domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mulheres qualificadas para restaurar patrimônios culturais


A qualificação de mulheres também é uma área onde a vereadora atua intensamente


No dia 24 de fevereiro, a Vereadora JUSSARA foi à Tribuna e expôs o projeto para qualificação de 60 mulheres que será implementado em Bagé, viabilizado por gestão de seu gabinete e possibilitado pela emenda Parlamentar da deputada EMILIA FERNANDES. A Vereadora gestiona para a iniciativa ser ampliada pelo Governo do Estado, direcionando a qualificação das mulheres para a construção civil com enfoque na preservação do patrimônio arquitetônico.
Registrou, por fim, que neste mesmo dia, há 111 anos, foi inaugurado o prédio da Prefeitura da Osório, na época Intendência Municipal. Após o processo de restauro, este patrimônio é cartão postal da Rainha da Fronteira.

Inventario de Bagé

A Vereadora requisitou à presidência da Câmara requisição ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN cópia do Inventário dos Bens Patrimoniais produzido em 2009 pela Instituição, tendo em vista que em dezembro tramitava na Casa Projeto de Lei referente ao tema. Em janeiro, o IPHAN encaminhou cópia do Inventário para a Câmara, e de posse do mesmo a Vereadora encaminhou à Secretaria de Planejamento e de Habitação do Município para conhecimento. O projeto de lei teve pedido de vistas e recebeu emendas de vereador da casa, devendo agora receber parecer das Comissões. Jussara, tratando do tema na tribuna, enfatizou a importância da aprovação da matéria para proteger o patrimônio edificado do Município, na visão contemporânea do desenvolvimento integrando a cultura, a história, o meio ambiente.

Vereadores reúnem com Prefeito em exercício

A vereadora Jussara, a convite do Executivo Municipal, reuniu na tarde de 25 de fevereiro com os Vereadores da bancada de governo, Secretários Municipais, Assessores do executivo e o prefeito em exercício, Carlos Alberto Fico, para apreciação e debate de projetos que serão enviados à Casa Legislativa.

Bagé escolhe Rainha do Carnaval

Na noite de sábado, dia 26, o largo do Centro Administrativo foi palco da escolha da Rainha do Carnaval de Bagé. A Vereadora Jussara prestigiou o evento organizado pela Associação Bajeense de Entidades Carnavalescas (ABEC), Liga Bajeense de Escolas de Samba (LIBES) Associação Cultural das Escolas de Samba (ACESB) e Prefeitura de Bagé.

Relatório de viagem

Parlamentar acredita que a TV Câmara é um instrumento de transparência e de divulgação das ações do Legislativo

Jussara gravou para a TV Câmara relatório de viagem ao retornar de Porto Alegre dia 21 de fevereiro, onde relatou as reuniões realizadas na Secretaria de Mulheres, ONG Mulheres em Construção e Ministério da Cultura sobre qualificação de mulheres na construção civil, abrindo a alternativa de trabalho em restauros de patrimônios culturais. A TV Câmara apresenta sua programação no canal 16 da NET diariamente às 18h, com reprise das sessões e programações envolvendo a política local.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Santa Thereza realiza grande Carnaval

O Complexo Cultural Santa Thereza acolheu na noite de 25 de fevereiro aproximadamente cinco mil pessoas no último baile do projeto “No Tempo das Marchinhas”, prova de que o povo Bageense gosta mesmo de carnaval.
A Vereadora Jussara participou como jurada na escolha das fantasias, coordenando o Júri, e também entregou premiação aos vencedores. Entrevistada pela rádio e pelas emissoras de televisão, registrou que Santa Thereza recupera não só a arquitetura, como resgata os bailes embalados pelas marchinhas na cultura do seu povo. Voltamos no tempo com a festa mais popular e democrática dos brasileiros.

Mesa de Bar

No sábado 26 de fevereiro, a vereadora Jussara prestigiou o evento “Mesa de Bar” que acontecia tradicionalmente no Calçadão e neste ano ocorreu no Coreto Municipal da Praça Silveira Martins. Aproveitou para curtir a boa música e conversar com a comunidade do carnaval que também prestigiava o evento.

Jussara é convidada para Jurada do “Carnaval dos 200 Anos”

Ao retornar das férias a Vereadora Jussara Carpes foi procurada pela Comissão de Carnaval dos Blocos Carnavalescos, que formalizou-lhe convite para ser Jurada no quesito “evolução” no seu desfile. Pelo terceiro ano consecutivo desde que deixou a Secretaria de Cultura, a Vereadora é honrada com o convite dos carnavalescos, certamente pela relação construtiva e respeitosa estabelecida quando gestora na Secretaria de Cultura.

Gravações do “Tempo e o Vento” poderão se realizar em Bagé

A Vereadora Jussara Carpes, atendendo pedido do secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, acompanhou no dia 20 de janeiro o diretor da Panda Filmes, Beto Rodrigues, a diversos locais em Bagé buscando o melhor cenário a ser apresentado ao diretor de TV e Cineasta Jayme Monjardim, para rodagem do filme “O TEMPO E O VENTO”. Beto é um dos produtores do filme.
A versão de Monjardim para a obra de Érico Veríssimo ainda não tem previsão para início das filmagens, mas as movimentações e articulações ocorrem desde o ano passado, e em janeiro Beto e Jussara visitaram e fotografaram áreas onde poderá ser construída a cidade cenográfica, que reproduzirá a localidade de Santa Fé, onde se desenvolve a maior parte da história. “A idéia é, posteriormente, permanecer montado o cenário para ser explorado do ponto de vista turístico e cultural”, garantiu o diretor. O longa metragem será baseado na obra O Continente, da trilogia com livros “O Arquipélago” e “O Retrato”. A produção deverá chegar aos cinemas na metade de 2012, e à televisão no formato de minissérie, no final do próximo ano. Nomes como Thiago Lacerda, Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira Filho estão cotados para o elenco. Lacerda e Meira Filho já estiveram em Bagé quando das gravações da minissérie “Casa das Sete Mulheres”, que também contou com a coordenação de Jussara à época chefe de Gabinete de Mainardi e retornaram para desfilarem durante as celebrações de 20 de setembro com o então prefeito Mainardi.

Vereadora encaminha solicitação da comunidade

Jussara e Omar Porcellis

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Filiação ao PT

Cleonice Feijó, Vera Ávila e Maria Elisabete
Jussara Carpes abona a filiação de Vera Ávila

Vereadora Jussara filia ao PT a Presidente da Escola de Samba Aliança

Jussara Carpes e as apoiadoras de seu Mandato, Cleonice Feijó e Maria Elisabete Rosa estiveram na casa de Vera Ávila para efetivar a filiação solicitada pela Dirigente da Escola de Samba Aliança. A corrente interna do PT que a Vereadora milita, esta filiando apoiadores que no período da eleição se aproximam e desejam partilhar da agremiação partidaria.