terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CPI é instalada

Na última sessão ordinária, ocorrida segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o plenário acolheu solicitação da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), feita e protocolada na tarde do dia 18 deste mês, onde os edis da sigla requereram a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as denúncias feitas pelo ex-chefe de gabinete do vereador Gustavo Morais, Ciro Gatto Umpierre, contra este edil. Esta comissão ficou composta pelas vereadoras Aura Stella Centeno Pereira (PT), Carmem Vargas (PT) e Cláudia Souza (PR).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Abertura de valas no bairro São Domingos

Na manhã de ontem, dia 22 de fevereiro, a vereadora Jussara Carpes protocolou requerimento solicitando, a Prefeitura de Bagé, a abertura de valas para escoamento d’água na rua Profeta Ferreira Nunes, entre as ruas n°. 352 e nº. 353, localizada no bairro São Domingos. Tal solicitação se justifica devido ao fato de que quando foi feito o patrolamento desta via, as valas foram fechadas, não permitindo o escoamento da água decorrente das chuvas.

Vereadora reitera solicitações

A vereadora Jussara Carpes, na manhã de ontem, dia 22 de fevereiro, protocolou requerimento reiterando, ao Poder Executivo Municipal, o atendimento de necessidades estruturais no bairro Lauro da Silva Tavares, conhecido popularmente como Cicade. No final do Ano passado, Jussara havia realizado tal solicitação à prefeitura, mas até agora tais requisições não foram atendidas.

Confira as solicitações:

- Limpeza e manutenção da Praça;
- Limpeza, manutenção e contenção na rua 01, recentemente aberta;
- Colocação de abrigos nas paradas de ônibus;
- Sinalização e colocação de redutores de velocidade nas proximidades da Escola Martinho Saraiva;
- Colocação de tampas de bueiros nas ruas Afonso Garrastazu e Jerônimo Coelho, bem como a limpeza dos mesmos;
- Pavimentação das ruas anteriormente referidas.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bancada do PT requer instalação de CPI para investigar as denúncias contra Gustavo Morais

Na tarde de quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu para tirar uma posição sobre a instalação ou não de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias feitas pelo ex-chefe de gabinete do vereador Luis Gustavo Morais, Ciro Gatto Umpierri. Tais denúncias, que foram protocoladas na Câmara de Vereadores no início deste ano, apontam supostas irregularidades cometidas pelo edil, como divisão de salários de sua assessoria, forjar provas, entre outras. Logo após esta reunião, a bancada do PT protocolou na Câmara requerimento solicitando a instalação de uma CPI para investigar as referidas denúncias.

A primeira sessão ordinária de 2010
Na primeira sessão ordinária deste ano, ocorrida na noite desta mesma data, a pauta foi à instalação de uma Comissão Processual de Inquérito, solicitada por Ciro. A comissão processual poderia, se as referidas denúncias fossem confirmadas, em um curto período caçar o mandato do vereador acusado. Devido ao fato do denunciante não ter, no momento em que protocolou a denúncia, anexado documentos que comprovem o que sustenta, o plenário, por unanimidade, não acolheu este pedido. A bancada do PT, de uma forma justa e responsável, pensa que a Comissão Parlamentar de Inquérito, onde haverá um período de 90 dias para a produção de provas e para a defesa do acusado, seja o mais correto a ser realizado neste momento. Jussara, em sua explanação na tribuna, defendeu a instalação da CPI. “Esta casa não pode levar a pecha de não esclarecer a sociedade tal situação. Esta casa tem o dever de oportunizar o esclarecimento a ambas as partes”. A vereadora disse que não deseja fazer política de uma forma descompromissada. “Eu não quero fazer política e não ter compromisso com a população que me elegeu”, encerrou a parlamentar. Na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, será votado pelos vereadores a instalação ou não de tal CPI.

Jussara é jurada no desfile dos blocos burlescos

Jussara atuando como jurada na primeira noite de desfiles
A vereadora Jussara Carpes, em mais um ano consecutivo, foi convidada para participar do corpo de jurados que avaliou os desfiles dos blocos burlescos. Este convite se legitima devido à atuação e o compromisso que a vereadora tem para com o segmento carnavalesco. Tais desfiles iniciaram na primeira noite de carnaval – sábado, dia 13 deste mês. Devido as fortes chuvas, que foram constantes na Rainha da Fronteira durante este período, estes desfiles foram transferidos para os dias 19 e 20. Na noite de sexta-feira, dia 19, desfilaram várias agremiações burlescas. Já no sábado, dia 20 de fevereiro, passaram pelo sambódromo blocos burlescos e carnavalescos. Hoje, dia 21, desfilarão somente os blocos carnavalescos. O carnaval de Bagé deste ano chegará ao seu final somente no próximo sábado, dia 27, quando as escolas de samba se apresentarão aos jurados e ao público bageense.

Escolha da Rainha do Carnaval do Rio Grande do Sul

Jussara atenta aos desfiles das candidatas


Na noite de sexta-feira, dia 12 de fevereiro, o Clube Comercial foi palco da 33ª edição da escolha da Rainha do Carnaval do Estado 2010, evento este promovido pela Muza Publicidade e Eventos. A vereadora Jussara Carpes participou do júri que avaliou as candidatas e os candidatos. O Clube Comercial estava lotado. Várias entidades, de todo o Rio Grande do Sul, estavam representadas neste evento. Participaram do concurso, representantes das cidades de Aceguá, Bagé, Caçapava, Candiota, Cerrito, Dom Pedrito, Itaara, Pedro Osório, Restinga Seca, Santa do Livramento, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. A festa contou com a presença dos Reis Momo Lindomar Castaman e Rafael Pereira, de Candiota, Jaime Valmor Campos Jr., de Caçapava do Sul, Gianlene Perlim, de Itaara, Antonio Lima, de Dom Pedrito, Ricardo Suarez, de Santana do Livramento, Vagner Farias, de Pedro Osório, e os recepcionistas da festa, o Rei Momo Infantil de Bagé, Bruno Fagundes e o Adulto Flávio Júnior. As torcidas fizeram a maior festa. Jussara elogiou a qualidade do evento e a beleza das candidatas.

Confira o resultado

Categoria Mirim

Rainha: Gisele Miranda Cimirro (Bagé)

Princesa: Ana Luiza Gomes Moraes (Santa Maria)


Categoria Infantil

Rainha: Maryan Ferreira Pires (Dom Pedrito)

Princesa: Alexia de Oliveira Barreto (Candiota)


Categoria Adulta

Rainha: Lidiane Amarente Lucas (Santo Ângelo)

Princesa: Sonia Caroline Munhoz Guazina (Santa Maria)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Jussara requer melhorias no bairro São Judas Tadeu

Na manhã de ontem, dia 11 de fevereiro, a vereadora e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Jussara Carpes, protocolou dois requerimentos solicitando melhorias no bairro São Judas Tadeu. A primeira solicitação foi o patrolamento da Travessa Engenheiro Lourenço Laorgue, que está em péssimas condições. Conforme alguns moradores desta localidade, quando chove os motoristas encontram enormes dificuldades em trafegar por esta via. O segundo requerimento refere-se à limpeza de um terreno localizado na esquina entre a avenida José do Patrocínio e a Travessa Engenheiro Lourenço Laorgue. Na noite anterior a esta data (10/02), a assessoria da vereadora este nesta comunidade conferindo os referidos problemas.

Audiência Pública debate a viabilidade de implantação do Estacionamento Rotativo em Bagé

Jussara no momento de sua explanação
A mobilidade urbana foi debatida no início da noite de terça-feira, dia nove de fevereiro. Nesta oportunidade, nas dependências do Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, aconteceu uma Audiência Pública que discutiu a implantação de um Estacionamento Rotativo Misto na área central de Bagé. O Poder executivo foi o proponente deste evento. A vereadora Jussara Carpes participou desta audiência pública.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito de Bagé, Luis Eduardo dos Santos, pela presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Adriana Lara, pelo secretário municipal de Transporte e Circulação, Eduardo Mendes, além de representantes da Ordem Bageense dos Advogados (OAB), do Conselho Bageense da Mulher Empresária (Cobame), do Sindicato dos Comerciantes e Varejistas de Bagé (Sindilojas), da Associação de Jovens Empresários (AJE), do Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e da Associação Comercial e Industrial Bageense (Aciba).
A presidente do Legislativo bageense, vereadora Adriana Lara, foi a primeira integrante da mesa a fazer uso da palavra. Em sua explanação, Adriana ressaltou a iniciativa de Jussara, em março de 2009, ter proposto o Projeto de Lei (PL) que trata sobre a implantação do Estacionamento Rotativo Pago na Rainha da Fronteira. “É uma referência que eu quero fazer a vossa pessoa (Jussara) por levantar um debate de tamanha importância”, manifestou-se a parlamentar.
O prefeito Luis Eduardo dos Santos acredita que o Estacionamento Rotativo é um tema muito amadurecido em Bagé. Ele pensa que a população, em sua grande maioria, manifesta o desejo de que este sistema seja implantado na cidade. Logo após as explanações de alguns integrantes da mesa, o secretário Eduardo Mendes apresentou dados referentes ao trânsito, a malha viária de Bagé, o projeto do Estacionamento Rotativo Misto e exemplos deste sistema implantados em outras cidades do Rio Grande do Sul. Logo após a apresentação, foi oportunizado a platéia realizar questionamentos e sugestões. Jussara fez uso da palavra. A vereadora, que manifestou ter ficado muito feliz pelo fato do Poder Executivo Municipal ter acolhido o projeto que trata da implantação deste sistema na Rainha da Fronteira elaborado pela parlamentar e protocolado na Câmara em março do ano passado. “Fico muito feliz pela prefeitura ter acolhido este projeto que trata um tema que é tão caro para os bageenses e por oportunizar o debate com a sociedade”, declarou. A edil declarou que desde janeiro de 2009 vem discutindo com a sociedade bageense sobre este tema. Ela também abordou o Projeto Cidade Limpa. “Queremos que Bagé, em seus 200 anos, possa mostrar as belezas de seus patrimônios”, deseja.

Escolha da Corte do Carnaval 2010

Animação na passarela marcou a escolha da Corte do Carnaval 2010
A vereadora Jussara Carpes participou, na noite de sábado, dia seis de fevereiro, no Centro Cultural Auxiliadora, da escolha da Corte do Carnaval de 2010. O evento foi promovido pela Prefeitura de Bagé. A competição contou com 47 concorrentes divididos em várias categorias – Rainha da 3ª Idade, Rainha Mirim, Rainha Infantil, Rainha Adulta, Rainha Drag Queen, Rei Momo Infantil e Rei Momo Adulto. A Liga Bageense de Escolas de Samba (Libes) e a Associação Bageense de Entidades Carnavalescas (ABEC) apoiaram este evento. A animação tomou conta de todos que prestigiaram tal escolha, mas as candidatas e suas respectivas torcidas deram show de empolgação. A vereadora Jussara, que também estava muito animada, além de conversar com vários integrantes do segmento carnavalesco da Rainha da Fronteira e populares em geral, concedeu entrevista à Rádio Cultura. Nesta ocasião, a parlamentar posicionou-se sobre a gestão da Cultura no município, o carnaval deste ano, entre outros assuntos.

Confira os resultados

Categoria 3ª idade

Rainha: Mariana Castelo Gonçalves, 66 anos, Bloco Damas de Primeira
Princesa: Wanda sauri da Rosa, 89 anos, Escola de samba Bairro Bonito

Categoria Mirim

Rainha: Cristiele Soares Salcedo, nove anos, Bloco carnavalesco Quem ri de nós tem paixão
Princesa: Gisele Miranda Cimirro, cinco anos, Escola de Samba Aliança

Categoria Infantil

Rainha: Caroline Fagundes Nogueira, 14 anos, Bloco carnavalesco Acadêmicos Alcides Almeida
Princesa: Bruna Thalya Fagundes Morales, 12 anos, Escola de Samba Águia da BX

Categoria Adulto

Rainha: Aline dos Santos Pinto, 24 anos, Ateliê Paetê Dourado
Princesa: Diuliane Soares Coutinho, 21 anos, Stangucha

Categoria Drag Queen

Rainha: Pal Léty Bittencourt, 27 anos, Sociedade Cultural e Recreativa Doce União
Princesa: Fabian Vicent (Cláudia Mansur), 32 anos, Quem ri de nós tem paixão

Rei Momo Infantil
José Maurício das Chagas Jr. (Juninho), sete anos, Ateliê Paetê Dourado

Rei Momo Adulto

Flavio Morales Jr., 20 anos, Escola de samba Aliança

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vereadora requer patrolamento em rua localizada na Zona Norte

A vereadora Jussara Carpes, na manhã de ontem, dia cinco de janeiro, requereu reparos no calçamento, próximo à quadra nº. 100, da rua Valter Dias Costa, localizada no bairro São Jorge. Conforme Jussara, esta solicitação se justifica devido ao fato desta localidade ter um trânsito intenso pelo fato de nas proximidades desta, existir uma escola estadual e da referida via ser um dos principais acessos à zona norte da cidade.

Jussara requer patrolamento em quatro ruas do Prado Velho

Na manhã do dia dois de fevereiro, a vereadora Jussara Carpes solicitou, através de requerimento, patrolamento nas ruas 736, 737, 740 e 744, localizadas no bairro Prado Velho. Segundo a parlamentar, esta solicitação se justifica devido às péssimas condições das referidas ruas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Parlamentar protocola quatro requerimentos no início de fevereiro

A vereadora Jussara Carpes protocolou, no início do mês de fevereiro, quatro requerimentos que visam atender demandas de algumas localidades da cidade. No dia dois deste mês, a vereadora solicitou reparos em dois bueiros localizados na rua nº. 741 e um localizado na rua nº. 737, ambas situadas no bairro Prado Velho. Neste mesmo dia, Jussara solicitou o patrolamento em duas ruas localizadas no bairro Ipiranqa – Danton Garrastazu e Menoti Médici. Ainda no dia dois de fevereiro, a edil requereu a limpeza da Praça do Largo do Bradesco, situada em frente a Escola Fundação Bradesco, no centro da cidade. Um dia após a efetuação destas três matérias, dia três de fevereiro, a vereadora solicitou, através de requerimento, uma linha de transporte coletivo municipal para a comunidade da Vila Santa Tereza, popularmente conhecida como “Quebrachinho”. Segundo a vereadora, os moradores desta localidade sofrem muito com a falta deste serviço.