quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vereadores visitam barragens de Bagé

Na tarde de segunda-feira, dia 22 de junho, a vereadora Jussara Carpes, juntamente com o professor Gesner Carvalho e um grupo de vereadores, visitou as barragens Sanga Rasa, Emergencial e do Piray. Os parlamentares foram ouvir as considerações do professor, que tem se manifestado sobre o assunto relativo à construção da nova barragem e suas implicações, além de ter feito várias criticas a este processo.

Reserva Legal em pauta no legislativo bageense

Jussara acredita que a sociedade deve se ocupar com este tema


Na manhã de sexta-feira, dia 19 de junho, aconteceu, nas dependências da Câmara de Vereadores de Bagé, uma Audiência Pública para discutir sobre a Reserva Legal. A câmara estava praticamente lotada. Este evento foi promovido pela Comissão de Agricultura e Pecuária, composta pelas vereadoras Jussara Carpes, Aura Stella Centeno Pereira e Sonia Leite. A atividade, que se estendeu das 9h30min até as 12h, contou com a participação de entidades ligadas ao segmento agropecuário, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais, entre outros. Jussara, em sua explanação, disse que a sociedade deve se ocupar deste tema e que o meio ambiente tem que ser preservado e os índices da Reserva Legal discutidos.
Nos próximos dias a comissão irá elaborar um documento contemplando as propostas e os questionamentos feitos pelos participantes desta Audiência Pública.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Minha Casa, Minha Vida"

O Plano Habitacional do Governo Federal denominado “Minha Casa, Minha Vida”, lançado no final de março deste ano, pretende construir um milhão de casas para a população que ganha até 10 salários mínimos. O objetivo deste programa é garantir, aos brasileiros e brasileiras que querem ter sua casa própria, condições reais de pagamento. Para tanto, estão previstos investimentos de R$ 34 bilhões. O programa tem uma característica importante: financia desde a compra do terreno até a construção da infra-estrutura de água e esgoto. Dá também condições para que seja instalada eletricidade. A líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Bagé, vereadora Jussara Carpes, prevê que, além de ajudar na redução do déficit habitacional, o "Minha Casa, Minha Vida" vai gerar milhões de empregos em todo o País. "A criação de empregos é fundamental neste momento, para enfrentarmos a crise internacional que causa impacto na nossa economia interna". Jussara foi à vereadora bageense que mais participou das audiências públicas para debater a problemática habitacional em Bagé – das sete audiências ocorridas na zona urbana da cidade, a parlamentar este presente em seis. Isto demonstra o interesse que Jussara dedica para o tema, que é de extrema importância para a vida dos bageenses, gaúchos e brasileiros.

Atenção com os problemas dos bairros

Durante Sessão Ordinária do dia 28 de maio, a vereadora Jussara Carpes solicitou ao Poder Executivo Municipal melhorias do saneamento básico no bairro Menino Deus.Num expediente, a parlamentar requer a colocação de tampa de bueiro na rua Jacinto Ferrer, próximo ao nº 1498. No segundo, Jussara solicitou a colocação de caixa de esgoto na rua José Otávio, em frente ao nº. 1462. A vereadora argumenta que estas duas solicitações se justificam pelos perigos, de diversas naturezas, que a falta destes assessórios expõe a comunidade. A parlamentar fez ainda indicação e sugestão ao secretário de Meio Ambiente, Alexandre Mello, que construa uma praça nesta localidade. O secretário informou que existe um projeto disputando recurso do Pronasci para viabilizar estrutura para tal melhoria. Desta forma, o Governo pode viabilizar este importante equipamento de recreação e espaço de lazer para a comunidade deste bairro.

Outras solicitações feitas por Jussara
- Patrolamento da parte não asfaltada da rua Júlio Miranda, bairro Stand;
- Limpeza de um terreno localizado na rua Túlio Lopes, diagonal a residência nº 535, bairro Parque Marília;
- Colocação de tampa de bueiro na rua 245, em frente ao nº 479, bairro Parque Silveira Martins;
- Patrolamento da rua Antenor Gonçalves Pereira, entre as ruas Maurity e Carlos Poester, bairro São José;

Reuniões com catadores de lixo

Neste mês de maio, dias quatro e 29, a vereadora Jussara Carpes participou de duas reuniões com catadores de lixo de diversas regiões da cidade. O intuito destes encontros é formatar, juntamente com a secretaria de Meio Ambiente, uma maneira que a coleta seletiva, que será implantada em Bagé, não prejudique a atividade dos catadores. O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Mello, juntamente com alguns de seus assessores, participou de um destes encontros, que aconteceram nas dependências da Câmara de Vereadores. O Poder Executivo Municipal tem demonstrado enorme interesse em ampliar estas discussões. Há a possibilidade de ser criada uma cooperativa de catadores de lixo. Jussara pensa que a sociedade deve debater este assunto de uma forma mais consistente. “ Temos que começar a se desafiar e dialogar sobre este assunto”, opina a vereadora. A prefeitura vai seguir reunindo com esta classe, na tentativa de solucionar este empasse que se anuncia.

Evento em alto nível

Na noite de 20 de maio, a vereadora Jussara Carpes assistiu, no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), ao recital do pianista Miguel Proença. Este Gaúcho de renome internacional, que já se apresentara no instituto quando Jussara era secretária de Cultura, está percorrendo o Brasil com o projeto denominado “Piano Brasil”. Este projeto tem por objetivo popularizar a música clássica. Na sessão ordinária do dia 25 de maio, a vereadora registrou na tribuna este acontecimento. Segundo Jussara, o recital consolida o alto nível dos eventos realizados no IMBA.

Apoio aos ex-funcionários da Comercial de Alimentos Piratini

A vereadora e líder da bancada do PT no legislativo municipal, Jussara Carpes, juntamente com o vereador Divaldo Lara, participou, no final da tarde do dia cinco de maio, no plenário da Câmara de Vereadores de Bagé, de uma reunião com 25 ex-funcionários da antiga Comercial de Alimentos Piratini, um abatedor que funcionava nas dependências do antigo Frigorífico de São Domingos. Desde 1996, quando esta empresa decretou falência, cerca de 150 funcionários ficaram sem receber direitos trabalhistas e alguns meses trabalhados. Muitos destes trabalhadores acionaram a justiça contra o abatedouro. Segundo Orlando Menezes Madeira, que desempenhava a função de supervisor do frigorífico, muitos destes processos estão arquivados. Devido à situação de desinformação sobre este processo, Orlando, no início do mês de maio, procurou estes dois parlamentares para que eles ajudassem os trabalhadores a elucidar este caso. Os edis aceitaram o desafio. “Agora nós estamos confiando que a Jussara e o Divaldo possam ajudar a resolver este problema”, declarou confiante Orlando.
Breve histórico do abatedouro
A Comercial de Alimentos Piratini iniciou suas atividades no dia 1º de dezembro de 1992. Quase 11 meses de sua inauguração, dia 21 de outubro de 1993, o estabelecimento fechou suas portas pela primeira vez. Três anos depois disto, dia 26 de novembro de 1996, o abatedouro abriu suas portas novamente. Cerca de dois meses depois encerrou definitivamente suas atividades.
A reunião
Durante a reunião, que durou cerca de uma hora, os funcionários explicaram, de umaforma mais detalhada, a situação aos parlamentares, além de debaterem possíveis soluções. Jussara comentou que tanto ela quanto Divaldo, cultivam uma enorme vontade de ajudar estes trabalhadores. “Nós temos a maior boa vontade de ajudar a resolver este caso. Mas o Poder legislativo tem um limitador. Nós, enquanto representantes deste poder, vamos ajudar o máximo possível”, afirmou a parlamentar. Foi formada uma comissão que, a partir daquele momento, começou pesquisar e encaminhar estas demandas. Esta comissão é composta pelos dois edis, além dos ex-funcionários João Antonio Barbosa Moreira, Adalberto Jardim Melo, Zulamar Rodrigues Moreira e Leonita Oliveira Alves. A próxima reunião possivelmente acontecerá na comunidade de São Domingos, possibilitando maior participação dos trabalhadores. Esta agenda contará com a presença dos dois vereadores que disponibilizaram dois advogados para amparar os trabalhadores. O processo de pesquisa se encontra em andamento.

Comissão sugere alteração no texto do Conselho Municipal de Saúde

A Comissão de Educação, Cultura e Direitos Humanos , na manhã do dia 19 de maio, propôs, ao Poder Executivo Municipal, Emenda Aditiva a Lei Municipal nº3253, de 11 de outubro de 1995, que trata sobre o Conselho Municipal de Saúde .Esta proposição altera a redação do art. 5º, alínea a)ÓRGÃOS PÚBLICOS, incluindo a Secretaria Municipal do Idoso nesta classe – item oito deste texto. Foi acrescentando também na alínea d) USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, o item 16, incluindo a ONG Reluvida neste grupo. Desta forma, se esta matéria for aprovada, tanto secretaria, quanto ONG, serão integrantes deste conselho.

1ª Comseg

Na noite do dia 19 de maio, Bagé viveu um momento histórico, que não repercute somente neste município, mas no Estado e no Brasil. No Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza aconteceu a abertura da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (1ª Comseg). Este evento, que se estendeu até o dia 21, foi promovido pelo Ministério da Justiça. Esta conferência objetiva uma discussão coletiva, no âmbito da segurança pública, feita pela sociedade. Nos outros dois dias de encontro, que ocorreu na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), foram debatidos sete eixos temáticos. Deste debate resultou sete princípios e 21 diretrizes. Estas demandas serão defendidas em uma conferência estadual e outra nacional.A vereadora Jussara Carpes, que já havia participado de plenárias promovidas por alguns deste eixos temáticos, considera o debate sobre segurança pública algo de extrema importância. A parlamentar prestigiou, de forma muito atenta, o evento de abertura desta conferência.A apresentação de um grupo artístico inaugurou o evento. Esta apresentação, que abordou um tema muito delicado enfrentado pela sociedade contemporânea - a dependência química -, chamou muito a atenção dos presentes. Várias personalidades, a nível municipal, estadual e nacional, participaram desta cerimônia de abertura que culminou com as palestras do frei Álvaro Bordignon e da socióloga Virgínia da Rosa.

Caminhada contra o abuso

Durante a manhã do dia 18 de maio, a vereadora e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, Jussara Carpes, juntamente com representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SMTAS) e do Poder Judiciário, participou de uma caminhada pelo centro da cidade, onde foram distribuídos cerca de três mil panfletos e adesivos alusivos a esta data, que marca a Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Jussara também participou, na tarde do dia 22, de uma palestra conduzida pela delegada da Polícia Civil, Eliete Matias Rodrigues. Eliete, que é delegada desde 1999, é representante da Delegacia Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), especialista em violência Doméstica contra Criança e Adolescente e graduanda em Psicologia.Tal evento ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé e teve como proponente a vereadora Adriana Lara. Lara, em sua explanação, elogiou o comprometimento e a dedicação de Jussara no apoio as causas que visam combater a descriminação e violência contra as mulheres, crianças e adolescentes.

Curso sobre função parlamentar

A Comissão de Legislação Participativa, representada pela vereadora Jussara Carpes, se fez presente no curso denominado “O exercício da função de vereador e a atividade parlamentar”, oportunizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Bagé e ministrado pelo diretor do IGAM, André Leandro Barbi de Souza. A atividade, que aconteceu nos períodos da manhã e tarde do dia cinco de maio, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé, foi oferecida aos vereadores, funcionários, assessores, entre outros. Isto demonstra a responsabilidade do Poder Legislativo de qualificar seus quadros e aprofundar temas referentes às ações parlamentares.

Planejando ações do gabinete da deputada federal Emília Fernandes

No dia 23 de maio, a vereadora Jussara Carpes participou, durante todo dia, em Porto Alegre, de uma reunião com integrantes da corrente interna do PT, Unidade na Luta, para debater o plano estratégico que será adotado pelo gabinete da deputada federal Emília Fernandes. O evento contou com a presença de várias lideranças a nível estadual desta corrente.

Mulher guerreira 2009

Na noite de sexta-feira, 15 de maio, a vereadora Jussara Carpes foi uma das 20 homenageadas com o 3º Troféu Mulher Guerreira, premiação esta promovida pelo Clube Grêmio dos Sargentos e Subtenentes da Guarnição de Bagé (GSSGB). Apresentações de uma invernada e um jantar dançante foram oferecidos às homenageadas e seus convidados. Antes da homenagem, houve uma apresentação da invernada Vanguarda do Pago. Logo após a premiação, foi oferecido um jantar e depois deste um baile. Este evento contemplou mulheres dos setores musical, empresarial, educacional, político, entre outros. O presidente do GSSGB, Luiz Tojo Motta, disse que esta homenagem é feita para mulheres que realizam algo de relevante na sociedade bageense. “É o caso da vereadora Jussara que faz muitos gestos bonitos e humanitários sem pedir nada em troca”, exemplificou o presidente. Jussara elogiou a qualidade e organização do evento e declarou estar muito orgulhosa de ter sido uma das homenageadas da edição de 2009 deste troféu.

Audiência Pública debaterá Reserva Legal

A Câmara de Vereadores de Bagé, através da Comissão de Agricultura e Pecuária, que tem como integrantes as vereadoras Jussara Carpes, Aura Stella Centeno Pereira e Sonia Leite, realiza hoje, dia 19 de junho, às 9h, Audiência Pública para debater sobre a Reserva Legal. Esta audiência objetiva esclarecer e apresentar propostas de adequação aos índices impostos pelo Código Florestal. Estarão presentes neste evento vários deputados federais e estaduais integrantes da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Jussara assumiu esta comissão substituindo o vereador Ruben Salazar, que se retirou devido à incompatibilidade de horários.
A Comissão de Agricultura e Pecuária se reúne todas as quartas-feiras, a partir das 9h.

Jussara Carpes preside a Comissão Especial do Bi-Centenário de Bagé

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 15 de junho, foi constituída a Comissão Especial do Bi-Centenário de Bagé. A vereadora Jussara Carpes foi escolhida presidente desta comissão. Os outros integrantes desta são os vereadores Ivan Casartelli e Adriana Lara.
A vereadora Jussara, no início deste ano, foi a propositora, através de requerimento, da criação desta comissão especial
.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Duas solicitações ao Poder Público Municipal

Na manhã do dia 16 de junho, a vereadora Jussara Carpes, solicitou ao Poder Executivo Municipal, através de requerimento, a limpeza de valetas na rua 289, Vila Gaúcha e informações se esta rua estará contemplada no projeto de saneamento básico que se realizará neste bairro.
Jussara também requereu a prefeitura informações referentes às linhas de ônibus e horários das mesmas que se destinam a Zona Norte de Bagé.

Jussara requer sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Religião Umbanda

Na manhã de segunda-feira, dia oito de junho, a vereadora Jussara Carpes, solicitou, ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, a realização de sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Religião Umbanda, festejado no dia 15 de novembro. A data sugerida para a realização desta sessão foi o dia 16 de novembro, que será uma segunda-feira, pois o dia 15 – data da comemoração – cairá em um domingo.