quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comissão realizará homenagem à Aciba

A Comissão de Orçamento, Finanças e Contas, presidida pela vereadora Jussara Carpes e integrada pelos edis Divaldo Lara e Adriana Lara, irá, no dia três de dezembro, prestar homenagem, através de uma Sessão Solene, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), pela passagem dos 111 anos desta entidade.

Hoje acontecerá a 2ª reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural

Na manhã de hoje, dia 26 de novembro, a vereadora Jussara Carpes participará, em Porto Alegre, da 2ª reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural. A vereadora, que preside tal frente, irá mais uma vez coordenar os trabalhos nesta reunião. Este encontro terá início às 10h e irá ocorrer na sala 303 da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Integrando as atividades desta reunião, acontecerá um Seminário de Legislação referente aos Patrimônios Culturais. No período da tarde, ocorrerá uma visitação aos memoriais do Judiciário, do Ministério Público e da Câmara de Vereadores da capital gaúcha.

Comissão efetua emendas nas leis que regem o orçamento e as despesas do município para 2010

Na tarde de segunda-feira, dia 23 de novembro, a Comissão de Orçamento, Finanças e Contas, presidida pela vereadora Jussara Carpes e integrada pelos vereadores Divaldo Lara e Adriana Lara, realizou uma emenda a Lei nº. 127/2009, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2010 e duas emendas na Lei nº. 128/2009, que orça a receita e fixa a despesa do município de Bagé para o exercício de 2010. Em sua primeira emenda, a comissão, através destes vereadores, concedeu reajuste ao auxílio-alimentação dos servidores municipais ativos do Poder Executivo, no valor mínimo da correção dos índices dos tributos municipais. Na segunda emenda, os parlamentares destinaram uma rubrica no valor de R$ 65 mil para a construção de uma ponte na rua Vereador Abílio Ruiz, bairro Castro Alves. Neste local existia um pontilhão que foi danificado com as fortes chuvas e os alagamentos que assolaram Bagé na semana passada. A terceira e última rubrica feita pelos edis, criou o órgão 17 na receita do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB) para o ano de 2010. Esta alteração destina o valor de R$ 150 mil para aquisição de imóveis desapropriados, por parte do Poder Executivo Municipal, para a construção da Barragem Arvorezinha.

Tradição, cantos e um colorido todo especial marcar a Sessão Solene em Comemoração ao Dia Municipal da Religião Umbanda


Jussara pontuou a importância da Umbanda no Brasil e no mundo

Vários centros de Umbanda prestigiaram a Sessão Solene em Comemoração ao Dia Municipal da Religião Umbanda, ocorrida segunda-feira, dia 16 de novembro, a partir das 19h30min, na Câmara de Vereadores de Bagé e que foi uma proposição da vereadora Jussara Carpes. Vestidos a caráter, com seus atabaques e suas moringas, os umbandistas embelezaram ainda mais o Legislativo bageense, pois este já estava belo. Decorado com panos nas cores verde e branco, com atabaques, moringas, miçangas, santos, entre outros símbolos representativos desta belíssima religião oriunda do continente africano, a Câmara recebeu cerca de 200 pessoas que prestigiaram o evento.
Antes de começar a sessão, a Sociedade Espírita Cavalheiros de Ogum Fraternidade São Judas Tadeu cantou alguns pontos em frente ao Legislativo da Rainha da Fronteira. Pontos equivalem a uma reza cantada. A mesa que conduziu as atividades foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Machado, pela vereadora proponente desta Sessão Solene, Jussara Carpes, pelo proponente da lei que instituiu o dia 15 de novembro como Dia Municipal da Religião Umbanda, o ex-vereador José Carlos Ferreira, mais conhecido por Caio, o presidente da Associação Espiritualista e Umbandista de Bagé (AEUB) Carlos Alberto da Silva, pelo presidente da Sociedade Espírita Cavalheiros de Ogum Fraternidade São Judas Tadeu, Hélio Chaves Pereira, pelo diretor de Cultura da AEUB, Veraldo Souza e pelo coordenador de Direitos Humanos de Bagé, Marcio Garcia. Entre uma explanação e outra, feita pelos integrantes da mesa, um grupo formado por dois centros de Bagé cantou um ponto referente a um santo. Quando isso acontecia, todos os presentes levantavam-se e acompanhavam a reza batendo palmas.
Em sua explanação, Jussara realizou um breve resgate histórico da Umbanda, ressaltando as dificuldades sofridas pelos integrantes desta religião e a importância desta em nosso país. “Presente atualmente em 12 países, a Umbanda possui milhões de adeptos em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde surgiu. A Umbanda continua se expandindo. Infelizmente, o preconceito e a intolerância religiosa de alguns setores ainda existem em relação a essas comunidades, o que contribui para que esses números tão expressivos não sejam observados facilmente nas ruas, porque grande número de umbandistas não se identifica como tal, pelo temor da animosidade vivida no passado”, pensa a parlamentar.
Carlos Alberto aprovou a iniciativa da vereadora Jussara Carpes. “Eu acho que é salutar e serve para engrandecer e demonstrar a força que tem a Umbanda. Até por que é no legislativo que são feitas as leis e estas tem reflexo direto na vida das pessoas. Deixamos o agradecimento desde já para a vereadora Jussara. Nós nos sentimos honrados por um representante do legislativo, embora não praticante da Umbanda, demonstrar interesse pela religião”, reconheceu o presidente.
Caio ressaltou a importância desta data. “Este dia não pode cair no esquecimento. Deve ser cultuado todos os dias”, ressaltou o ex-vereador. Veraldo disse que é preciso elevar a Umbanda, para que ela conquiste o respeito que lhe é devido. Falou também da discriminação sofrida por esta religião, inclusive por parte de outras religiões. O diretor de Cultura da AEUB reafirmou que a Umbanda não é uma seita, pois se fosse, segundo ele, não teria tanto tempo de vida e ressaltou que Bagé foi à primeira cidade do país a instituir uma data comemorativa para esta religião e o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a realizar tal ato. Hélio fez um resgate histórico sobre a pratica da Umbanda em Bagé desde o ano de 1958 e relatou as dificuldades sofridas pelos umbandistas, dificuldades estas que se intensificaram com a ditadura militar. “A Umbanda de ontem foi muito sofrida. Não era por vergonha, era por medo”, desabafou.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Jussara protocola requerimento com várias solicitações a Prefeitura de Bagé

Jussara atenta as reivindicações feitas pelos moradores do bairro
Na manhã de ontem, dia 23 de novembro, a vereadora Jussara Carpes protocolou um requerimento solicitando, ao Poder Executivo Municipal, o atendimento das necessidades estruturais que existem no bairro Lauro da Silva Tavares, mais conhecido como bairro Industrial ou Cicade. Nesta matéria, a parlamentar reivindicou a limpeza e manutenção da praça do referido bairro, limpeza, manutenção e contenção na rua 01, colocação de abrigos nas paradas de ônibus, sinalização e colocação de redutores de velocidade nas proximidades da Escola Estadual Martinho Saraiva, colocação de tampas de bueiros nas ruas Afonso Garrastazu e Jerônimo Coelho, bem como a limpeza dos mesmos e a pavimentação das ruas anteriormente citadas.

Visita ao bairro



Atendendo solicitação realizada pela Associação de Moradores do bairro Lauro da Silva Tavares, Jussara, na tarde do dia 17 deste mês, reuniu-se com cerca de 20 moradores desta comunidade, nas dependências da Escola Martinho Saraiva. A vereadora explanou sobre as ações de seu mandato e ouviu atentamente as reivindicações feitas pelos moradores deste bairro. Com um bloco de escrever e uma caneta, a vereadora anotou as solicitações feitas pelos moradores desta comunidade. Tais solicitações resultaram na elaboração deste requerimento, que já foi protocolado e encaminhado ao Poder Executivo Municipal. Desta forma, Jussara crê que irá solucionar as mazelas deste bairro.

Solicitação de melhorias na iluminação pública

No início da noite de segunda-feira, durante a sessão ordinária, dia 16 de novembro, a vereadora Jussara Carpes protocolou requerimento solicitando ao Poder Executivo Municipal reparos na iluminação pública da rua Conde de Porto Alegre, em frente a Catedral de São Sebastião. Segundo a parlamentar, esta solicitação se legitima devido às más condições da iluminação pública neste local e a insegurança que isso gera para a população bageense.

Homenagem a Tarcísio Taborda

A vereadora Jussara Carpes protocolou, na manhã do dia 16 de novembro, Projeto de Resolução que denomina de Tarcísio Antonio da Costa Taborda o Memorial da Câmara de Vereadores de Bagé. O Memorial do Legislativo foi criado em agosto deste ano, através da assinatura de um Termo de Cooperação Científico-Cultural entre as Câmaras de Porto Alegre e de Bagé. Nesta oportunidade, o presidente do Legislativo Porto alegrense, Sebastião Melo, esteve presente assinando este termo de cooperação. Conforme a vereadora proponente deste projeto, esta homenagem é legítima. “Trata-se de uma justa homenagem ao professor Tarcísio Antonio da Costa Taborda, que durante muitos anos exerceu a docência na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e na Faculdade de Direito da Universidade da Região da Campanha, onde foi vice-presidente da Fundação Attila Taborda de Bagé”, argumentou Jussara.

Um pouco do histórico do homenageado

Tarcísio Taborda presidiu a Academia Bageense de Letras, fundou o Museu dom Diogo de Souza, o Museu Patrício Corrêa da Câmara e participou da organização do Museu da Gravura Brasileira. Taborda também foi presidente da Associação Riograndense de Museologia, vice-presidente e delegado eleito do Conselho Regional de Museologia, Diretor de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul, Diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bagé. O professor pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura e ao Conselho Municipal de Cultura de Bagé, além de ser colaborador de revistas especializadas, jornais e ter escrito vários livros.

domingo, 15 de novembro de 2009

Segunda-feira é dia de homenagear a Umbanda no Legislativo bageense

Logo após a sessão ordinária de segunda-feira, dia 16 de novembro, a Câmara de Vereadores de Bagé, através de proposição feita pela vereadora e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Jussara Carpes, realizará Sessão Solene em Comemoração ao Dia Municipal da Religião Umbanda. Além de homenagear esta importante religião, a sessão solene objetiva apresentar a Umbanda de uma forma mais didática para a sociedade bageense. O evento terá a participação de vários centros religiosos, apresentações, entre outras atividades.

Vereadora participa de seminário sobre o Bioma Pampa

No dia 12 de novembro, a vereadora Jussara Carpes, representando duas comissões – Comissão de Agricultura e Pecuária e Comissão Especial do Patrimônio - participou do primeiro dia do Seminário Bioma Pampa, em Jaguarão, promovido pela Biblioteca Pública Municipal deste município.
Este evento, que se estendeu por mais dois dias – 13 e 14 – teve por finalidade discutir políticas que reconheçam a diversidade das espécies nativas como patrimônio público. O encontro contou com o prestígio de autoridades do Estado, representações do Governo Federal e de países vizinhos como Uruguai e Argentina. Tais discussões iniciaram com a apresentação da atuação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN) para a preservação do patrimônio paisagístico brasileiro. Em seguida, foi debatido o tema “Pampa como paisagem cultural”. O ecólogo da Universidade Católica de Pelotas, José Cruz, mediou à discussão sobre a “Diversidade no Bioma Pampa”. A formação social no pampa: ocupação do território e a formação das comunidades rurais, os investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) nas cidades históricas, e o projeto de restauração da ponte Mauá, em Jaguarão, foram alguns dos temas abordados neste seminário.