quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Manifestantes abraçam prédio histórico que estava sendo demolido na área central da cidade


Jussara durante a manifestação




Manifestantes realizando o abraço simbólico no prédio

Os manifestantes abraçando o entorno do prédio


Cerca de 30 manifestantes, aos sons de “Demolir Não” e “Viva o patrimônio”, abraçaram de forma simbólica um prédio histórico de Bagé, localizado na esquina entre a avenida Presidente Vargas e a rua Marechal Floriano. A fachada deste prédio estava sendo demolida. A vereadora Jussara Carpes, juntamente com vários integrantes do segmento cultural da cidade, participou desta atividade. O ato aconteceu por volta de 15h e se estendeu até as 16h.
A vereadora ligou para o secretário municipal de Habitação, Luiz Augusto Nadal, informando sobre o que estava ocorrendo. O secretário disse que a obra não estava liberada legalmente. Há alguns meses atrás a edil já havia denunciado a demolição de aproximadamente 18 prédios históricos situados no centro da Rainha da Fronteira. Jussara pensa que deve haver uma maior conscientização na sociedade sobre este tema. “Deve haver uma educação patrimonial. As pessoas têm que conviverem com a modernidade e com os prédios históricos”, argumentou.

Promotora vai ao local


A parlamentar ligou para a promotora Luciana Casarotto e explicou o que estava acontecendo. Em alguns minutos a promotora já estava no local. Dentro do prédio, Luciana conversou com os manifestantes. Ela irá entrar, ainda hoje, com um pedido ao juiz para suspender a obra, baseado em relatos referentes à importância histórica do prédio. Casarotto disse ainda que o Ministério Público (MP) irá intensificar a fiscalização na cidade para que casos com este não se repitam. A vereadora Jussara, juntamente com quatro personalidades ligadas ao setor cultural, foi ao MP relatar um pouco da história desta edificação, que já abrigou a Escola de Artes Odessa Macedo e a 2ª Delegacia de Polícia.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CFO analisa projetos

A Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas (CFO), composta pelos vereadores Jussara Carpes, Silvio Machado e Divaldo Lara, reuni-se hoje para apreciar os 23 projetos que serão votados, em caráter extraordinário, amanhã (22), a partir das 10h15min.

Homenagem natalina

A vereadora Jussara Carpes, durante a última sessão ordinária ocorrida ontem (20), presenteou vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores com pane tones, contendo decorações natalinas.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eleita a nova Mesa Diretora

Jussara, juntamente com os outros vereadores, pretende trabalhar bastante para realizar uma ótima gestão a frente do Legislativo bageense


A nova Mesa Diretora, que irá conduzir o Legislativo bageense nos próximos dois anos (2011/2012), foi eleita durante a sessão ordinária de ontem (20). A chapa única, composta pelos vereadores Silvio Machado (presidente), Jussara Carpes (vice-presidente) e Divaldo Lara (secretário), foi eleita por oito votos a zero. Os vereadores Rubens Salazar, Ivan Casartelli e Sonia Leite não compareceram nesta sessão devido a outros compromissos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jussara Carpes na nova Mesa Diretora da Câmara

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu-se na semana passada e definiu, entre outros temas, o nome da vereadora Jussara Carpes para concorrer ao cargo de vice-presidente do Legislativo bageense. A chapa é composta ainda pelo vereador Silvio Machado, que concorre a presidente e o vereador Divaldo Lara, que concorre ao cargo de secretário. A eleição da nova Mesa Diretora acontece na próxima segunda-feira (20).

Vereadora prestigia lançamento de Filme sobre Danúbio Gonçalves

Danúbio Gançalves e Jussara Carpes


Em novembro passado, a vereadora Jussara Carpes prestigiou o lançamento do filme que retrata a vida do artista plástico bageense, Danúbio Gonçalves, ocorrido no Centro Cultural Auxiliadora. Esta produção é resultado de uma parceria entre Danúbio Gonçalves e o diretor de cinema Henrique de Freitas Lima.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vereadora prestigia a abertura oficial da Unacon

A vereadora Jussara Carpes participou do momento histórico em que ocorreu a abertura oficial da Unidade de Alta Complexidade e Oncologia de Bagé (Unacon), no final da manhã de sexta-feira (10), após 12 anos de lutas e espera. Esta atividade aconteceu na sede onde já está funcionando o tratamento de câncer na cidade.
Diversas autoridades representando os mais variados segmentos da sociedade prestigiaram o evento. Entre estas estava à mãe do jovem Marcos Mattos, que dá nome a um grupo de apoio a pessoas com câncer, Marcelina Mattos. Ela mostrava recortes de jornais desde 2001, com todas as histórias e as notícias relativas ao tema. No final, um abaixo-assinado com cerca de três mil assinaturas para que o centro de tratamento leve o nome do jovem, em retribuição à luta dos pais, Marcelina e Ivar Mattos, para que a oncologia viesse para a cidade.
Um dos discursos mais aplaudidos foi o do radialista Edgar Muza, apontado como um dos idealizadores do projeto, que lembrou a trajetória para a conquista do centro, desde as primeiras tratativas, em 1997.
O provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Vargas ressaltou a importância da Unacon para o atendimento de enfermos nos outros municípios da região. Ele também declarou esperar que em um curto espaço de tempo seja inaugurado o serviço de radioterapia na referida unidade.
A atividade também contou com a presença da secretária estadual de Educação, Arita Bergmann. A cerimônia foi finalizada com a entrega do abaixo-assinado feito por Marcelina, um momento de muita emoção.

Homenagem a Marcos Mattos
Na manhã de hoje (13) a vereadora Jussara Carpes, juntamente com os vereadores Silvio Machado, Adriana Lara e Divaldo Lara, protocolou um Projeto de Lei (PL) que denomina de Marcos Mattos a Unidade de Alta Complexidade e Oncologia de Bagé (Unacon).

Audiência Pública discute a pesquisa agropecuária

A vereadora Jussara Carpes, entendendo a importância do setor agropecuário para Bagé e região prestigiou, na manhã de sexta-feira (10), a Audiência Pública promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa Pecuária Sul) denominada de “Embrapa Pecuária Sul: Contribuições e Perspectivas para a Pesquisa Agropecuária”, realizada na sede da instituição em Bagé.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Festival de Balé do IMBA

Na noite de sábado (04), a vereadora Jussara Carpes, acompanhada de seu esposo, o ex-vereador Delvo Oliveira, e de sua filha Luiza, prestigiou o Festival de Balé do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA). O evento, que ocorreu no Centro Cultural Auxiliadora, contou com ótima participação da população bageense.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bagé perde uma grande artista

Jussara entregando a homenagem à poeta, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em março deste ano



Faleceu na tarde de ontem (30), no Hospital Militar de Porto Alegre, aos 93 anos, a escritora, poeta e patronesse da 13ª edição da Feira do Livro, Sara Ramirez Vicencio, por falência múltipla dos órgãos. Desde ontem, o corpo da artista é velado no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Hoje, às 14h, segue para a cidade de São Leopoldo, onde será cremado.

Reconhecimento

A vereadora Jussara Carpes homenageou a poeta pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Esta atividade ocorreu no início de março deste ano, no Plenário Lígia Almeida, na Câmara de Vereadores de Bagé. Em agosto deste ano, a parlamentar protocolou Projeto de Lei (PL) dando o título de Cidadã Bageense à poeta. Jussara, que está na capital gaúcha tratando de assuntos referentes ao seu mandato, participou do velório da artista. A edil considerou o falecimento de Sara Ramires Vicencio uma enorme perda para a cultura e para a sociedade bageense.

Histórico

Sara Ramirez Vicencio nasceu em Santana do Livramento. Aos cinco anos foi para Rivera, no Uruguai, onde estudou desenho, corte e costura na Escola Industrial de Montevidéu. Poetisa por vocação e opção, adotou Bagé. Entre os destaques de sua atuação como profissional está a participação no grupo de Poetas Cultura Sul. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Pegadas” e o CD “Senhoras”.Logo que veio morar em Bagé, residiu com o marido e os filhos no bairro Estrela D’alva, onde distribuía produtos homeopáticos para a vizinhança menos favorecida, ao mesmo tempo em que produzia poemas, que estiveram nas páginas de diversos jornais da região, principalmente do extinto Correio do Sul. Lançou seu primeiro livro em 1999, sob o título “Pegadas” - uma coletânea de seus poemas publicados nos jornais. Envolveu-se nas atividades do grupo Cultura Sul. Com isso, seu trabalho ganhou mais visibilidade. Sara Ramirez Vicencio foi eleita com 26, dos 59 votos depositados em uma urna no SESC, na eleição que a consagrou patrona desta edição da Feira do Livro.