sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reunião preparatória

Integrantes das partes envolvidas no projeto de restauração da Hidraulica durante a reunião
No início da tarde de quinta-feira (22), na Sala Verde da Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB), aconteceu reunião entre técnicos integrantes do DAEB da Prefeitura de Bagé, da Associação dos Amigos do IMBA - AMIMBA, da empresa executora da obra de restauro da Hidráulica, Sistema Engenharia, e dos fiscais da obra. Este encontro objetivou a realização de algumas adequações no projeto e preparação para a visita dos técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) que, no próximo dia 29, às 14 horas, visitarão a Hidráulica e posteriormente a Catedral de São Sebastião.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exposição de rádios antigos

Rádios antigos atrairam a atenção dos populares que prestigiaram a sessão solene
A vereadora Jussara Carpes sugeriu ao Memorial da Câmara a realização de uma exposição de rádios antigos. A assessora do setor, Carmen Costa, organizou a exposição que contou com a colaboração do colecionador e vice-diretor do Presídio Regional de Bagé, Marcos Eduardo da Silva, do Brique A Múmia da Presidente Vargas e da Casa do Artesanato. Dia 21 de setembro, comemorou-se o dia do Radialista e para celebrar esta data, a Câmara de Vereadores de Bagé homenageou o radialista Mário Teixeira Codevilla com o Título de Cidadão Bajeense, proposição da vereadora Cármen (PT). O Plenário Ligia Almeida estava ambientado, retratando a radiodifusão que foi de extrema importância para o pleno exercício da democracia no Brasil. Através do rádio, a comunicação massiva teve seu início no país. É por sua importância e por sua história que a vereadora Jussara Carpes homenageou o Dia do Radialista, entregando cartão aos profissionais que exercem esta belíssima profissão.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mérito Farroupilha

Pelegos e tapetes de coro de vaca também embelezam o Plenário Lígia Almeida





Alguns dos banners que estão ornamentando a Câmara de Vereadores de Bagé







Manequins vestidos a caráter no saguão de entrada do Legislativo bageense



Ás 19hs do dia 16/09, no Plenário Lígia Almeida, aconteceu sessão solene para a entrega do Mérito Farroupilha. Esta atividade foi uma proposição do vereador Silvio Machado. Além do proponente, foram homenageados os tradicionalistas Erci Rodrigues e Milena Abott. O Setor de Memorial da Câmara de Vereadores de Bagé, que foi criado em agosto do ano passado, através de uma proposição da vereadora Jussara Carpes, foi responsável pela ornamentação da câmara para esta atividade e para a Semana Farroupilha como um todo. Vários banners, manequins vestidos a caráter, pelegos, tapetes de coro de vaca, ponchos, entre outros objetos estão enfeitando o Legislativo bageense.


Exposição itinerante


A exposição itinerante com banners alusivos aos patrimônios edificados de Bagé, que também é uma atividade do Setor de Memorial da Câmara de Vereadores, segue embelezando outras instituições. Atualmente tais banners estão sendo expostos no Aeroporto Comandante Kremmer, no Hotel Fenícia, no Hotel Pizzarro, no Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Proposição da Vereadora atendida pelo Secretário do Trabalho e Assistência Social


Vereadores atentos a explanação do secretário Omar Ghani



Por proposição da Vereadora JUSSARA CARPES, após a sessão ordinária de 13 de setembro, o secretário de Trabalho e Assistência Social Omar Ghani, compareceu ao Legislativo bageense para relatar as atividades que está desenvolvendo na sua pasta. Na audiência, que durou aproximadamente uma hora, Omar respondeu questionamentos feitos por vereadores referentes aos projetos sociais da secretaria. Jussara não compareceu a audiência, pois está licenciada por 14 dias devido a tratamento de saúde.

Técnicos do BNDES visitarão a Catedral de São Sebastião

Nos próximos dias a Catedral de São Sebastião será visitada pelos técnicos do BNDES
A direção do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) informou o ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, de que uma comitiva, representada por técnicos da instituição estará em Bagé nos próximos dias para realizar uma vistoria na Catedral de São Sebastião. A visita decorre de contatos que vinham sendo feitos por Mainardi e pela Vereadora Jussara Carpes, pois ambos, juntamente com o Bispo Dom Gílio Felício, há alguns meses, foram à sede do BNDES, no Rio de Janeiro, articular recursos na ordem de aproximadamente R$ 2 milhões para o restauro da Catedral de São Sebastião. Jussara, enquanto secretária de Cultura, restaurou prédios históricos de Bagé, o que resultou em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. O procedimento é necessário para a elaboração de uma nota técnica que orientará a direção do BNDES na tomada de decisão sobre a liberação dos recursos necessários.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aprovado projeto que denomina o saguão do Centro Administrativo

Desenhos de Átila Sá Siqueira, que referendam a vida do gaúcho, embelezam o saguão do Centro Administrativo de Bagé



Na sessão ordinária de ontem, dia nove de setembro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL), de autoria da vereadora Jussara Carpes, que denomina de Espaço Cultura Atila Sá Siqueira o saguão do Centro Administrativo.

domingo, 5 de setembro de 2010

Jussara fala sobre o Poder Legislativo para alunos da 4ª série do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

A parlamentar ao lado das professoras



A servidora Carmem Costa respondendo questionamentos feitos pelos alunos


Jussara no início de sua explanação





Na tarde de 02 de setembro, a partir das 16h30min, no Colégio Auxiliadora, a convite da instituição a Vereadora Jussara Carpes explanou sobre o Poder Legislativo para cerca de 80 alunos da 4ª série.
Durante uma hora, Jussara explicou a estrutura, o funcionamento e a história da Câmara de Vereadores de Bagé. A parlamentar também apresentou o site da câmara e alguns de seus instrumentos – Portal da Transparência, blogs dos Vereadores, exemplos de como se elaboram projetos. “Isso é uma forma da gente promover a cidadania. Por que vocês (alunos), amanhã ou depois, poderão ser vereadores, deputados, governadores ou presidentes. O político é um reflexo da sociedade”, argumentou a edil. A servidora pública do Legislativo bageense, Carmem Costa, que é responsável pelo Setor de Memorial da câmara, também falou um pouco sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores de Bagé. Logo após, Jussara e Carmem responderam as perguntas dos alunos. Ao final da atividade, os alunos entregaram flor à Vereadora como forma de agradecimento.