sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Parlamentar é convidada à palestrar sobre patrimônio cultural em Belém do Pará

A Vereadora Jussara Carpes, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural, foi convidada pela Universidade Federal do Pará para palestrar na II Reunião Internacional do Fórum Landi, dia 26 de novembro, em Belém do Pará, na mesa redonda “Gestão de Patrimônio”, expondo sua experiência para um grupo de trabalho envolvido com pesquisa e ações culturais. O evento acontecerá após o VIII Colóquio Luso Brasileiro de Historia da Arte, que acontecerá no período de 22 a 25 de novembro.
A II Reunião Internacional do Fórum Landi terá como tema central “Belém como Patrimônio da Humanidade: Uma Idéia” com objetivo de implantar reflexões que induzam a sociedade e instituições a aderirem este pensamento, mobilizando e criando mecanismos para sua concretização.

Vereadora é convidada à palestrar em Alegrete

A vereadora Jussara Carpes foi convidada para palestrar, no próximo dia 22 de outubro, no Salão de Atos General Alcy Cheuiche (prédio central da URCAMP - Alegrete), na JORNADA CULTURAL REGIONAL, com o tema DIÁLOGO ENTRE ARTE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIAS. A temática da palestra da parlamentar será “A Preservação do Patrimônio Material, como Valor Perenizante das Memórias”. Esta atividade servirá para marcar os 179 de emancipação político-administrativa de Alegrete e os 25 anos do Museu deste município. Esta é uma promoção do Urcamp Campus de Alegrete, Coordenadoria de Cultura desta unidade acadêmica, em conjunto com a VI Região Museológica.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Técnicos do BNDES vistoriaram prédios históricos de Bagé

Na tarde de quinta-feira, 23 de setembro, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) visitaram dois prédios históricos de Bagé. No início da tarde, por volta de 14h30min, a arquiteta Viviane Souza Valle Cardoso e o economista Job Rodrigues, reuniram-se na Sala Verde da Estação de Tratamento de Água (ETA) com integrantes da Associação dos Amigos do IMBA (AMIMBA), que é a proponente do projeto de restauro da Hidráulica, da Prefeitura de Bagé, da Empresa Sistema Engenharia, que é a empresa executora do restauro e os autores do projeto. Após a reunião de trabalho, visitaram a Catedral de São Sebastião, onde foram recepcionados pelo Bispo Dom Gilio Felício, Padre Carlini, o arquiteto e autor do projeto de restauro da Catedral, Willian Pavão, além de vários integrantes da paróquia. Os técnicos conheceram as dependências da Catedral de São Sebastião, o orçamento e o projeto de restauro. No meio deste ano o Ministério da Cultura autorizou a captação de mais de R$ 2 milhões para a realização da obra. A AMIMBA, proponente do restauro e a Catedral, proprietária do prédio, pretendem enviar a documentação solicitada pelos técnicos do BNDES até meados de outubro, onde esta será submetida à avaliação do comitê do banco.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010


Jussara, acompanhada de sua filha Luiza, fez questão de cumprir com suas obrigações de cidadã

A vereadora Jussara Carpes, mesmo enfrentando rigoroso tratamento em Porto Alegre, veio à Bagé cumprir com as suas obrigações de cidadã e votar nestas eleições de 2010. A parlamentar, que está licenciada da Câmara de Vereadores de Bagé por 30 dias, devido a realização do tratamento, está ansiosa para retornar as atividades legislativas.