva – gari formada em Letras;
- Eni Halfen Pires – realiza trabalhos voluntários;
- Carolina Machado – feirante mais antiga da Feira Livre;
- Estefânia Silveira – professora mais antiga da rede municipal;
- Haidée Azevedo – presidente da Associação dos Moradores do Bairro Floresta;
- Marlisa Alagia Fico – integrante da Comissão Gestora Acadêmica da Urcamp;
- Luci Mar Oliveira Braneto – funcionária pública municipal;
- Terezinha Ricaldoni – médica;
- Arlete Salvaterra – professora;
- Maria Helena Mansur – professora;
- Beatriz Pinheiro – comerciante;
- Maria Amélia Gonçalves – voluntária;
- Ana Lúcia Velásquez – assistente social do Presídio Regional;
- Ana Luísa Ribas – médica;
- Ana Mercedes Bandeira – defensora pública;
- Anelise Moreira – chefe do abrigo de mulheres vítimas de maus tratos;
- Janise da Silva – secretária municipal de Educação;
- Joana Alves – agente comunitária;
- Magda Flores - secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;
- Maria Angélica Barboza – motorista da Secretaria Municipal de Educação;
- Maria Elisabeth Infantini – professora de canto;
- Mariuze Lacerda – policial civil;
- Melissa da Silva – aluna de violino no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba);
- Nádia La Bella – coordenadora regional de Educação;
- Silvana Caetano – primeira-dama;
- Sulenir Vargas – capitã da Brigada Militar;
- Virgília de Alves – comunidade Quilombolas de Palmas;
Vereadoras: Adriana Lara, Cláudia Souza, Sônia Gomes Leite, Aura Stella Pereira (Teia) e Jussara Carpes.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Vereadora propõe isenção da taxa de inscrição para concursos públicos municipais

O Projeto de Lei (PL) proposto pela vereadora Jussara Carpes que dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e dá outras providências, estará na pauta da sessão ordinária de hoje (10/03). Neste PL, que foi protocolado na manhã de sexta – feira (04/03) ficam isentos da cobrança de taxa de inscrição em concursos públicos municipais todos os munícipes que recebam até o valor do piso salarial do Estado, e os que estejam desempregados. Também estarão isentos da referida cobrança os cidadãos que comprovarem ser residentes e domiciliados em Bagé e comprovarem a situação de desempregados há mais de três meses. Para a parlamentar, este projeto se legitima devido as grandes desigualdades sociais existente no Brasil. “O fato do Brasil ser um país de grande desigualdade social é de conhecimento geral. Isentar total ou parcialmente a população mais carente do pagamento da taxa de inscrição ajuda a promover a ascensão social, ao oferecer condições para que os mais pobres também possam competir pelos empregos públicos, muito disputados hoje tanto pelos salários quanto pela estabilidade. Porém, os mecanismos da isenção são desconhecidos por muitos”, argumenta a vereadora.

segunda-feira, 7 de março de 2011

TV Câmara e TV Assembléia Legislativa do RS

Jussara Carpes e o Presidente da Assembléia Legislativa, dep. Adão Villaverde

A Vereadora Jussara esteve em reunião com o Deputado Adão Villaverde e a Jornalista Carmen discutindo a possibilidade da TV Assembléia e suas afilhadas passarem de Analógica para Digital, permitindo a multiprogramação e a migração para Canal aberto. O canal 16 da NET que transmite a programação da TV Câmara é conveniado com a TV da Assembléia Legislativa que disponibiliza horas para a programação local. O Presidente do Legislativo, Deputado Adão Villaverde em seu discurso de Posse falou da importância deste meio de comunicação e abordou a necessidade de transmissão das programações em canal aberto. Atualmente as TVs Legislativas, Universitárias e comunitárias tem disponibilidade através de canais fechados, TV a cabo. A Assembléia deverá ser a articuladora de uma grande discussão junto ao Ministério das Comunicações para que este avanço se concretize.

Vereadora participa de reunião na Casa de Cultura Mario Quintana


A Vereadora reuniu-se em POA no dia 01 de março com o Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS, André Venzon e o Assessor da Direção da Casa de Cultura Mario Quinta, Paulo Wayne, tratando sobre exposições comemorativa aos 200 anos de Bagé.

Vereadora fala sobre Critérios

A vereadora Jussara Carpes, durante o seu discurso na sessão ordinária de 03/03, destacou o início da Semana das Mulheres que tem o Dia Internacional das Mulheres comemorado anualmente na data de 08/03. A parlamentar pensa que este gênero tem muito a comemorar, devido às conquistas já obtidas pelo sexo feminino. Por outro lado, Jussara crê que há muito para ser conquistado.
A edil destacou também a exposição denominada “Mantos do Silêncio”, da artista plástica Heloisa Morgado, que iniciou ontem (02/03) na Câmara de Vereadores de Bagé e se estende até o dia 15/03.
A vereadora também levantou a suspeita de que, para alguns funcionários, não esta sendo concedida, pelo Poder Executivo Municipal, a Licença para Tratamento de Interesse Pessoal. Segundo Jussara, isto é uma questão de critério. “Que leis nós estamos produzindo nesta casa”? A parlamentar, que vai solicitar informações ao Executivo sobre este caso, pensa que a lei maior não se contradiz. “Queremos que a lei seja para todos. O primeiro princípio é atender a população”, declarou.
Jussara encerrou afirmando que esta muito feliz com o Estacionamento Rotativo Pago.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Presidente do Legislativo de Santana do Livramento visita gabinete da vereadora Jussara Carpes

Davi Pérez, Jussara Carpes e Sérgio Moreira


A vereadora Jussara Carpes recebeu, na manhã de hoje (04/03), visita do presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Sérgio Moreira e do presidente da Associação dos Servidores da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento (Ascam), Davi Pérez. Os representantes da cidade fronteiriça realizaram esta visita com o objetivo de obter informações sobre o vale-alimentação repassado aos servidores da Câmara de Vereadores de Bagé. A Câmara de Santana do Livramento não disponibiliza tal benefício aos seus funcionários. Sérgio quer resolver esta situação, através da criação do vale-alimentação para os funcionários do Legislativo deste município. O encontro, que durou aproximadamente uma hora, teve como pauta outros temas.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vereadora cumpre agenda política em Porto Alegre

O vereador Silvio Machado, o prefeito de Lavras do Sul, Paulo Alcides, o assessor de assuntos estratégicos da Secretaria de Obras, a vereadora Jussara Carpes e o vereador Divaldo Lara.


A vereadora Jussara Carpes participou ontem (1º/03), em Porto Alegre, de uma reunião na Secretaria de Obras do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje (02/03) a parlamentar participa de uma reunião na Secretaria de Infra-estrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul. As reuniões têm como pauta o inicio da obra de Asfaltamento da RS-473, via de acesso Bagé – Lavras do Sul. Os demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Bagé também participam desta agenda na capital gaúcha.

Exposição de Heloisa Morgado embeleza o Legislativo

Heloisa Morgado organizando sua exposição no Plenário Lígia Almeida, na manhã de hoje


Na manhã de hoje (1º/03) teve início a exposição "Mantos de Silêncio", da artista plástica Heloisa Morgado, no saguão de entrada e no Plenário Lígia Almeida, na Câmara de Vereadores de Bagé. 13 quadros, que retratam santas em monjas, ficarão expostas no Legislativo bageense até o dia 15 de março. Esta atividade foi articulada pelo Setor de Memorial da Câmara. O referido setor foi criado através de uma proposição da vereadora Jussara Carpes.

A inspiração


Segundo Heloisa Morgado, que não pintava quadros há anos, a inspiração para produzir estas obras veio depois da realização do projeto ”Um Dia com Thereza”, realizado no final de 2009, no Complexo Santa Thereza, onde vários artistas plásticos foram convidados a assistir um filme sobre a santa e realizar produções artísticas sobre o tema. Deste projeto resultaram 22 telas produzidas durante todo ano de 2010. Nove quadros já foram vendidos. Os preços das obras expostas na Câmara variam entre R$ 500 e R$ 600. Conforme a artista, sua produção estará exposta, em abril, no Museu Paulo Firpo, na cidade de Dom Pedrito e em maio, na Igreja do Galo, em São Gabriel.

terça-feira, 1 de março de 2011

Em alta com as entidades carnavalescas

Ao fazer uso da palavra, durante a sessão ordinária de ontem (28/03), a vereadora JUSSARA CARPES assinalou o falecimento d escritor Moacyr Scliar e se disse honrada por ter sido convidada, por várias entidades carnavalescas, a atuar como jurada no carnaval de rua de Bagé . Mas a parlamentar declarou que infelizmente, por questões de saúde, não poderá desempenhar esta função e desabafou o seu pesar em não poder participar. Entretanto foi convidada também para ser jurada no concurso Rainha do Carnaval, onde foi vetada pelo Poder Executivo. A edil garantiu que isto não tem importância, por considerar que importante é o conceito que desfruta no meio carnavalesco, fruto de sua atuação como secretária de Cultura no governo anterior, dos critérios e forma com que sempre conduziu a relação com as escolas e entidades carnavalescas. “Não sei de quem foi o veto, mas deve ser de alguém muito importante no Governo”, encerrou.